Gerente de Loja e Gestão Comercial no Retalho

O curso de Gerente de Loja e Gestão Comercial no Retalho tem por objetivo formar especialistas em gestão comercial e vendas. Focada na área da venda a retalho, esta formação desenvolve aptidões para a gestão de equipas, o atendimento ao cliente e as técnicas de venda presencial.

Desta forma, as formandas e os formandos vão aprofundar o planeamento, organização e gestão de lojas, que visa a melhoria do seu desempenho e das empresas. Bem como o aumento da satisfação e fidelização de clientes.

A gestão comercial envolve gerir os recursos essenciais à atividade comercial do negócio. A expansão de redes e de pontos de vendas e a competição pela atenção do cliente tornam cada vez mais importante a valorização dos colaboradores.

Nem todas as organizações possuem profissionais que dominam as técnicas de gestão específicas de cada área. E aquelas que têm as equipas mais bem preparadas são as que conseguem responder melhor às alterações e aos ciclos de mercado.

Crescimento e especialização

O comércio a retalho constitui uma parte muito significativa das empresas que operam em Portugal. Além disso, é uma das principais áreas de crescimento, acima da média da UE.

A função de Gerente de Loja é uma posição que muitos profissionais do setor do retalho ambicionam ocupar. E é uma função essencial na cadeia de gestão, concentrando esforços na eficiência das vendas, no atendimento ao cliente e na logística da atividade comercial. Bem como de outros aspetos e processos administrativos essenciais.

A experiência do dia a dia dos profissionais que trabalham no retalho é essencial na compreensão do negócio. Mas a tomada de decisão como Gerente de Loja e o grau de responsabilidade envolvido exigem conhecimentos aprofundados que vão além da experiência. Além disso, o nível de qualificação é uma garantia de melhores remunerações.

Com esta formação vai aprender, entre outras coisas, a:

  • Saber ler e calcular alguns indicadores de gestão;
  • Conhecer quais as estratégias de gestão de recursos humanos;
  • Saber estabelecer relações produtivas com assertividade;
  • Perceber a importância do atendimento orientado para o cliente;
  • Saber acolher o cliente criando primeiras impressões memoráveis;
  • Planear vendas;
  • Conhecer a importância do marketing no atendimento e na venda presencial;
  • Conhecer e saber aplicar técnicas de argumentação, persuasão e de influência na decisão de compra;
  • Identificar, distinguir e aplicar os conceitos de cross-selling e up-selling;
  • Perceber a importância do contacto no pós-venda para a fidelização do cliente;
  • Desenvolver competências de liderança e gestão de equipas;
  • Conseguir organizar a logística e a distribuição;
  • Conhecer os princípios contabilísticos e efectuar tratamento contabilístico dos principais documentos;
  • Desenvolver pequenos projetos de empreendedorismo;

Formamos profissionais desde 2007.

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