Quem já alcançou os 40 anos de idade e está fora do mercado de trabalho à algum tempo pode sentir bastante dificuldade em conseguir emprego. Apesar de existir alguma resistência em contratar profissionais com idades mais avançadas, com a motivação e o empenho certo, a recolocação no mercado de trabalho é uma tarefa possível.
Saiba o que pode fazer para conseguir emprego:
Procure correctamente pelos anúncios de emprego
Responda a anúncios de emprego que especificamente requerem candidatos com anos de experiência e seja mais flexível a trabalhos temporários e a horários menos tradicionais.
Divulgue a sua procura por emprego
Aproveite as redes sociais (Facebook e Linkedin), o boca à boca e a sua rede de contactos para informar que procura emprego. Nunca se sabe de onde poderá surgir uma oportunidade e com todos estes meios disponíveis torna-se mais fácil chegar a muitas empresas.
Demonstre que a idade é sinónimo de conhecimento e experiência
Anos de experiência, na função a qual se candidata, traduzem-se em maior eficiência e conhecimento prático, tornando a sua candidatura muito mais forte. Mencione que tem uma rede de contactos profissionais que pode ser benéfica para a empresa a que se candidata.
Mostre que está aberto a novos conhecimentos e a novas metodologias
Mostre-se disponível para novas formas e conceitos de negócio. Compreenda que o tempo não pára e está sempre a sofrer desenvolvimentos na sua área de trabalho. Atualize-se e conheça os novos métodos de trabalho.
Recicle os seus conhecimentos e adquira novas competências
É importante que esteja a par das novas tecnologias e das aplicações informáticas mais utilizadas. Participe em workshops, inscreva-se em formações, leia livros informativos, etc. Não fique parado (a).
Destaque que tem experiência a trabalhar com pessoas de todas as idades
Seja claro e demonstre que não tem qualquer problema em ser gerido por alguém mais jovem. Aproveite e mencione que a sua experiência será uma mais valia para ajudar a ensinar os jovens colegas.
Atualize o seu CV
Um dos erros mais frequentes dos candidatos é a falta de atualização dos currículos. Prepare algo bem direcionado, estude a empresa para a qual enviará o CV e mostre que tem todas as competências para preencher a vaga que está em aberto.