Como conseguir emprego depois dos 40

Como conseguir emprego depois dos 40

Quem já alcançou os 40 anos de idade e está fora do mercado de trabalho à algum tempo pode sentir bastante dificuldade em conseguir emprego. Apesar de existir alguma resistência em contratar profissionais com idades mais avançadas, com a motivação e o empenho certo, a recolocação no mercado de trabalho é uma tarefa possível.

Saiba o que pode fazer para conseguir emprego:

Procure correctamente pelos anúncios de emprego

Responda a anúncios de emprego que especificamente requerem candidatos com anos de experiência e seja mais flexível a trabalhos temporários e a horários menos tradicionais.

 

Divulgue a sua procura por emprego

Aproveite as redes sociais (Facebook e Linkedin), o boca à boca e a sua rede de contactos para informar que procura emprego. Nunca se sabe de onde poderá surgir uma oportunidade e com todos estes meios disponíveis torna-se mais fácil chegar a muitas empresas.

 

Demonstre que a idade é sinónimo de conhecimento e experiência

Anos de experiência, na função a qual se candidata, traduzem-se em maior eficiência e conhecimento prático, tornando a sua candidatura muito mais forte. Mencione que tem uma rede de contactos profissionais que pode ser benéfica para a empresa a que se candidata.

 

Mostre que está aberto a novos conhecimentos e a novas metodologias

Mostre-se disponível para novas formas e conceitos de negócio.  Compreenda que o tempo não pára e está sempre a sofrer desenvolvimentos na sua área de trabalho. Atualize-se e conheça os novos métodos de trabalho.

 

Recicle os seus conhecimentos e adquira novas competências

É importante que esteja a par das novas tecnologias e das aplicações informáticas mais utilizadas. Participe em workshops, inscreva-se em formações, leia livros informativos, etc. Não fique parado (a).

 

Destaque que tem experiência a trabalhar com pessoas de todas as idades

Seja claro e demonstre que não tem qualquer problema em ser gerido por alguém mais jovem. Aproveite e mencione que a sua experiência será uma mais valia para ajudar a ensinar os jovens colegas.

 

Atualize o seu CV

Um dos erros mais frequentes dos candidatos é a falta de atualização dos currículos. Prepare algo bem direcionado, estude a empresa para a qual enviará o CV e mostre que tem todas as competências para preencher a vaga que está em aberto.