Auxiliar de Ação Médica

A formação para Auxiliar de Ação Médica habilita ao desempenho de várias funções em diferentes contextos na área da saúde. Esta versatilidade torna o curso particularmente útil para quem pretende mudar ou progredir a nível profissional.

A atividade de assistente operacional, nomeadamente o Auxiliar de Ação Médica (AAM), necessita de possuir um suporte técnico-profissional que sustente a sua ação junto dos doentes. Porque a evolução social e tecnológica, a aposta na qualidade e o desenvolvimento de cuidados humanizados e personalizados têm como resultante a especialização dos vários profissionais envolvidos no setting hospitalar e de saúde.

É também por isso que existe uma necessidade crescente destes profissionais nas instituições de saúde. Com conhecimentos adequados e atualizados às suas funções.

Assim, a formação torna-se uma condição indispensável e necessária para que as pessoas desempenhem a sua atividade profissional. É a estas necessidades que este curso pretende responder, abrangendo as componentes instrumental, comportamental (nomeadamente os seus aspetos relacionais) e técnica.

Papel dos Auxiliares de Ação Médica

Os auxiliares de ação médica apoiam a prestação de cuidados de saúde, desde a limpeza e higienização de espaços, materiais e vestuário, até ao acompanhamento e transporte de doentes. E são especialmente requisitados em clínicas médicas, lares residenciais, unidades de cuidados continuados e em instituições que prestam apoio domiciliário e ambulatório.

A formação oferece conhecimentos que vão permitir contribuir para o apoio no acompanhamento e alimentação dos utentes. Bem como em atividades de higienização, tanto de vestuário como de equipamentos, utensílios ou espaços. Aliás, hoje mais do que nunca, é essencial estar ciente e cumprir todas as normas de prevenção e controlo sanitário de infeções.

Por outro lado, a formação não se cinge às componentes instrumentais e técnicas do apoio operacional em saúde. A dimensão comportamental e a capacidade de promover a humanização do serviço prestado são aspetos essenciais. Reconhecer as características individuais de cada pessoa, respeitando a fragilidade a nível físico e psicológico das pessoas que são apoiadas, distinguem um profissional bem preparado e com vocação.

Quero saber mais

Quero saber mais…

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Curso que pretendo conhecer melhor

Cidade em que tenho interesse