Técnico de Contabilidade‚Fiscalidade e Gestão

Formação certificada não inserida no CNQ (Outra Formação Profissional)

O curso de técnico de contabilidade, fiscalidade e gestão administrativa visa proporcionar conhecimentos práticos atualizados nas áreas contabilística, fiscal e de gestão administrativa das empresas. E esses conhecimentos vão contribuir para uma rápida integração no mercado de trabalho.
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Duração: 200 horas

Desde 95 €/mês

Modalidades de formação

A estrutura do curso compreende sessões síncronas, nas quais os participantes se reúnem em tempo real com o formador (virtual ou presencialmente), e atividades assíncronas, que permitirão aos participantes realizar as tarefas de forma autónoma, ao seu próprio ritmo e de acordo com a sua disponibilidade.

Datas previstas

Sábado, 09:00-13:00:

05-07-2025

E-learning (videoconferência)

2.ª e 4.ª feira, 18:30-22:30:

09-07-2025

E-learning (videoconferência) ou Presencial

Os formandos ficam a conhecer os procedimentos e documentos contabilísticos. Assim, ficam habilitados a prestar apoio no seu tratamento. E ganham também noções sobre indicadores de gestão, de gestão administrativa e de métodos de organização.

Tais conhecimentos são particularmente valiosos na gestão corrente das empresas. Além disso, têm oportunidade de aprender a importância da utilização de programas informáticos de faturação, contabilidade e de tarefas administrativas em geral.

O rápido desenvolvimento de novas formas de trabalho exige que os profissionais se atualizem. Desta forma, podem prover as suas organizações de melhores meios de gestão.

Os técnicos de contabilidade, fiscalidade e gestão administrativa têm a vantagem de poderem integrar empresas em qualquer área de negócio ou setor de atividade. Além disso, podem desempenhar variadas funções profissionais, consoante a estrutura e a necessidade das empresas.

Profissionais com conhecimento práticos de processos contabilísticos e de gestão administrativa são essenciais em empresas de:

  • contabilidade
  • gestão de ativos
  • serviços em geral
  • serviços de advocacia e aconselhamento legal e fiscal
  • mediação de seguros
  • suporte e departamentos de apoio ao cliente

Além destas, qualquer organização que inclua receção ou careça de apoio administrativo a cargos e departamentos específicos necessita de profissionais qualificados.

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Objetivos

  • Conhecer os documentos contabilísticos;
  • Efetuar o tratamento contabilístico dos principais documentos;
  • Ler e calcular alguns indicadores de gestão;
  • Utilizar programas informáticos de faturação e contabilidade;
  • Gerir os recursos humanos;
  • Efetuar campanhas de marketing e gerir vendas;
  • Organizar a logística e a distribuição;
  • Estabelecer relações produtivas com assertividade;
  • Conduzir negociações de forma eficaz;
  • Desenvolver pequenos projetos de empreendedorismo.

Público-alvo

Dirigido a quem pretenda adquirir conhecimento práticos de processos contabilísticos e de gestão administrativa e que queira desenvolver carreira profissional em: empresas de contabilidade, empresas de gestão de ativos, empresas de serviços em geral, empresas de serviços de advocacia e aconselhamento legal e fiscal, mediação de seguros, departamentos de apoio ao cliente.

Duração

200 horas (aulas teóricas)

Custo (sábado)

90 € de inscrição + 10 mensalidades de 95 €

Custo (pós-laboral)

130 € de inscrição + 7 mensalidades de 130 €

Também aceitamos pagamentos com:

Ticket Educação
Ticket Ensino

Pré-requisitos

9.º ano de escolaridade e mais de 18 anos

Ver programa

Módulo 1 – Contabilidade I (48 horas)

  • A empresa e a contabilidade;
  • Características e princípios contabilísticos fundamentais;
  • Sistema de Normalização Contabilística – SNC;
  • Breve classificação contabilística: contas e classes de contas;
  • Registo contabilístico;
  • Demonstrações financeiras;
  • Documentos comerciais;
  • O plano de contas em SNC;
  • Contas do Ativo, classificação e reconhecimento;
  • Contas do Passivo, classificação e reconhecimento;
  • Contas do Capital Próprio, classificação e reconhecimento;
  • Contas de Gastos, classificação e reconhecimento;
  • Contas de Rendimento, classificação e reconhecimento;
  • Contas de resultados e formas de cálculo;
  • Contabilidade especializada e operações corrente:
    • O IVA e as operações de compra e venda; Capital Próprio;
    • Gastos com o Pessoal;
    • Ativos fixos tangíveis;
    • Ativos intangíveis.

Módulo 2 – Contabilidade II e Fiscalidade (52 horas)

  • Consolidação de Contas e Operações de fim de exercício:
    • Métodos de consolidação de contas;
    • Tributação pelo lucro consolidado;
    • Os balanços consolidados;
    • Trabalhos de Preparação de contas;
    • Contas Retificadas;
    • Mapas de rectificação de contas e apuramento de resultados;
    • Apuramento do resultado líquido;
    • Elaboração e apuramento de balancete;
    • Elaboração das demonstrações económico-financeiras;
    • Operações de fim de exercício;
    • Encerramento e reabertura de contas;
  • Fiscalidade:
    • Organização contabilística e cumprimento de obrigações fiscais;
    • Pagamento de vencimento – trabalhadores dependentes, independentes e entrega de montantes deduzidos;
    • Apuramento de lucro e apresentação de declaração de rendimentos;
    • Processamento de compras e vendas;
    • Cumprimento de obrigações declarativas fiscais;
    • IVA – Apuramento contabilístico e preenchimento das declarações periódicas e respetivos anexos;
    • IRS – Apuramento do imposto a pagar e preenchimento da declaração de rendimentos – Modelo 3;
    • IRC – Apuramento de resultados contabilísticos e fiscais, preenchimento da declaração de rendimentos;
    • Dossiê fiscal da empresa;
    • IES;
    • Segurança Social – Obrigações declarativas e de pagamento;
    • Modelo 10;
    • Relatório Único.

Módulo 3 – Introdução à Gestão (12 horas)

  • Conceito de Gestão;
  • Função da Gestão;
  • Níveis de Gestão;
  • Os gestores, a organização, a empresa e a criação de valor;
  • O gestor – o seu papel: Tarefas e aptidões necessárias;
  • A empresa enquanto organização;
  • Os objectivos;
  • Planeamento;
  • Tomada de decisões;
  • Organização;
  • Liderança;
  • Comunicação.

Módulo 4 – Informática Aplicada (I e II) (28 horas)

  • Sistema operativo – Windows;
  • Editor de Texto – Word;
  • Folha de Cálculo – Excel;
  • Software de apresentação – Powerpoint;
  • Software de Base de Dados;
  • Software de apoio à gestão e contabilidade – prática contabilística (processamento salarial; segurança social; IRS…).

Módulo 5 – Introdução à Gestão de Recursos Humanos (12 horas)

  • Gestão estratégica de Recursos Humanos;
  • Recrutamento, selecção e integração;
  • Direito do trabalho e regulação social;
  • Gestão de carreiras e avaliação de desempenho;
  • Gestão administrativa de pessoal;
  • Organização de trabalho e gestão do tempo;
  • Comunicações com a Segurança Social, ACT;
  • Comunicação para seguros de trabalho e sindicatos;
  • Enquadramento das categorias profissionais e tabelas salariais;
  • Registo de contratos;
  • Elaboração de horário de trabalho;
  • Elaboração dos relatórios periódicos obrigatórios;
  • Elaboração e envio do Relatório Anual da Formação Contínua – preenchimento do Anexo C do Relatório Único).

Módulo 6 – Introdução à Gestão de Marketing e Vendas (12 horas)

  • Conceitos básicos sobre Marketing;
  • Introdução à Comunicação de Marketing;
  • Marketing Directo;
  • Marketing e Comunicação on-line;
  • Estudos de Mercado;
  • Técnicas de Vendas;
  • Técnicas de previsão de vendas;
  • Locais de venda;
  • Comercializar e vender.

Módulo 7 – Logística e Distribuição (8 horas)

  • Enquadramento da logística e distribuição;
  • Gestão de Stocks;
  • Economato;
  • Gestão de compras e inventário;
  • Análise financeira;
  • Comércio e distribuição.

Módulo 8 – Relacionamento Interpessoal (4 horas)

  • Comunicação interpessoal;
  • Comunicação verbal e não verbal;
  • Barreiras à comunicação;
  • As atitudes facilitadoras da comunicação;
  • Gestão de conflitos;
  • Assertividade no trabalho.

Módulo 9 – Negociação (4 horas)

  • O Processo de negociação;
  • As variáveis da negociação;
  • Competências dos negociadores;
  • Estilos de negociação;
  • Estratégias;
  • Fases de negociação – o processo;
  • Linguagem corporal no processo de negociação;
  • Principais erros na negociação;
  • O cliente;
  • A preparação da negociação;
  • Comunicação – linguagem verbal;
  • Técnicas de fecho do negócio.

Módulo 10 – Empreendedorismo (4 horas)

  • As competências individuais do empreendedor:
    • O que é ser empreendedor;
    • Empreendedorismo – conceitos e definição;
    • Atitudes empreendedoras;
    • Produtividade;
    • Mitos e Factos;
    • Perfil do Empreendedor;
    • A motivação;
    • A ideia de negócio – pertinência e ideia de negócio;
    • Exequibilidade e viabilidade;
    • Objectivos;
    • Orçamentos;
  • Plano de negócio

Avaliação Sumativas Escrita (16 horas)

Ver Condições Gerais do Curso

1.1. Definição e alteração de horários, locais e cronograma

A definição dos horários, locais e cronograma dos cursos deverão ser feitos antecipadamente e disponibilizados via web a todos os formandos. Estará salvaguardado que, na definição dos três critérios acima descritos, os mesmos devem ser adequados às especificidades e características de cada curso, bem como ao público-alvo a que se destinam.

A formação poderá vir a ser alterada, podendo a Empower Up, a todo o tempo e nos termos previstos nas Regras de Funcionamento, indicar outro cronograma para a realização da formação. Todos os formandos serão devidamente avisados das potenciais alterações.

As alterações do plano previsto, pelas razões referidas no ponto anterior, não conferem ao formando o direito a qualquer indemnização.

1.2. Interrupções, alterações e possibilidade de repetição de cursos e módulos

Caberá ao Coordenador Pedagógico da Empower Up a interrupção, alteração ou repetição de uma ação de formação ou módulo, bem como a alteração da duração dos módulos e do curso, desde que perfeitamente justificável e comunicada à totalidade dos formandos. Em todas as situações, deverá estar sempre salvaguardado o cumprimento dos objetivos técnico-pedagógicos do curso e as competências a adquirir/desenvolver. Tendo sempre em conta o feedback dos formandos e dos formadores, salvaguardando a aprendizagem dos formandos.

1.3. Cancelamento e adiamento de ações de formação/módulos

A Empower Up pode anular ou adiar qualquer ação programada para a qual o número de inscrições seja insuficiente, ou por qualquer outro motivo de gestão. Esta situação poderá ocorrer até cinco dias úteis antes da data de início da formação.

A Coordenação pode adiar qualquer módulo, quando se verifique uma das seguintes situações:

  • Falta de comparência do formador e não haja possibilidade de substituição;
  • Comparência de apenas 10% do total de formandos na turma.
  • Os formandos serão sempre avisados da decisão tomada.

1.4. Pagamentos, descontos e devoluções

A inscrição dos formandos no curso só é concretizada com o pagamento da inscrição. As propinas de frequência devem ser pagas mensalmente, até ao dia 8 de cada mês, de forma sucessiva.

Em casos excecionais, o pagamento da mensalidade poderá ser efetuado do dia 1 ao dia 30 de cada mês, tendo o formando de avisar a coordenação desta situação.

O pagamento dos cursos poderá sofrer desconto perante algumas situações:

  • A pronto pagamento – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
  • Caso seja o segundo curso que o formando realiza com a Empower Up – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
  • Caso o formando se inscreva em dois cursos em simultâneo – será efetuado um desconto de 10% no somatório dos valores dos dois cursos.

Caso algum formando desista do curso até 10 dias úteis antes da data de início do mesmo, ser-lhe-á devolvido o valor da inscrição. Caso a desistência seja efetuada após essa data, o valor da inscrição não será devolvido.

Os formandos poderão desistir do curso em qualquer momento, após o início da ação de formação, sem terem de continuar a realizar o pagamento das propinas, bastando que informem a Empower Up da sua desistência, por escrito, através de Carta ou Email. Os formandos apenas têm a obrigação de efetuar o pagamento das propinas até ao mês em que comunicam a sua desistência. Qualquer valor pago relativo a propinas de meses posteriores à desistência do curso será devolvido aos formandos.

Formadores

Américo Fernandes

Américo Fernandes

Licenciado em Engenharia Informática e Pós-graduado em Finanças, banca e seguradoras. Colabora há 8 anos com a Empower Up, dando formação em Contabilidade e Inglês Técnico. É também Analista de Negócios desde 2019.
David Duarte

David Duarte

Licenciado em Contabilidade e Gestão Financeira e mestrando nas mesmas áreas. É Contabilista Certificado e Formador Certificado, e tem mais de 10 anos de experiência profissional nas áreas da Contabilidade, Fiscalidade, Processamento Salarial, Gestão de Empresas e Formação Interna.
Paulo Gaspar

Paulo Gaspar

É formador certificado e ministra há vários anos formação nas áreas da Contabilidade e Fiscalidade. Licenciado em Contabilidade e Administração, é CEO de uma empresa de contabilidade e consultoria financeira e fiscal.
Rosário Cardim

Rosário Cardim

Licenciada em Contabilidade, tem várias pós‑graduações em Contabilidade e em Gestão Pública. É formadora desde 1992, em Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde, nomeadamente de: Contabilidade Financeira, Contabilidade de Gestão, Contabilidade Pública SNC-AP, entre outras.

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  • Frequentei o curso de Auxilar de Veterinária e não poderia estar mais satisfeita. Desde a... ler mais

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    21 de Junho, 2025

    Uma experiencia muito positiva, acompanhamento desde o inicio ao fim, sempre disponiveis. Equipa impecavel!!

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    20 de Junho, 2025

    Quero agradecer a toda a equipa Empower pelo seu empenho nesta formação. Sempre muito prestáveis... ler mais

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    25 de Abril, 2025
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