Nutrição e Alimentação Animal

A alimentação animal é um fator essencial da saúde e do bem‑estar dos animais de estimação. Cães e gatos necessitam de uma alimentação equilibrada e de qualidade. Por isso, detetar e avaliar falhas nutricionais, por forma a recomendar a dieta adequada, são um fator de diferenciação profissional para quem trabalha ou pretende trabalhar com animais.

A nutrição animal corresponde ao conjunto de processos pelos quais o organismo do animal digere e assimila os nutrientes contidos nos alimentos. São estes nutrientes que têm um papel essencial no crescimento, na reposição e na reparação dos tecidos corporais.

Qualquer sinal ou sintoma de doença ou de sofrimento que o animal possa apresentar podem indicar falhas ao nível dos alimentos que consome.

Uma alimentação animal equilibrada deve fornecer: fibras, proteínas, hidratos de carbono, vitaminas e minerais em proporções adequadas à digestão. E, caso o alimento seja preparado, é importante o apoio de um especialista para que a dieta corresponda às necessidades.

Os produtos disponíveis no mercado contêm a composição de nutrientes nos rótulos, além de outras indicações importantes. Por isso, conhecer as particularidades de cada espécie permite aos profissionais
uma correta leitura destas tabelas, e orientar o cliente quanto ao tipo e às quantidades diárias de alimento a fornecer, de acordo com a necessidade do animal, decorrente do peso ou da idade.

No final do curso de Nutrição e Alimentação Animal, os formandos deverão possuir conhecimentos no âmbito da nutrição do cão e do gato, de forma a analisarem e a recomendarem a melhor alimentação para cada caso específico, bem como detetarem falhas nutricionais.

Válido para efeito do cumprimento das 40 horas de formação obrigatória de acordo com o Código do Trabalho.

Quero saber mais

Quero saber mais…

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Curso que pretendo conhecer melhor

Cidade em que tenho interesse