Auxiliar de Ação Educativa

O curso de Auxiliar de Ação Educativa tem como objetivo desenvolver competências essenciais para a colaboração com diferentes profissionais de educação. Habilita auxiliares de ação educativa a prestar apoio nas diferentes fases do processo educativo e no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças.

Estágio incluído. Todo o processo é gerido por nós!

Saber mais

Duração: 100 horas

Desde 85 €/mês

Datas previstas

2.ª feira, 18:30-22:30:

15-09-2025

E-learning (videoconferência)

O curso de Auxiliar de Ação Educativa tem como objetivo desenvolver competências essenciais para a colaboração com diferentes profissionais de educação. Habilita auxiliares de ação educativa a prestar apoio nas diferentes fases do processo educativo e no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. Dirige-se a profissionais que pretendam trabalhar com crianças com idades compreendidas entre os 6 meses e os 6 anos de idade.

Estes profissionais estão aptos a acompanhar as atividades diárias das crianças em escolas, colégios, creches, jardins-de-infância, jardins-escolas ou outras instituições, tais como as que desenvolvem atividades de tempos livres (ATL).

Assim, um Auxiliar de Ação Educativa pode desempenhar tarefas de vigilância e de acompanhamento das crianças durante os tempos de recreio ou de refeição. Bem como auxiliar nos cuidados de higiene e nos períodos de sesta. E também pode prestar apoio a professores e educadores de infância em atividades lúdicas de sala de aula. Ou em visitas no exterior, sendo um elemento útil para garantir a segurança das crianças.

Para poder prestar este apoio, a formação abrange várias técnicas pedagógicas e metodologias para a promoção da autonomia da criança, nas várias fases do desenvolvimento infantil. Por isso, é uma formação a considerar por pessoas que pretendam adquirir ou renovar conhecimentos na área, estudantes, pessoas à procura do 1.º emprego ou que estejam desempregadas ou pretendem mudar de área profissional.

Ver mais +

Objetivos

  • Exprimir-se, oralmente e por escrito, de forma a facilitar a comunicação com as crianças, os pais e com os profissionais de educação;
  • Compreender as origens da educação de infância;
  • Reconhecer alterações na saúde da criança;
  • Compreender o crescimento e as fases de desenvolvimento infantil;
  • Apoiar no desenvolvimento, cognitivo, psicomotor e socioafectivo da criança:
  • Utilizar as técnicas pedagógicas mais adequadas a cada grupo de crianças;
  • Apoiar os profissionais de educação na planificação e execução de atividades lúdico-pedagógicas;
  • Auxiliar nas tarefas de vigilância das crianças;
  • Prestar apoio a crianças com necessidades educativas especiais e com dificuldades de aprendizagem.

Ver programa

MÓDULO 1 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – O PAPEL DO AUXILIAR DE AÇÃO EDUCATIVA – 4H

  • História da Educação de Infância em Portugal – Origem e Evolução;
  • Objetivos da Educação Pré-Escolar;
  • Serviços/Instituições dos 0 aos 6 anos:
    • 0 aos 3 anos;
    • 3 aos 6 anos.
  • Modelos Pedagógicos;
  • Educação de Infância na Europa (alguns exemplos);
  • Legislação de apoio ao desenvolvimento e consolidação da educação pré-escolar;
  • Auxiliar de Ação Educativa:
    • A profissão;
    • Deontologia;
    • Normas gerais de conduta ética;
    • Normas relativas à profissão / relação com profissionais de educação e com as crianças;
    • Funções do Auxiliar de Ação Educativa.

MÓDULO 2 – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DOS 0 AOS 6 ANOS – 8H

  • A importância da Educação dos 0 aos 6 anos;
  • Fases do Desenvolvimento Infantil:
    • Desenvolvimento Psicomotor;
    • Desenvolvimento Socioafetivo;
    • Desenvolvimento Cognitivo;
    • Desenvolvimento da Linguagem.

MÓDULO 3 – COMUNICAÇÃO E RELAÇÃO EFICAZ COM A CRIANÇA: A RELAÇÃO AFETIVA E PEDAGÓGICA – 8H

  • Processo de Comunicação;
  • Comportamentos Comunicacionais;
  • Relacionamento Interpessoal;
  • Relação afetiva e pedagógica.

MÓDULO 4 – ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO – 4 HORAS

  • Roda e Pirâmide dos Alimentos;
  • A Alimentação Infantil;
  • A Alimentação no 1º Ano de Vida;
  • Suplementos Alimentares;
  • Etapas de introdução de alimentos durante a Infância;
  • Alimentos infantis;
  • Prevenção de doenças relacionadas com a alimentação (exemplo Obesidade).

MÓDULO 5 – SAÚDE INFANTIL E PRIMEIROS SOCORROS – TIPOS DE ACIDENTES E FORMAS DE ATUAÇÃO – 12H

  • Alterações na Saúde da Criança;
  • Prevenção de Problemas de Saúde;
  • Primeiros Socorros – Fundamentos;
  • Noções Básicas de Primeiros Socorros;
  • Tipos de Acidentes e Formas de Atuação:
    • Acidentes de Pele;
    • Queimaduras;
    • Acidentes do Esqueleto;
    • Acidentes Digestivos;
    • Acidentes Circulatórios;
    • Acidentes Respiratórios;
    • Primeiros Cuidados em situações específicas;
    • Outros tipos de Acidentes.
  • Prevenção de Acidentes;
  • Mala de Primeiros Socorros e Medicamentos.

MÓDULO 6 – RELACIONAMENTO COM OS PAIS – 4 HORAS

  • Importância do Envolvimento Parental;
  • Perspetiva multidimensional da Escola;
  • Participação dos Pais na Escola;
  • Estratégias de Envolvimento Parental.

MÓDULO 7 – NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM – 12H

  • Integração da Criança com NEE;
  • Inclusão da Criança com NEE;
  • Tipos de NEE:
    • Permanentes;
    • Temporários.
  • Comportamentos típicos em crianças com NEE;
  • Plano Educativo Individual;
  • NEE em Portugal;
  • Intervenção Pedagógica (Estratégias e Atividades) para apoiar as crianças com NEE;
  • Definição de Dificuldades de Aprendizagem (DA);
  • Dificuldade de Aprendizagem:
    • Primárias (Naturais);
    • Secundárias (Adquiridas).
  • Causas da DA:
    • Orgânicas;
    • Educacionais;
    • Ambientais e Emocionais;
  • Características das Crianças com DA;
  • Estratégias de Apoio às Crianças com DA.

MÓDULO 8 – ESPAÇOS, MATERIAIS, EQUIPAMENTOS – CRECHES, JARDINS DE INFÂNCIA – 4H

  • Creches:
    • Espaços Físicos;
    • Áreas – localização e tamanho;
    • Superfícies;
    • Ruído;
    • Luminosidade;
    • Visibilidade;
    • Circulação;
    • Escolha e Organização de Material Didático;
    • Rotinas.
  • jardins de infância:
    • Espaços Físicos;
    • Áreas – localização e tamanho;
    • Superfícies;
    • Ruído;
    • Luminosidade;
    • Visibilidade;
    • Circulação;
    • Escolha e Organização de Material Didático;
    • Rotinas.

MÓDULO 9 – EXPRESSÃO PLÁSTICA, MUSICAL, DRAMÁTICA, CORPORAL, VERBAL E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS – 20H

  • Conceitos;
  • Expressão Plástica:
    • Premissas Fundamentais;
    • Importância da Expressão Plástica na 1ª Infância;
    • Expressão Plástica na Creche:
      • Técnicas de Expressão Plástica.
    • Expressão Plástica no Jardim de Infância:
      • Técnicas de Expressão Plástica.
  • Expressão Musical:
    • Premissas Fundamentais;
    • Importância da Expressão Musical na 1ª Infância;
    • Expressão Musical na Creche:
      • Técnicas de Expressão Musical.
    • Expressão Musical no Jardim de Infância:
      • Técnicas de Expressão Musical.
  • Expressão Dramática:
    • Premissas Fundamentais;
    • Importância da Expressão Dramática na 1ª Infância;
    • Expressão Dramática na Creche:
      • Técnicas de Expressão Dramática.
    • Expressão Dramática no Jardim de Infância:
      •  Técnicas de Expressão Dramática.
  • Expressão Corporal:
    • Premissas Fundamentais;
    • Importância da Expressão Corporal na 1ª Infância;
    • Expressão Corporal na Creche:
      • Técnicas de Expressão Corporal.
    • Expressão Corporal no Jardim de Infância:
      •  Técnicas de Expressão Corporal.
  • Expressão Verbal:
    • Premissas Fundamentais;
    • Importância da Expressão Verbal na 1ª Infância;
    • Expressão Verbal na Creche:
      •  Técnicas de Expressão Corporal.
    • Expressão Verbal no Jardim de Infância:
      • Técnicas de Expressão Verbal.

MÓDULO 10 – PLANIFICAÇÃO DE METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS, AVALIAÇÃO E GESTÃO DO TEMPO – 8H

  • Registo e planificação de atividades;
  • Utilização eficaz do tempo;
  • Planificação e Observação da ação;
  • Avaliação:
    • Formas de Registo de Avaliação;
    • Parâmetros de Avaliação.

MÓDULO 11 – FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO LABORAL – 4H

  • Orientação Profissional;
  • Procura de Emprego;
  • Emprego por conta própria;
  • Emprego por conta de outrem.

TESTES DE AVALIAÇÃO – 12H

ESTÁGIO – 160 HORAS

Duração

100 horas (aulas teóricas) mais 160 horas (estágio)

Custo

95 € de inscrição + 9 mensalidades de 85 €

Também aceitamos pagamentos com:

Ticket Educação
Ticket Ensino

Pré-requisitos

9.º ano de escolaridade

Público-alvo

Este curso é destinado a todos aqueles que queiram propor-se a exercer a profissão de Auxiliar de Ação Educativa.

Ver Condições Gerais do Curso

1.1. Definição e alteração de horários, locais e cronograma

A definição dos horários, locais e cronograma dos cursos deverão ser feitos antecipadamente e disponibilizados via web a todos os formandos. Estará salvaguardado que, na definição dos três critérios acima descritos, os mesmos devem ser adequados às especificidades e características de cada curso, bem como ao público-alvo a que se destinam.

A formação poderá vir a ser alterada, podendo a Empower Up, a todo o tempo e nos termos previstos nas Regras de Funcionamento, indicar outro cronograma para a realização da formação. Todos os formandos serão devidamente avisados das potenciais alterações.

As alterações do plano previsto, pelas razões referidas no ponto anterior, não conferem ao formando o direito a qualquer indemnização.

1.2. Interrupções, alterações e possibilidade de repetição de cursos e módulos

Caberá ao Coordenador Pedagógico da Empower Up a interrupção, alteração ou repetição de uma ação de formação ou módulo, bem como a alteração da duração dos módulos e do curso, desde que perfeitamente justificável e comunicada à totalidade dos formandos. Em todas as situações, deverá estar sempre salvaguardado o cumprimento dos objetivos técnico-pedagógicos do curso e as competências a adquirir/desenvolver. Tendo sempre em conta o feedback dos formandos e dos formadores, salvaguardando a aprendizagem dos formandos.

1.3. Cancelamento e adiamento de ações de formação/módulos

A Empower Up pode anular ou adiar qualquer ação programada para a qual o número de inscrições seja insuficiente, ou por qualquer outro motivo de gestão. Esta situação poderá ocorrer até cinco dias úteis antes da data de início da formação.

A Coordenação pode adiar qualquer módulo, quando se verifique uma das seguintes situações:

  • Falta de comparência do formador e não haja possibilidade de substituição;
  • Comparência de apenas 10% do total de formandos na turma.
  • Os formandos serão sempre avisados da decisão tomada.

1.4. Pagamentos, descontos e devoluções

A inscrição dos formandos no curso só é concretizada com o pagamento da inscrição. As propinas de frequência devem ser pagas mensalmente, até ao dia 8 de cada mês, de forma sucessiva.

Em casos excecionais, o pagamento da mensalidade poderá ser efetuado do dia 1 ao dia 30 de cada mês, tendo o formando de avisar a coordenação desta situação.

O pagamento dos cursos poderá sofrer desconto perante algumas situações:

  • A pronto pagamento – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
  • Caso seja o segundo curso que o formando realiza com a Empower Up – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
  • Caso o formando se inscreva em dois cursos em simultâneo – será efetuado um desconto de 10% no somatório dos valores dos dois cursos.

Caso algum formando desista do curso até 10 dias úteis antes da data de início do mesmo, ser-lhe-á devolvido o valor da inscrição. Caso a desistência seja efetuada após essa data, o valor da inscrição não será devolvido.

Os formandos poderão desistir do curso em qualquer momento, após o início da ação de formação, sem terem de continuar a realizar o pagamento das propinas, bastando que informem a Empower Up da sua desistência, por escrito, através de Carta ou Email. Os formandos apenas têm a obrigação de efetuar o pagamento das propinas até ao mês em que comunicam a sua desistência. Qualquer valor pago relativo a propinas de meses posteriores à desistência do curso será devolvido aos formandos.

Formadores

Maria José Santos

Maria José Santos

Formada em Psicologia pela Universidade Lusófona, e em Medicina Legal e Ciência Forenses, pelo INML, tem formação pós-graduada em Psicologia do Comportamento, Administração Escolar, e em Recursos Humanos. Tem ainda formação Especializada em Educação Especial e Inclusão (LAHNSR).
Vera Gaspar

Vera Gaspar

Formadora certificada, licenciada na área da Educação, com Pós‑Graduação em Ciências Empresariais. É formada em Liderança e Coordenação de Equipas; Comunicação Interpessoal e Institucional; Inteligência Emocional; Gestão de Stress; PNL. Empresária e empreendedora.

Fique a saber mais sobre os nossos cursos

Preencha todos os campos do formulário e envie‑nos. Entraremos em contacto, sem compromisso, para esclarecer todas as suas dúvidas.

Nome

E-mail

Telefone

Quero informações sobre…

Cidade em que tenho interesse


Parcerias

  • Frequentei o curso de Auxilar de Veterinária e não poderia estar mais satisfeita. Desde a... ler mais

    Leonor Candeias Avatar Leonor
    21 de Junho, 2025

    Uma experiencia muito positiva, acompanhamento desde o inicio ao fim, sempre disponiveis. Equipa impecavel!!

    Inês Coelho Avatar Inês
    20 de Junho, 2025

    Quero agradecer a toda a equipa Empower pelo seu empenho nesta formação. Sempre muito prestáveis... ler mais

    Rita PinhoMelo Avatar Rita
    20 de Junho, 2025
  • Gostei muito da formação. Para mim foi muito útil para revivar alguns assuntos já esquecidos e... ler mais

    Sandra Ramos Avatar Sandra
    18 de Junho, 2025

    Grande Satisfação! Sempre bem atendida do início ao final do curso, já tinha sido indicação... ler mais

    Dayse Chiappetta Avatar Dayse
    25 de Maio, 2025

    Tirei o curso de Auxiliar de Veterinária na Empower e foi, sem dúvida, uma das... ler mais

    Daniela Luz Avatar Daniela
    25 de Maio, 2025
  • Fiz o meu curso de auxiliar veterinária aqui e não poderia estar mais feliz por... ler mais

    iara paula Avatar iara
    25 de Abril, 2025

    Formação muito útil para acrescentar conhecimentos úteis ao desempenho profissional. Formador Pedro 5***** muito acessível... ler mais

    interfer brico Avatar interfer
    25 de Abril, 2025

    Excelente apoio e atenção para com o cliente, abertura e disponibilidade para concretizar conhecimentos e... ler mais

    Matilde de Oliveira Avatar Matilde
    25 de Abril, 2025
Empower-Up
4.8
Baseado em 81 avaliações
powered by Google