Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde
Duração: 25 horas
Datas previstas
3.ª a 6.ª feira, 09:00-13:00:
E-learning (videoconferência)
Este curso pretende sensibilizar e formar os participantes sobre a importância da preservação ambiental e a adoção de práticas sustentáveis, tanto no local de trabalho como na comunidade.
É uma formação que visa proporcionar conhecimentos e técnicas essenciais para a manutenção de um ambiente de trabalho higiénico, prevenindo a propagação de doenças e garantindo o bem-estar dos colaboradores. Um dos seus propósitos principais é fomentar uma cultura de prevenção de acidentes, ensinando métodos e procedimentos eficazes, sublinhando a importância da análise de riscos e do uso de equipamentos de proteção individual (EPI).
Além disso, prepara os participantes para responderem de forma eficiente em situações de emergência, conhecendo os procedimentos adequados para a evacuação, primeiros socorros e combate a incêndios.
Esta formação de Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde também instrui sobre a aplicação de princípios ergonómicos no local de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e o desempenho dos trabalhadores, reduzindo a incidência de lesões e doenças ocupacionais.
Por fim, garante que os participantes estejam informados sobre as legislações e normas vigentes relacionadas ao ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho, assegurando que compreendam as suas responsabilidades e direitos.
Ver mais +Objetivos
- Reconhecer os diferentes tipos de riscos presentes no ambiente de trabalho e as suas potenciais consequências para a saúde e segurança dos trabalhadores.
- Identificar os principais problemas ambientais.
- Promover a aplicação de boas práticas para o meio ambiente.
- Explicar os conceitos relacionados com a segurança, higiene e saúde no trabalho.
- Reconhecer a importância da segurança, higiene e saúde no trabalho.
- Identificar as obrigações do empregador e do trabalhador de acordo com a legislação em vigor.
- Identificar os principais riscos presentes no local de trabalho e na atividade profissional e aplicar as medidas de prevenção e proteção adequadas.
- Reconhecer a sinalização de segurança e saúde.
- Explicar a importância dos equipamentos de proteção coletiva e de proteção individual.
Duração
25 horas (aulas teóricas)
Custo
90 €
Também aceitamos pagamentos com:
Pré-requisitos
Mais de 18 anos e o 12.º ano de escolaridade
Público-alvo
Destinado a todos os profissionais que desejam aprofundar os seus conhecimentos e competências nas áreas de ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho, como:
- trabalhadores que procuram melhorar a sua compreensão e aplicação de práticas de segurança, higiene e saúde no seu ambiente de trabalho;
- técnicos de segurança no trabalho, responsáveis pela implementação e monitorização de políticas e práticas de segurança no local de trabalho;
- gestores e supervisores que necessitam de garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para as suas equipas;
- profissionais de recursos humanos que gerem programas de bem-estar e segurança dos funcionários e que precisam de estar atualizados sobre as normas e práticas vigentes.
Ver programa
Aulas teóricas síncronas: 20 horas Exercícios assíncronos de avaliação contínua: 5 horas
Ambiente
- Principais problemas ambientais da atualidade
- Resíduos:
- Definição
- Produção de resíduos
- Gestão de resíduos:
- Entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos
- Estratégias de atuação
- Boas práticas para o meio ambiente
Segurança, higiene e saúde no trabalho
- Conceitos básicos relacionados com a SHST
- Trabalho, saúde, segurança no trabalho, higiene no trabalho, saúde no trabalho, medicina no trabalho, ergonomia, psicossociologia do trabalho, acidente de trabalho, doença profissional, perigo, risco profissional, avaliação de riscos e prevenção
- Enquadramento legislativo nacional da SHST
- Obrigações gerais do empregador e do trabalhador
- Acidentes de trabalho
- Conceito de acidente de trabalho
- Causas dos acidentes de trabalho
- Consequências dos acidentes de trabalho
- Custos diretos e indiretos dos acidentes de trabalho
- Doenças profissionais
- Conceito
- Principais doenças profissionais
- Principais riscos profissionais
- Riscos biológicos
- Agentes biológicos
- Vias de entrada no organismo
- Medidas de prevenção e proteção
- Riscos Físicos (conceito, efeitos sobre a saúde, medidas de prevenção e proteção);
- Ambiente térmico
- Iluminação
- Radiações (ionizantes e não ionizantes)
- Ruído
- Vibrações
- Riscos químicos
- Riscos de incêndio ou explosão
- Riscos elétricos
- Riscos mecânicos
- Riscos ergonómicos
- Riscos psicossociais
- Sinalização de segurança e saúde
- Conceito
- Tipos de sinalização
- Equipamentos de proteção coletiva e de proteção individual
- Principais tipos de proteção coletiva e de proteção individual
Avaliação Final – 1 hora
Ver Condições Gerais do Curso
1.1. Definição e alteração de horários, locais e cronograma
A definição dos horários, locais e cronograma dos cursos deverão ser feitos antecipadamente e disponibilizados via web a todos os formandos. Estará salvaguardado que, na definição dos três critérios acima descritos, os mesmos devem ser adequados às especificidades e características de cada curso, bem como ao público-alvo a que se destinam.
A formação poderá vir a ser alterada, podendo a Empower Up, a todo o tempo e nos termos previstos nas Regras de Funcionamento, indicar outro cronograma para a realização da formação. Todos os formandos serão devidamente avisados das potenciais alterações.
As alterações do plano previsto, pelas razões referidas no ponto anterior, não conferem ao formando o direito a qualquer indemnização.
1.2. Interrupções, alterações e possibilidade de repetição de cursos e módulos
Caberá ao Coordenador Pedagógico da Empower Up a interrupção, alteração ou repetição de uma ação de formação ou módulo, bem como a alteração da duração dos módulos e do curso, desde que perfeitamente justificável e comunicada à totalidade dos formandos. Em todas as situações, deverá estar sempre salvaguardado o cumprimento dos objetivos técnico-pedagógicos do curso e as competências a adquirir/desenvolver. Tendo sempre em conta o feedback dos formandos e dos formadores, salvaguardando a aprendizagem dos formandos.
1.3. Cancelamento e adiamento de ações de formação/módulos
A Empower Up pode anular ou adiar qualquer ação programada para a qual o número de inscrições seja insuficiente, ou por qualquer outro motivo de gestão. Esta situação poderá ocorrer até cinco dias úteis antes da data de início da formação.
A Coordenação pode adiar qualquer módulo, quando se verifique uma das seguintes situações:
- Falta de comparência do formador e não haja possibilidade de substituição;
- Comparência de apenas 10% do total de formandos na turma.
- Os formandos serão sempre avisados da decisão tomada.
1.4. Pagamentos, descontos e devoluções
A inscrição dos formandos no curso só é concretizada com o pagamento da inscrição. As propinas de frequência devem ser pagas mensalmente, até ao dia 8 de cada mês, de forma sucessiva.
Em casos excecionais, o pagamento da mensalidade poderá ser efetuado do dia 1 ao dia 30 de cada mês, tendo o formando de avisar a coordenação desta situação.
O pagamento dos cursos poderá sofrer desconto perante algumas situações:
- A pronto pagamento – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
- Caso seja o segundo curso que o formando realiza com a Empower Up – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
- Caso o formando se inscreva em dois cursos em simultâneo – será efetuado um desconto de 10% no somatório dos valores dos dois cursos.
Caso algum formando desista do curso até 10 dias úteis antes da data de início do mesmo, ser-lhe-á devolvido o valor da inscrição. Caso a desistência seja efetuada após essa data, o valor da inscrição não será devolvido.
Os formandos poderão desistir do curso em qualquer momento, após o início da ação de formação, sem terem de continuar a realizar o pagamento das propinas, bastando que informem a Empower Up da sua desistência, por escrito, através de Carta ou Email. Os formandos apenas têm a obrigação de efetuar o pagamento das propinas até ao mês em que comunicam a sua desistência. Qualquer valor pago relativo a propinas de meses posteriores à desistência do curso será devolvido aos formandos.