Técnico de Contabilidade Fiscalidade e Gestão
Duração: 200 horas
Desde 95 €/mês
Modalidades de formação
Sessões Síncronas: sessões em tempo real com o formador.
Sessões Assíncronas: acesso ao conteúdo do curso e às atividades no seu próprio ritmo e horário. Os materiais de aprendizagem serão disponibilizados online.
Datas previstas
Sábado, 09:00-13:00:
E-learning (videoconferência)
2.ª e 4.ª feira, 18:30-22:30:
E-learning (videoconferência) ou Lisboa
Os formandos ficam a conhecer os procedimentos e documentos contabilísticos. Assim, ficam habilitados a prestar apoio no seu tratamento. E ganham também noções sobre indicadores de gestão, de gestão administrativa e de métodos de organização.
Tais conhecimentos são particularmente valiosos na gestão corrente das empresas. Além disso, têm oportunidade de aprender a importância da utilização de programas informáticos de faturação, contabilidade e de tarefas administrativas em geral.
O rápido desenvolvimento de novas formas de trabalho exige que os profissionais se atualizem. Desta forma, podem prover as suas organizações de melhores meios de gestão.
Os técnicos de contabilidade, fiscalidade e gestão administrativa têm a vantagem de poderem integrar empresas em qualquer área de negócio ou setor de atividade. Além disso, podem desempenhar variadas funções profissionais, consoante a estrutura e a necessidade das empresas.
Profissionais com conhecimento práticos de processos contabilísticos e de gestão administrativa são essenciais em empresas de:
- contabilidade
- gestão de ativos
- serviços em geral
- serviços de advocacia e aconselhamento legal e fiscal
- mediação de seguros
- suporte e departamentos de apoio ao cliente
Além destas, qualquer organização que inclua receção ou careça de apoio administrativo a cargos e departamentos específicos necessita de profissionais qualificados.
Ver mais +Objetivos
- Conhecer os documentos contabilísticos;
- Efetuar o tratamento contabilístico dos principais documentos;
- Ler e calcular alguns indicadores de gestão;
- Utilizar programas informáticos de faturação e contabilidade;
- Gerir os recursos humanos;
- Efetuar campanhas de marketing e gerir vendas;
- Organizar a logística e a distribuição;
- Estabelecer relações produtivas com assertividade;
- Conduzir negociações de forma eficaz;
- Desenvolver pequenos projetos de empreendedorismo.
Público-alvo
Dirigido a quem pretenda adquirir conhecimento práticos de processos contabilísticos e de gestão administrativa e que queira desenvolver carreira profissional em: empresas de contabilidade, empresas de gestão de ativos, empresas de serviços em geral, empresas de serviços de advocacia e aconselhamento legal e fiscal, mediação de seguros, departamentos de apoio ao cliente.
Duração
200 horas (aulas teóricas)
Custo
90 € de inscrição + 10 mensalidades de 95 €
Custo (pós-laboral)
130 € de inscrição + 7 mensalidades de 130 €
Também aceitamos pagamentos com:
Pré-requisitos
12.º ano de escolaridade e mais de 18 anos
Ver programa
Módulo 1 – Contabilidade I (48 horas)
- A empresa e a contabilidade;
- Características e princípios contabilísticos fundamentais;
- Sistema de Normalização Contabilística – SNC;
- Breve classificação contabilística: contas e classes de contas;
- Registo contabilístico;
- Demonstrações financeiras;
- Documentos comerciais;
- O plano de contas em SNC;
- Contas do Ativo, classificação e reconhecimento;
- Contas do Passivo, classificação e reconhecimento;
- Contas do Capital Próprio, classificação e reconhecimento;
- Contas de Gastos, classificação e reconhecimento;
- Contas de Rendimento, classificação e reconhecimento;
- Contas de resultados e formas de cálculo;
- Contabilidade especializada e operações corrente:
- O IVA e as operações de compra e venda; Capital Próprio;
- Gastos com o Pessoal;
- Ativos fixos tangíveis;
- Ativos intangíveis.
Módulo 2 – Contabilidade II (44 horas)
- Consolidação de Contas e Operações de fim de exercício:
- Métodos de consolidação de contas;
- Tributação pelo lucro consolidado;
- Os balanços consolidados;
- Trabalhos de Preparação de contas;
- Contas Retificadas;
- Mapas de rectificação de contas e apuramento de resultados;
- Apuramento do resultado líquido;
- Elaboração e apuramento de balancete;
- Elaboração das demonstrações económico-financeiras;
- Operações de fim de exercício;
- Encerramento e reabertura de contas;
- Fiscalidade:
- Organização contabilística e cumprimento de obrigações fiscais;
- Pagamento de vencimento – trabalhadores dependentes, independentes e entrega de montantes deduzidos;
- Apuramento de lucro e apresentação de declaração de rendimentos;
- Processamento de compras e vendas;
- Cumprimento de obrigações declarativas fiscais;
- IVA – Apuramento contabilístico e preenchimento das declarações periódicas e respetivos anexos;
- IRS – Apuramento do imposto a pagar e preenchimento da declaração de rendimentos – Modelo 3;
- IRC – Apuramento de resultados contabilísticos e fiscais, preenchimento da declaração de rendimentos;
- Dossiê fiscal da empresa;
- IES;
- Segurança Social – Obrigações declarativas e de pagamento;
- Modelo 10;
- Relatório Único.
Módulo 3 – Introdução à Gestão (12 horas)
- Conceito de Gestão;
- Função da Gestão;
- Níveis de Gestão;
- Os gestores, a organização, a empresa e a criação de valor;
- O gestor – o seu papel: Tarefas e aptidões necessárias;
- A empresa enquanto organização;
- Os objectivos;
- Planeamento;
- Tomada de decisões;
- Organização;
- Liderança;
- Comunicação.
Módulo 4 – Informática Aplicada (24 horas)
- Sistema operativo – Windows;
- Editor de Texto – Word;
- Folha de Cálculo – Excel;
- Software de apresentação – Powerpoint;
- Software de Base de Dados;
- Software de apoio à gestão e contabilidade – prática contabilística (processamento salarial; segurança social; IRS…).
Módulo 5 – Gestão de Recursos Humanos (12 horas)
- Gestão estratégica de Recursos Humanos;
- Recrutamento, selecção e integração;
- Direito do trabalho e regulação social;
- Gestão de carreiras e avaliação de desempenho;
- Gestão administrativa de pessoal;
- Organização de trabalho e gestão do tempo;
- Comunicações com a Segurança Social, ACT;
- Comunicação para seguros de trabalho e sindicatos;
- Enquadramento das categorias profissionais e tabelas salariais;
- Registo de contratos;
- Elaboração de horário de trabalho;
- Elaboração dos relatórios periódicos obrigatórios;
- Elaboração e envio do Relatório Anual da Formação Contínua – preenchimento do Anexo C do Relatório Único).
Módulo 6 – Gestão de Marketing e Vendas (15 horas)
- Conceitos básicos sobre Marketing;
- Introdução à Comunicação de Marketing;
- Marketing Directo;
- Marketing e Comunicação on-line;
- Estudos de Mercado;
- Técnicas de Vendas;
- Técnicas de previsão de vendas;
- Locais de venda;
- Comercializar e vender.
Módulo 7 – Logística e Distribuição (8 horas)
- Enquadramento da logística e distribuição;
- Gestão de Stocks;
- Economato;
- Gestão de compras e inventário;
- Análise financeira;
- Comércio e distribuição.
Módulo 8 – Relacionamento Interpessoal (8 horas)
- Comunicação interpessoal;
- Comunicação verbal e não verbal;
- Barreiras à comunicação;
- As atitudes facilitadoras da comunicação;
- Gestão de conflitos;
- Assertividade no trabalho.
Módulo 9 – Negociação (8 horas)
- O Processo de negociação;
- As variáveis da negociação;
- Competências dos negociadores;
- Estilos de negociação;
- Estratégias;
- Fases de negociação – o processo;
- Linguagem corporal no processo de negociação;
- Principais erros na negociação;
- O cliente;
- A preparação da negociação;
- Comunicação – linguagem verbal;
- Técnicas de fecho do negócio.
Módulo 10 – Empreendedorismo (8 horas)
- As competências individuais do empreendedor:
- O que é ser empreendedor;
- Empreendedorismo – conceitos e definição;
- Atitudes empreendedoras;
- Produtividade;
- Mitos e Factos;
- Perfil do Empreendedor;
- A motivação;
- A ideia de negócio – pertinência e ideia de negócio;
- Exequibilidade e viabilidade;
- Objectivos;
- Orçamentos;
- Plano de negócio
Avaliação Sumativas Escrita (16 horas)
Ver Condições Gerais do Curso
1.1. Definição e alteração de horários, locais e cronograma
A definição dos horários, locais e cronograma dos cursos deverão ser feitos antecipadamente e disponibilizados via web a todos os formandos. Estará salvaguardado que, na definição dos três critérios acima descritos, os mesmos devem ser adequados às especificidades e características de cada curso, bem como ao público-alvo a que se destinam.
A formação poderá vir a ser alterada, podendo a Empower Up, a todo o tempo e nos termos previstos nas Regras de Funcionamento, indicar outro cronograma para a realização da formação. Todos os formandos serão devidamente avisados das potenciais alterações.
As alterações do plano previsto, pelas razões referidas no ponto anterior, não conferem ao formando o direito a qualquer indemnização.
1.2. Interrupções, alterações e possibilidade de repetição de cursos e módulos
Caberá ao Coordenador Pedagógico da Empower Up a interrupção, alteração ou repetição de uma ação de formação ou módulo, bem como a alteração da duração dos módulos e do curso, desde que perfeitamente justificável e comunicada à totalidade dos formandos. Em todas as situações, deverá estar sempre salvaguardado o cumprimento dos objetivos técnico-pedagógicos do curso e as competências a adquirir/desenvolver. Tendo sempre em conta o feedback dos formandos e dos formadores, salvaguardando a aprendizagem dos formandos.
1.3. Cancelamento e adiamento de ações de formação/módulos
A Empower Up pode anular ou adiar qualquer ação programada para a qual o número de inscrições seja insuficiente, ou por qualquer outro motivo de gestão. Esta situação poderá ocorrer até cinco dias úteis antes da data de início da formação.
A Coordenação pode adiar qualquer módulo, quando se verifique uma das seguintes situações:
- Falta de comparência do formador e não haja possibilidade de substituição;
- Comparência de apenas 10% do total de formandos na turma.
- Os formandos serão sempre avisados da decisão tomada.
1.4. Pagamentos, descontos e devoluções
A inscrição dos formandos no curso só é concretizada com o pagamento da inscrição. As propinas de frequência devem ser pagas mensalmente, até ao dia 8 de cada mês, de forma sucessiva.
Em casos excecionais, o pagamento da mensalidade poderá ser efetuado do dia 1 ao dia 30 de cada mês, tendo o formando de avisar a coordenação desta situação.
O pagamento dos cursos poderá sofrer desconto perante algumas situações:
- A pronto pagamento – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
- Caso seja o segundo curso que o formando realiza com a Empower Up – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
- Caso o formando se inscreva em dois cursos em simultâneo – será efetuado um desconto de 10% no somatório dos valores dos dois cursos.
Caso algum formando desista do curso até 10 dias úteis antes da data de início do mesmo, ser-lhe-á devolvido o valor da inscrição. Caso a desistência seja efetuada após essa data, o valor da inscrição não será devolvido.
Os formandos poderão desistir do curso em qualquer momento, após o início da ação de formação, sem terem de continuar a realizar o pagamento das propinas, bastando que informem a Empower Up da sua desistência, por escrito, através de Carta ou Email. Os formandos apenas têm a obrigação de efetuar o pagamento das propinas até ao mês em que comunicam a sua desistência. Qualquer valor pago relativo a propinas de meses posteriores à desistência do curso será devolvido aos formandos.