Atualmente, o email é um dos principais meios para enviar candidaturas a vagas de emprego. Esta forma de comunicação e entrega de candidaturas é simples e rápida, mas, para que seja eficiente, deve ser enviado de forma correta.
Cuidados a ter:
- Escolha uma fonte tradicional, como a Times New Roman, Arial ou Book Antiqua. O essencial num CV ou candidatura é o conteúdo e uma fonte demasiado moderna ou artística que pode afetar a leitura.
- Não exagere no tamanho da letra, nem demasiado grande ou pequena. A letra deve ter um tamanho entre 10 ou 12 e deve ter a cor preta automática.
- Apresente-se no corpo do email. Comece por saudar o destinatário, depois apresente-se de forma clara, refira a que vaga se está a candidatar e o porquê de o fazer.
- “Aposte” na simplicidade. Não coloque fundos coloridos ou com desenhos, não esteja sempre a alterar os estilos (negrito, itálicos e sublinhados) e não exagere nos títulos e sub-títulos para que o conteúdo não seja confuso e para que os pontos mais importantes fiquem destacados.
- Escreva em bom português. Verifique se existem erros gramaticais, se as maiúsculas e minúsculas estão bem atribuídas e se a pontuação está bem feita.
- Anexe apenas os documentos essenciais e com títulos esclarecedores. Demasiada informação pode ser incomodativa, ou por ser extensa ou por serem ficheiros pesados.
- Revele as suas principais qualificações, de preferência aquelas que o fazem ser merecedor e interessado para a vaga em questão.
- Termine o email de forma educada e adequada, sem esquecer a indicação correta dos contactos pessoais.