O curso de Auxiliar de Ação Educativa tem como objetivo desenvolver competências essenciais para a colaboração com diferentes profissionais de educação. Habilita auxiliares de ação educativa a prestar apoio nas diferentes fases do processo educativo e no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. Dirige-se a profissionais que pretendam trabalhar com crianças com idades compreendidas entre os 6 meses e os 6 anos de idade.
Estes profissionais estão aptos a acompanhar as atividades diárias das crianças em escolas, colégios, creches, jardins-de-infância, jardins-escolas ou outras instituições, tais como as que desenvolvem atividades de tempos livres (ATL).
Assim, um Auxiliar de Ação Educativa pode desempenhar tarefas de vigilância e de acompanhamento das crianças durante os tempos de recreio ou de refeição. Bem como auxiliar nos cuidados de higiene e nos períodos de sesta. E também pode prestar apoio a professores e educadores de infância em atividades lúdicas de sala de aula. Ou em visitas no exterior, sendo um elemento útil para garantir a segurança das crianças.
Para poder prestar este apoio, a formação abrange várias técnicas pedagógicas e metodologias para a promoção da autonomia da criança, nas várias fases do desenvolvimento infantil. Por isso, é uma formação a considerar por pessoas que pretendam adquirir ou renovar conhecimentos na área, estudantes, pessoas à procura do 1.º emprego ou que estejam desempregadas ou pretendem mudar de área profissional.
- Requisitos mínimos: 9.º ano de escolaridade e 18 anos de idade
- Duração: 140 horas (aulas presenciais) + 160 horas (estágio)
- Duração do estágio: 160 horas + relatório de estágio
- Custo: 80€ de inscrição + 10 mensalidades de 80€
- Horário (LIsboa): 2.ª feira, 18:30-22:30
- Horário em e-learning: 2.ª feira, 18:30-22:30
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MÓDULO 1 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – O PAPEL DO AUXILIAR DE AÇÃO EDUCATIVA – 8H
- História da Educação de Infância em Portugal – Origem e Evolução;
- Objetivos da Educação Pré-Escolar;
- Serviços/Instituições dos 0 aos 6 anos:
- 0 aos 3 anos;
- 3 aos 6 anos.
- Modelos Pedagógicos;
- Educação de Infância na Europa (alguns exemplos);
- Legislação de apoio ao desenvolvimento e consolidação da educação pré-escolar;
- Auxiliar de Ação Educativa:
- A profissão;
- Deontologia;
- Normas gerais de conduta ética;
- Normas relativas à profissão / relação com profissionais de educação e com as crianças;
- Funções do Auxiliar de Ação Educativa.
MÓDULO 2 – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DOS 0 AOS 6 ANOS – 12H
- A importância da Educação dos 0 aos 6 anos;
- Fases do Desenvolvimento Infantil:
- Desenvolvimento Psicomotor;
- Desenvolvimento Sócio-afetivo;
- Desenvolvimento Cognitivo;
- Desenvolvimento da Linguagem.
MÓDULO 3 – COMUNICAÇÃO E RELAÇÃO EFICAZ COM A CRIANÇA: A RELAÇÃO AFETIVA E PEDAGÓGICA – 8H
- Processo de Comunicação;
- Comportamentos Comunicacionais;
- Relacionamento Interpessoal;
- Relação afetiva e pedagógica.
MÓDULO 4 – ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO – 8 HORAS
- Roda e Pirâmide dos Alimentos;
- A Alimentação Infantil;
- A Alimentação no 1º Ano de Vida;
- Suplementos Alimentares;
- Etapas de Introdução de alimentos durante a Infância;
- Alimentos Infantis;
- Prevenção de doenças relacionadas com a alimentação (exemplo Obesidade).
MÓDULO 5 – SAÚDE INFANTIL E PRIMEIROS SOCORROS – TIPOS DE ACIDENTES E FORMAS DE ATUAÇÃO – 12H
- Alterações na Saúde da Criança;
- Prevenção de Problemas de Saúde;
- Primeiros Socorros – Fundamentos;
- Noções Básicas de Primeiros Socorros;
- Tipos de Acidentes e Formas de Atuação:
- Acidentes de Pele;
- Queimaduras;
- Acidentes do Esqueleto;
- Acidentes Digestivos;
- Acidentes Circulatórios;
- Acidentes Respiratórios;
- Primeiros Cuidados em situações específicas;
- Outros tipos de Acidentes.
- Prevenção de Acidentes;
- Mala de Primeiros Socorros e Medicamentos.
MÓDULO 6 – RELACIONAMENTO COM OS PAIS – 8 HORAS
- Importância do Envolvimento Parental;
- Perspetiva multidimensional da Escola;
- Participação dos Pais na Escola;
- Estratégias de Envolvimento Parental.
MÓDULO 7 – NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM – 16H
- Integração da Criança com NEE;
- Inclusão da Criança com NEE;
- Tipos de NEE:
- Permanentes;
- Temporários.
- Comportamentos típicos em crianças com NEE;
- Plano Educativo Individual;
- NEE em Portugal;
- Intervenção Pedagógica (Estratégias e Atividades) para apoiar as crianças com NEE;
- Definição de Dificuldades de Aprendizagem (DA);
- Dificuldade de Aprendizagem:
- Primárias (Naturais);
- Secundárias (Adquiridas).
- Causas da DA:
- Orgânicas;
- Educacionais;
- Ambientais e Emocionais;
- Características das Crianças com DA;
- Estratégias de Apoio às Crianças com DA.
MÓDULO 8 – ESPAÇOS, MATERIAIS, EQUIPAMENTOS – CRECHES, JARDINS DE INFÂNCIA – 4H
- Creches:
- Espaços Físicos;
- Áreas – localização e tamanho;
- Superfícies;
- Ruído;
- Luminosidade;
- Visibilidade;
- Circulação;
- Escolha e Organização de Material Didático;
- Rotinas.
- jardins de infância:
- Espaços Físicos;
- Áreas – localização e tamanho;
- Superfícies;
- Ruído;
- Luminosidade;
- Visibilidade;
- Circulação;
- Escolha e Organização de Material Didático;
- Rotinas.
MÓDULO 9 – EXPRESSÃO PLÁSTICA, MUSICAL, DRAMÁTICA, CORPORAL, VERBAL E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS – 24H
- Conceitos;
- Expressão Plástica:
- Premissas Fundamentais;
- Importância da Expressão Plástica na 1ª Infância;
- Expressão Plástica na Creche: – Técnicas de Expressão Plástica.
- Expressão Plástica no Jardim de Infância: – Técnicas de Expressão Plástica.
- Expressão Musical:
- Premissas Fundamentais;
- Importância da Expressão Musical na 1ª Infância;
- Expressão Musical na Creche:
- Técnicas de Expressão Musical.
- Expressão Musical no Jardim de Infância:
- Técnicas de Expressão Musical.
- Expressão Dramática:
- Premissas Fundamentais;
- Importância da Expressão Dramática na 1ª Infância;
- Expressão Dramática na Creche:
- Técnicas de Expressão Dramática.
- Expressão Dramática no Jardim de Infância:
- Técnicas de Expressão Dramática.
- Expressão Corporal:
- Premissas Fundamentais;
- Importância da Expressão Corporal na 1ª Infância;
- Expressão Corporal na Creche:
- Técnicas de Expressão Corporal.
- Expressão Corporal no Jardim de Infância:
- Técnicas de Expressão Corporal.
- Expressão Verbal:
- Premissas Fundamentais;
- Importância da Expressão Verbal na 1ª Infância;
- Expressão Verbal na Creche:
- Técnicas de Expressão Corporal.
- Expressão Verbal no Jardim de Infância:
- Técnicas de Expressão Verbal.
MÓDULO 10 – PLANIFICAÇÃO DE METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS, AVALIAÇÃO E GESTÃO DO TEMPO – 16H
- Registo e planificação de atividades;
- Utilização eficaz do tempo;
- Planificação e Observação da ação;
- Avaliação:
- Formas de Registo de Avaliação;
- Parâmetros de Avaliação.
MÓDULO 11 – FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO LABORAL – 12H
- Orientação Profissional;
- Procura de Emprego;
- Emprego por conta própria;
- Emprego por conta de outrem.
AVALIAÇÃO – 8H
ESTÁGIO - 160 HORAS
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- Exprimir-se, oralmente e por escrito, de forma a facilitar a comunicação com as crianças, os pais e com os profissionais de educação;
- Compreender as origens da educação de infância;
- Reconhecer alterações na saúde da criança;
- Compreender o crescimento e as fases de desenvolvimento infantil;
- Apoiar no desenvolvimento, cognitivo, psicomotor e socioafectivo da criança:
- Utilizar as técnicas pedagógicas mais adequadas a cada grupo de crianças;
- Apoiar os profissionais de educação na planificação e execução de atividades lúdico-pedagógicas;
- Auxiliar nas tarefas de vigilância das crianças;
- Prestar apoio a crianças com necessidades educativas especiais e com dificuldades de aprendizagem.
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1.1. Definição e alteração de horários, locais e cronograma
A definição dos horários, locais e cronograma dos cursos deverão ser feitos antecipadamente e disponibilizados via web e em formato papel a todos os formandos. Estará salvaguardado que, na definição dos três critérios acima descritos, os mesmos devem ser adequados às especificidades e características de cada curso, bem como ao público-alvo a que se destinam.
A formação poderá vir a ser alterada, podendo a Empower Up, a todo o tempo e nos termos previstos nas Regras de Funcionamento, indicar outro cronograma para a realização da formação. Todos os formandos serão devidamente avisados das potenciais alterações.
As alterações do plano previsto, pelas razões referidas no ponto anterior, não conferem ao formando o direito a qualquer indemnização.
1.2. Interrupções, alterações e possibilidade de repetição de cursos e módulos
Caberá ao Coordenador Pedagógico da Empower Up a interrupção, alteração ou repetição de uma ação de formação ou módulo, bem como a alteração da duração dos módulos e do curso, desde que perfeitamente justificável e comunicada à totalidade dos formandos. Em todas as situações, deverá estar sempre salvaguardado o cumprimento dos objetivos técnico-pedagógicos do curso e as competências a adquirir/desenvolver. Tendo sempre em conta o feedback dos formandos e dos formadores, salvaguardando a aprendizagem dos formandos.
Caso um curso seja interrompido, os formandos que o estão a frequentar terão direito à restituição de todos os pagamentos que tenham efetuado à Empower Up.
1.3. Cancelamento e adiamento de ações de formação/módulos
A Empower Up pode anular ou adiar qualquer ação programada para a qual o número de inscrições seja insuficiente, ou por qualquer outro motivo de gestão, procedendo ao reembolso dos respetivos pagamentos quando ocorridos, e sempre que devidos. Esta situação poderá ocorrer até cinco dias úteis antes da data de início da formação.
A Coordenação pode adiar qualquer módulo, quando se verifique uma das seguintes situações:
- Falta de comparência do formador e não haja possibilidade de substituição;
- Comparência de apenas 10% do total de formandos na turma.
- Os formandos serão sempre avisados da decisão tomada.
1.4. Pagamentos, descontos e devoluções
A inscrição dos formandos no curso só é concretizada com o pagamento da inscrição. As propinas de frequência devem ser pagas mensalmente, até ao dia 8 de cada mês, de forma sucessiva.
Em casos excecionais, o pagamento da mensalidade poderá ser efetuado do dia 1 ao dia 30 de cada mês, tendo o formando de avisar a coordenação desta situação.
O pagamento dos cursos poderá sofrer desconto perante algumas situações:
- A pronto pagamento – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
- Caso seja o segundo curso que o formando realiza com a Empower Up – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
- Caso o formando se inscreva em dois cursos em simultâneo – será efetuado um desconto de 10% no somatório dos valores dos dois cursos.
Caso algum formando desista do curso até 5 dias úteis antes da data de início do mesmo, ser-lhe-á devolvido o valor da inscrição. Caso a desistência seja efetuada após essa data, o valor da inscrição não será devolvido.
Os formandos poderão desistir do curso em qualquer momento sem terem de continuar a realizar o pagamento das propinas, bastando que informem a Empower Up da sua desistência, por escrito, através de Carta, Email ou da Folha de Desistência. Os formandos apenas têm a obrigação de efetuar o pagamento das propinas até ao mês em que comunicam a sua desistência. Qualquer valor pago relativo a propinas de meses posteriores à desistência do curso será devolvido aos formandos.
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A Empower Up emite dois tipos de certificados:
- Certificado de frequência de formação profissional, quando não existe uma componente de avaliação de aprendizagem, com a caracterização do tema abordado na formação. Ou quando o formando não completa o curso na sua totalidade, não realizando a componente prática do curso, mas frequentou com aproveitamento a componente teórica do mesmo e a sua situação se encontra regularizada com a Empower.
- Certificado de formação profissional, quando existe componente de avaliação de aprendizagem extensa e detalhada (aplicado aos cursos), de acordo com o respectivo regulamento do curso. Quando se prevê a avaliação das aprendizagens, é emitido um certificado, a cada um dos formandos aprovados, no qual é indicada a classificação final obtida no respectivo curso.
Os certificados de frequência e de formação profissional, que se destinam a certificar a frequência ou a conclusão com aproveitamento de uma ação de formação certificada não inserida no CNQ, serão emitidos de acordo com o Portaria n.º 747/2010 de 8 de Julho, através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO). Os certificados de frequência e de formação profissional, que se destinam a certificar a frequência ou a conclusão com aproveitamento de uma ação de formação não certificada, serão emitidos de acordo com o Decreto-Lei 95/92, em modelo próprio da entidade.
Após o final do processo formativo,no prazo máximo de 3 semanas, e mediante situação do formando regularizada a nível administrativo e contabilístico, os certificados são enviados via CTT ou entregues presencialmente na Empower. Em caso de extravio ou problema com o certificado original, o formando pode requerer uma 2.ª via do mesmo. Contudo, reserva-se a possibilidade de maior demora no envio de novo certificado.