Auxiliar de Ação Educativa

O curso de Auxiliar de Ação Educativa tem como objetivo desenvolver competências essenciais para a colaboração com diferentes profissionais de educação. Habilita auxiliares de ação educativa a prestar apoio nas diferentes fases do processo educativo e no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças.
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Duração:

140

horas

Desde

80

€/mês

Datas previstas

2.ª feira, 18:30-22:30:

23-09-2024

E-learning (videoconferência)

O curso de Auxiliar de Ação Educativa tem como objetivo desenvolver competências essenciais para a colaboração com diferentes profissionais de educação. Habilita auxiliares de ação educativa a prestar apoio nas diferentes fases do processo educativo e no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. Dirige-se a profissionais que pretendam trabalhar com crianças com idades compreendidas entre os 6 meses e os 6 anos de idade.

Estes profissionais estão aptos a acompanhar as atividades diárias das crianças em escolas, colégios, creches, jardins-de-infância, jardins-escolas ou outras instituições, tais como as que desenvolvem atividades de tempos livres (ATL).

Assim, um Auxiliar de Ação Educativa pode desempenhar tarefas de vigilância e de acompanhamento das crianças durante os tempos de recreio ou de refeição. Bem como auxiliar nos cuidados de higiene e nos períodos de sesta. E também pode prestar apoio a professores e educadores de infância em atividades lúdicas de sala de aula. Ou em visitas no exterior, sendo um elemento útil para garantir a segurança das crianças.

Para poder prestar este apoio, a formação abrange várias técnicas pedagógicas e metodologias para a promoção da autonomia da criança, nas várias fases do desenvolvimento infantil. Por isso, é uma formação a considerar por pessoas que pretendam adquirir ou renovar conhecimentos na área, estudantes, pessoas à procura do 1.º emprego ou que estejam desempregadas ou pretendem mudar de área profissional.

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Objetivos

  • Exprimir-se, oralmente e por escrito, de forma a facilitar a comunicação com as crianças, os pais e com os profissionais de educação;
  • Compreender as origens da educação de infância;
  • Reconhecer alterações na saúde da criança;
  • Compreender o crescimento e as fases de desenvolvimento infantil;
  • Apoiar no desenvolvimento, cognitivo, psicomotor e socioafectivo da criança:
  • Utilizar as técnicas pedagógicas mais adequadas a cada grupo de crianças;
  • Apoiar os profissionais de educação na planificação e execução de atividades lúdico-pedagógicas;
  • Auxiliar nas tarefas de vigilância das crianças;
  • Prestar apoio a crianças com necessidades educativas especiais e com dificuldades de aprendizagem.

Duração

140

horas (aulas teóricas) mais

160

horas (estágio)

Custo

80

€ de inscrição +

10

mensalidades de

80

Também aceitamos pagamentos com:

Ticket Educação
Ticket Ensino

Pré-requisitos

9.º ano de escolaridade e 18 anos de idade

Público-alvo

Este curso é destinado a todos aqueles que queiram propor-se a exercer a profissão de Auxiliar de Ação Educativa.

Ver programa

MÓDULO 1 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – O PAPEL DO AUXILIAR DE AÇÃO EDUCATIVA – 8H

  • História da Educação de Infância em Portugal – Origem e Evolução;
  • Objetivos da Educação Pré-Escolar;
  • Serviços/Instituições dos 0 aos 6 anos:
    • 0 aos 3 anos;
    • 3 aos 6 anos.
  • Modelos Pedagógicos;
  • Educação de Infância na Europa (alguns exemplos);
  • Legislação de apoio ao desenvolvimento e consolidação da educação pré-escolar;
  • Auxiliar de Ação Educativa:
    • A profissão;
    • Deontologia;
    • Normas gerais de conduta ética;
    • Normas relativas à profissão / relação com profissionais de educação e com as crianças;
    • Funções do Auxiliar de Ação Educativa.

MÓDULO 2 – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL DOS 0 AOS 6 ANOS – 12H

  • A importância da Educação dos 0 aos 6 anos;
  • Fases do Desenvolvimento Infantil:
    • Desenvolvimento Psicomotor;
    • Desenvolvimento Sócio-afetivo;
    • Desenvolvimento Cognitivo;
    • Desenvolvimento da Linguagem.

MÓDULO 3 – COMUNICAÇÃO E RELAÇÃO EFICAZ COM A CRIANÇA: A RELAÇÃO AFETIVA E PEDAGÓGICA – 8H

  • Processo de Comunicação;
  • Comportamentos Comunicacionais;
  • Relacionamento Interpessoal;
  • Relação afetiva e pedagógica.

MÓDULO 4 – ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO – 8 HORAS

  • Roda e Pirâmide dos Alimentos;
  • A Alimentação Infantil;
  • A Alimentação no 1º Ano de Vida;
  • Suplementos Alimentares;
  • Etapas de Introdução de alimentos durante a Infância;
  • Alimentos Infantis;
  • Prevenção de doenças relacionadas com a alimentação (exemplo Obesidade).

MÓDULO 5 – SAÚDE INFANTIL E PRIMEIROS SOCORROS – TIPOS DE ACIDENTES E FORMAS DE ATUAÇÃO – 12H

  • Alterações na Saúde da Criança;
  • Prevenção de Problemas de Saúde;
  • Primeiros Socorros – Fundamentos;
  • Noções Básicas de Primeiros Socorros;
  • Tipos de Acidentes e Formas de Atuação:
    • Acidentes de Pele;
    • Queimaduras;
    • Acidentes do Esqueleto;
    • Acidentes Digestivos;
    • Acidentes Circulatórios;
    • Acidentes Respiratórios;
    • Primeiros Cuidados em situações específicas;
    • Outros tipos de Acidentes.
  • Prevenção de Acidentes;
  • Mala de Primeiros Socorros e Medicamentos.

MÓDULO 6 – RELACIONAMENTO COM OS PAIS – 8 HORAS

  • Importância do Envolvimento Parental;
  • Perspetiva multidimensional da Escola;
  • Participação dos Pais na Escola;
  • Estratégias de Envolvimento Parental.

MÓDULO 7 – NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM – 16H

  • Integração da Criança com NEE;
  • Inclusão da Criança com NEE;
  • Tipos de NEE:
    • Permanentes;
    • Temporários.
  • Comportamentos típicos em crianças com NEE;
  • Plano Educativo Individual;
  • NEE em Portugal;
  • Intervenção Pedagógica (Estratégias e Atividades) para apoiar as crianças com NEE;
  • Definição de Dificuldades de Aprendizagem (DA);
  • Dificuldade de Aprendizagem:
    • Primárias (Naturais);
    • Secundárias (Adquiridas).
  • Causas da DA:
    • Orgânicas;
    • Educacionais;
    • Ambientais e Emocionais;
  • Características das Crianças com DA;
  • Estratégias de Apoio às Crianças com DA.

MÓDULO 8 – ESPAÇOS, MATERIAIS, EQUIPAMENTOS – CRECHES, JARDINS DE INFÂNCIA – 4H

  • Creches:
    • Espaços Físicos;
    • Áreas – localização e tamanho;
    • Superfícies;
    • Ruído;
    • Luminosidade;
    • Visibilidade;
    • Circulação;
    • Escolha e Organização de Material Didático;
    • Rotinas.
  • jardins de infância:
    • Espaços Físicos;
    • Áreas – localização e tamanho;
    • Superfícies;
    • Ruído;
    • Luminosidade;
    • Visibilidade;
    • Circulação;
    • Escolha e Organização de Material Didático;
    • Rotinas.

MÓDULO 9 – EXPRESSÃO PLÁSTICA, MUSICAL, DRAMÁTICA, CORPORAL, VERBAL E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS – 24H

  • Conceitos;
  • Expressão Plástica:
    • Premissas Fundamentais;
    • Importância da Expressão Plástica na 1ª Infância;
    • Expressão Plástica na Creche: – Técnicas de Expressão Plástica.
    • Expressão Plástica no Jardim de Infância: – Técnicas de Expressão Plástica.
  • Expressão Musical:
    • Premissas Fundamentais;
    • Importância da Expressão Musical na 1ª Infância;
    • Expressão Musical na Creche:
      • Técnicas de Expressão Musical.
    • Expressão Musical no Jardim de Infância:
      • Técnicas de Expressão Musical.
  • Expressão Dramática:
    • Premissas Fundamentais;
    • Importância da Expressão Dramática na 1ª Infância;
    • Expressão Dramática na Creche:
      • Técnicas de Expressão Dramática.
    • Expressão Dramática no Jardim de Infância:
      •  Técnicas de Expressão Dramática.
  • Expressão Corporal:
    • Premissas Fundamentais;
    • Importância da Expressão Corporal na 1ª Infância;
    • Expressão Corporal na Creche:
      • Técnicas de Expressão Corporal.
    • Expressão Corporal no Jardim de Infância:
      •  Técnicas de Expressão Corporal.
  • Expressão Verbal:
    • Premissas Fundamentais;
    • Importância da Expressão Verbal na 1ª Infância;
    • Expressão Verbal na Creche:
      •  Técnicas de Expressão Corporal.
    • Expressão Verbal no Jardim de Infância:
      • Técnicas de Expressão Verbal.

MÓDULO 10 – PLANIFICAÇÃO DE METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS, AVALIAÇÃO E GESTÃO DO TEMPO – 16H

  • Registo e planificação de atividades;
  • Utilização eficaz do tempo;
  • Planificação e Observação da ação;
  • Avaliação:
    • Formas de Registo de Avaliação;
    • Parâmetros de Avaliação.

MÓDULO 11 – FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO LABORAL – 12H

  • Orientação Profissional;
  • Procura de Emprego;
  • Emprego por conta própria;
  • Emprego por conta de outrem.

AVALIAÇÃO – 8H

ESTÁGIO – 160 HORAS

Ver Condições Gerais do Curso

1.1. Definição e alteração de horários, locais e cronograma

A definição dos horários, locais e cronograma dos cursos deverão ser feitos antecipadamente e disponibilizados via web a todos os formandos. Estará salvaguardado que, na definição dos três critérios acima descritos, os mesmos devem ser adequados às especificidades e características de cada curso, bem como ao público-alvo a que se destinam.

A formação poderá vir a ser alterada, podendo a Empower Up, a todo o tempo e nos termos previstos nas Regras de Funcionamento, indicar outro cronograma para a realização da formação. Todos os formandos serão devidamente avisados das potenciais alterações.

As alterações do plano previsto, pelas razões referidas no ponto anterior, não conferem ao formando o direito a qualquer indemnização.

1.2. Interrupções, alterações e possibilidade de repetição de cursos e módulos

Caberá ao Coordenador Pedagógico da Empower Up a interrupção, alteração ou repetição de uma ação de formação ou módulo, bem como a alteração da duração dos módulos e do curso, desde que perfeitamente justificável e comunicada à totalidade dos formandos. Em todas as situações, deverá estar sempre salvaguardado o cumprimento dos objetivos técnico-pedagógicos do curso e as competências a adquirir/desenvolver. Tendo sempre em conta o feedback dos formandos e dos formadores, salvaguardando a aprendizagem dos formandos.

1.3. Cancelamento e adiamento de ações de formação/módulos

A Empower Up pode anular ou adiar qualquer ação programada para a qual o número de inscrições seja insuficiente, ou por qualquer outro motivo de gestão. Esta situação poderá ocorrer até cinco dias úteis antes da data de início da formação.

A Coordenação pode adiar qualquer módulo, quando se verifique uma das seguintes situações:

  • Falta de comparência do formador e não haja possibilidade de substituição;
  • Comparência de apenas 10% do total de formandos na turma.
  • Os formandos serão sempre avisados da decisão tomada.

1.4. Pagamentos, descontos e devoluções

A inscrição dos formandos no curso só é concretizada com o pagamento da inscrição. As propinas de frequência devem ser pagas mensalmente, até ao dia 8 de cada mês, de forma sucessiva.

Em casos excecionais, o pagamento da mensalidade poderá ser efetuado do dia 1 ao dia 30 de cada mês, tendo o formando de avisar a coordenação desta situação.

O pagamento dos cursos poderá sofrer desconto perante algumas situações:

  • A pronto pagamento – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
  • Caso seja o segundo curso que o formando realiza com a Empower Up – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
  • Caso o formando se inscreva em dois cursos em simultâneo – será efetuado um desconto de 10% no somatório dos valores dos dois cursos.

Caso algum formando desista do curso até 10 dias úteis antes da data de início do mesmo, ser-lhe-á devolvido o valor da inscrição. Caso a desistência seja efetuada após essa data, o valor da inscrição não será devolvido.

Os formandos poderão desistir do curso em qualquer momento, após o início da ação de formação, sem terem de continuar a realizar o pagamento das propinas, bastando que informem a Empower Up da sua desistência, por escrito, através de Carta ou Email. Os formandos apenas têm a obrigação de efetuar o pagamento das propinas até ao mês em que comunicam a sua desistência. Qualquer valor pago relativo a propinas de meses posteriores à desistência do curso será devolvido aos formandos.

Formadores

Maria José Santos

Maria José Santos

Formada em Psicologia pela Universidade Lusófona, e em Medicina Legal e Ciência Forenses, pelo INML, tem formação pós-graduada em Psicologia do Comportamento, Administração Escolar, e em Recursos Humanos. Tem ainda formação Especializada em Educação Especial e Inclusão (LAHNSR).

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