Formação para Progressão Profissional de Técnicos Auxiliares de Saúde

Formação em regime modular, composta por quatro Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD 6562, UFCD 6574, UFCD 6571, UFCD 6575), de 50 horas cada, combinando diferentes formas de interação e aprendizagem. O curso inclui sessões síncronas, que podem ser realizadas presencialmente ou à distância, através de videoconferência e atividades assíncronas, como exercícios práticos, trabalhos individuais ou em grupo, e estudo autónomo.
Saber mais

Duração: 200 horas

Desde 95 €/mês

Datas previstas

2.ª feira, 18:30-22:30:

data a definir

E-learning (videoconferência),Lisboa

Esgotado

3.ª feira, 18:30-22:30:

21-01-2025

E-learning (videoconferência),Lisboa

Este curso para Progressão Profissional de Técnicos Auxiliares de Saúde visa proporcionar uma formação sólida e especializada, que permita aos profissionais desenvolverem competências avançadas no apoio à prestação de cuidados de saúde. Pretende-se aprofundar conhecimentos sobre práticas seguras e humanizadas no cuidado a utentes, alinhando as funções desempenhadas com os padrões de qualidade exigidos em contextos clínicos e sociais.

A formação visa também reforçar a capacidade de trabalhar em equipa, promovendo uma atuação ética, eficiente e centrada nas necessidades dos utentes, ao mesmo tempo que se garante a adesão rigorosa às normas de segurança e prevenção de riscos.

Este curso dá resposta ao referido no Decreto-Lei n.º 120/2023, de 22 de dezembro, que veio criar a Carreira Especial de Técnico Auxiliar de Saúde e a Carreira de Técnico Auxiliar de Saúde.

Formação modular composta por quatro Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD):

  • UFCD 6562: Prevenção e controlo da infeção: princípios básicos a considerar na prestação de cuidados de saúde;
  • UFCD 6574: Cuidados na higiene, conforto e eliminação;
  • UFCD 6571: Técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e transporte;
  • UFCD 6575: Cuidados na alimentação e hidratação.
Ver mais +

Objetivos

  • Apoiar nas necessidades de eliminação, bem como nos cuidados de higiene e conforto dos utentes;
  • Auxiliar nos cuidados de eliminação, higiene e conforto, além da realização de tratamentos a feridas e úlceras, garantindo a eliminação adequada de resíduos;
  • Assistir na prestação de cuidados a utentes que irão realizar, ou já realizaram, intervenções cirúrgicas;
  • Colaborar na preparação dos utentes para a realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica;
  • Ajudar nas tarefas de alimentação e hidratação, incluindo a preparação de refeições ligeiras e suplementos alimentares, assim como acompanhar o utente durante as refeições;
  • Executar tarefas que exijam ação imediata, alertando o profissional de saúde responsável quando necessário;
  • Auxiliar na transferência, posicionamento e transporte de utentes que necessitam de apoio total ou parcial, conforme as orientações do profissional de saúde;
  • Apoiar na recolha de amostras biológicas e seu transporte para os serviços apropriados, seguindo as normas e procedimentos estabelecidos;
  • Auxiliar nos cuidados post mortem, em conformidade com as normas e orientações dos profissionais de saúde;
  • Preparar e executar os procedimentos para a esterilização de material, seguindo as normas específicas para cada área do serviço, incluindo:
  • Gerir a entrega e recolha de dispositivos médicos;
  • Realizar a receção e descontaminação dos dispositivos médicos;
  • Inspecionar dispositivos médicos para garantir sua adequação;
  • Preparar e organizar o instrumental cirúrgico;
  • Preparar e embalar dispositivos médicos;
  • Organizar têxteis e consumíveis;
  • Gerir o processo de esterilização e armazenamento de material esterilizado;
  • Realizar o reprocessamento de dispositivos médicos, priorizando conforme a urgência e a necessidade das atividades cirúrgicas, tanto urgentes quanto programadas;
  • Identificar e reportar quaisquer inconformidades relacionadas com dispositivos médicos, equipamentos ou outras estruturas de apoio;
  • Transportar e distribuir oxigénio e materiais esterilizados pelos serviços de assistência médica;
  • Realizar a manutenção preventiva e reposição de material e equipamentos, assegurando a manutenção de todos os materiais utilizados nos cuidados aos doentes;
  • Colaborar na integração de novos técnicos auxiliares de saúde na unidade ou serviço onde trabalham;
  • Participar em programas de formação contínua e colaborar em grupos de trabalho, com enfoque em temas como:
  • Prevenção e controle de doenças transmissíveis;
  • Participação em programas de vigilância epidemiológica;
  • Prevenção e controle de infeções hospitalares;
  • Prevenção de danos físicos que possam ocorrer aos doentes durante a assistência de saúde;
  • Prevenção de acidentes em serviço.

Duração

200 horas (aulas teóricas)

Custo

95 € de inscrição + 8 mensalidades de 95 €

Também aceitamos pagamentos com:

Ticket Educação
Ticket Ensino

Pré-requisitos

12.º ano de escolaridade e 18 anos de idade

Público-alvo

Este curso é destinado a todos aqueles que queiram propor-se a exercer a profissão de Técnico Auxiliar de Saúde ou de Auxiliar de Ação Médica.

Ver programa

UFCD 6562: Prevenção e controlo da infeção: princípios básicos a considerar na prestação de cuidados de saúde

  • Aulas teóricas síncronas: 28 horas
  • Exercícios assíncronos de avaliação contínua: 22 horas

Objetivos

  • Identificar noções básicas de microbiologia.
  • Identificar os conceitos e princípios associados à epidemiologia da infeção e cadeia epidemiológica.
  • Identificar o papel das entidades e dos profissionais intervenientes na prevenção e controlo da infeção: orientações, medidas e recomendações.
  • Identificar o enquadramento legal associado ao controlo da infeção.
  • Identificar os conceitos de doença, infeção e doença infeciosa.
  • Identificar situações de risco potenciadoras da infeção associadas aos diferentes contextos de prestação de cuidados.
  • Identificar a tipologia e utilização/funcionalidade dos diferentes equipamentos de proteção individual.
  • Identificar as precauções básicas a ter com a limpeza do fardamento, a vacinação e cuidados de higiene pessoal.
  • Explicar que o profissional de saúde pode ser um potencial hospedeiro e/ou vetor de infeção.
  • Identificar as precauções básicas a ter no transporte de utentes.
  • Identificar as precauções básicas a ter no transporte de amostras biológicas.
  • Identificar as precauções básicas a ter nos cuidados ao corpo e transporte post-mortem.
  • Aplicar as técnicas de higienização das mãos, no âmbito das tarefas associadas à prestação de cuidados diretos, de acordo com orientações, medidas e recomendações da OMS e Programas Nacionais.
  • Utilizar e descartar corretamente o equipamento de proteção individual adequado, no âmbito das tarefas associadas à prestação de cuidados diretos, de acordo com orientações, medidas e recomendações da OMS e Programas Nacionais.
  • Explicar a importância de se atualizar e adaptar a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias no âmbito das suas atividades.
  • Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
  • Explicar o dever de agir em função das orientações do profissional de saúde.
  • Explicar o impacte das suas ações no bem-estar de terceiros.
  • Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
  • Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho.
  • Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
  • Explicar a importância de prever e antecipar riscos.
  • Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.
  • Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas.
  • Explicar a importância de desenvolver uma capacidade de alerta que permita sinalizar situações ou contextos que exijam intervenção.

Conteúdos

  • Noções básicas de Microbiologia
    • Introdução à microbiologia
    • Morfologia e estrutura de microrganismos
      • Vírus
      • Bactérias
      • Fungos
      • Parasitas
    • Nutrição de microrganismos
    • Meios de cultura de microrganismos
    • Crescimento microbiano
    • Ação de agentes físicos e químicos
  • Epidemiologia da infeção – cadeia epidemiológica
    • Microrganismos e patogenicidade
    • Reservatórios ou fontes dos microrganismos
    • Portas de entrada e de saída dos microrganismos
    • Vias de transmissão
    • Hospedeiro e sua suscetibilidade
    • Resistências antimicrobianas
  • Princípios da prevenção e controlo da infeção, medidas e recomendações
    • Os conceitos de doença, infeção e doença infeciosa
    • Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infeção associada aos cuidados de saúde
    • O papel das comissões de controlo de infeção nas unidades de saúde
    • Enquadramento legal do controlo da infeção
  • Conceitos básicos associados à infeção
    • Adquirida na comunidade
    • Nosocomial
    • Infeção Cruzada
  • Exposição a risco biológico
    • Conceito de agente biológico
    • Prevenção na exposição ao risco biológico
    • Tuberculose
    • Hepatite A, B e C
    • HIV
  • Potenciais alvos da infeção
    • O/A Técnico/a Auxiliar de Saúde como potencial hospedeiro e/ou vetor de infeção
  • Situações de risco potenciadoras da infeção
    • Os Contextos de prestação de cuidados (institucionalização/comunidade) e especificidades na área da prevenção e controlo da infeção de forma a prevenir a transmissão da infeção (disseminação aérea, por gotícula e por contacto; precauções com o equipamento, transporte e alojamento do utente)
    • A prevenção das infeções associadas às unidades/ serviços específicos e recomendações associadas
      • O isolamento
      • Unidades de utentes imunodeprimidos
      • Pediatria
      • Unidades de cuidados intensivos
      • Blocos operatórios
      • Salas de parto
      • Laboratórios
      • Consultas
      • Outras
    • A prevenção das infeções associadas à prestação de cuidados específicos e recomendações associadas
      • O utente submetido a intervenção invasiva
      • O transporte de utentes
      • O transporte de amostras biológicas
      • Os cuidados ao corpo e transporte post-mortem
    • Precauções básicas e o equipamento de proteção individual
      • Equipamento de proteção individual (qual, quando e como usar)
      • Higiene das mãos (conceito, técnicas, procedimentos)
      • Uso adequado e seguro das barreiras protetoras
      • Cuidados de higiene pessoal
      • Vacinação
      • Fardamento
    • Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
      • Tarefas que, sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão direta
      • Tarefas que, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho/a

UFCD 6574: Cuidados na higiene, conforto e eliminação

  • Aulas teóricas síncronas: 28 horas
  • Exercícios assíncronos de avaliação contínua: 22 horas

Objetivos

  • Adquirir noções sobre as necessidades humanas básicas: higiene e conforto, alimentação, hidratação, eliminação.
  • Adquirir noções básicas sobre os fatores de promoção e inibição de conforto e desconforto.
  • Identificar os aspetos referentes à privacidade, intimidade, sexualidade da pessoa nos cuidados de higiene e eliminação.
  • Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um enfermeiro.
  • Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do enfermeiro e aquelas que podem ser executadas sozinho.
  • Aplicar técnicas de apoio à higiene e conforto, na cama, ao utente que necessita de ajuda parcial, segundo orientação do enfermeiro e mobilizando conhecimentos fundamentais sobre métodos, materiais e equipamentos.
  • Aplicar técnicas de apoio à higiene e conforto, na casa de banho, ao utente que necessita de ajuda parcial, segundo orientação do enfermeiro e mobilizando conhecimentos fundamentais sobre métodos, materiais e equipamentos.
  • Aplicar técnicas de apoio à higiene e conforto na cama ao utente que necessita de ajuda total, auxiliando o Enfermeiro na prestação de cuidados de higiene e conforto.
  • Aplicar técnicas de apoio à eliminação, ao utente que necessita de ajuda parcial, segundo orientação do enfermeiro e utilizando e manuseando adequadamente os dispositivos indicados aos diferentes tipos de eliminação.
  • Aplicar técnicas de apoio à eliminação, ao utente que necessita ajuda total, auxiliando o enfermeiro na colocação dos dispositivos indicados aos diferentes tipos de eliminação.
  • Aplicar técnicas de substituição de roupa em camas e macas ocupadas, mobilizando conhecimentos fundamentais sobre métodos, materiais e equipamentos.
  • Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes.
  • Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
  • Explicar o dever de agir em função das orientações do enfermeiro.
  • Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.
  • Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
  • Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.
  • Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho assim como preservar a sua apresentação pessoal.
  • Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
  • Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.
  • Explicar a importância de prever e antecipar riscos.
  • Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.
  • Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas.
  • Explicar a importância de desenvolver as suas atividades promovendo a humanização do serviço.
  • Explicar a importância de desenvolver uma capacidade de alerta que permita sinalizar situações ou contextos que exijam intervenção.
  • Explicar a importância de demonstrar compreensão, paciência e sensibilidade na aplicação adequada de técnicas de higiene e conforto e mobilização do utente.
  • Explicar a importância de agir em função da capacidade de autonomia do utente, e de valorizar pequenos progressos.

Conteúdos

  • Noções gerais sobre necessidades humanas básicas
    • Necessidades humanas básicas ao longo do ciclo de vida do Indivíduo o no contínuo saúde/doença
    • O contributo do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde, na equipa multidisciplinar, para a satisfação das necessidades humanas básicas do utente: higiene e conforto; alimentação; hidratação; eliminação
  • Cuidados de higiene e conforto a utentes que necessitam de ajuda parcial ou total
    • A importância da higiene e do conforto para a saúde do utente
    • Questões relativas à privacidade, intimidade e sexualidade do utente
      • Aspetos a ter em conta na interação
    • Os principais fatores ambientais propiciadores de conforto/desconforto para o utente
    • Os principais fatores pessoais do utente propiciadores de conforto/desconforto
    • A técnica do banho
      • Banho na cama
      • Banho no chuveiro/banheira
      • Banho na cadeira de banho assistido
      • Banho na maca banheira
    • Técnicas de substituição de Roupas de cama e macas ocupadas
    • Técnicas de vestir e despir o utente
    • Materiais e equipamentos de higiene e conforto
    • Produtos de higiene e conforto: características e sua aplicação
    • Outros cuidados básicos de higiene e apresentação
      • Cabelo
      • Unhas
      • Barba
      • Higiene oral
    • A colaboração em cuidados de higiene a utentes com sistemas de soros, drenagens, tubagens e/ou outros dispositivos
  • A Eliminação
    • Cuidados a ter no antes e após a eliminação
      • Condições ambientais e de privacidade
      • A limpeza e higiene parcial dos genitais
    • Materiais e técnicas de apoio à eliminação
      • Colocação e remoção do urinol
        • Com a colaboração do utente
        • Auxiliando o enfermeiro
      • Colocação e remoção da arrastadeira
        • Com a colaboração do utente
        • Auxiliando o enfermeiro
      • Colocação e substituição de fraldas
        • Com a colaboração do utente
        • Auxiliando o enfermeiro
      • Transferência e posicionamento na cadeira sanitária
        • Com a colaboração do utente
      • Esvaziamento dos sacos coletores de urina com válvula
        • Cuidados de manuseamento
      • Outros dispositivos de apoio à eliminação – noções básicas: algalias, sondas vesicais, sondas rectais, sacos de urostomia, sacos de nefrostomia, sacos de colostomia
    • Produtos de eliminação vesical e intestinal
      • Urina: características, alterações e sinais de alerta
      • Fezes: características, alterações e sinais de alerta
    • Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
      • Tarefas que, sob orientação de um enfermeiro, tem de executar sob sua supervisão direta
      • Tarefas que, sob orientação e supervisão de um enfermeiro, pode executar sozinho/a

UFCD 6571: Técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e transporte

  • Aulas teóricas síncronas: 28 horas
  • Exercícios assíncronos de avaliação contínua: 22 horas

Objetivos

  • Identificar a terminologia e os conceitos associados aos diferentes tipos de posicionamentos.
  • Identificar os diversos tipos de ajudas técnicas e funcionalidade das mesmas.
  • Identificar os diferentes tipos de transferência e princípios associados.
  • Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um Profissional de saúde.
  • Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do Profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
  • Aplicar técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e transporte utilizando diferentes ajudas técnicas, tendo em conta as orientações do profissional de saúde a capacidade do indivíduo e os princípios de ergonomia e riscos associados.
  • Explicar a importância de demonstrar compreensão, paciência e sensibilidade na aplicação adequada de técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e transporte.
  • Explicar a importância de agir em função da capacidade de autonomia do utente, e de valorizar pequenos progressos.
  • Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
  • Explicar a importância de se atualizar e adaptar a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias no âmbito das suas atividades.
  • Explicar o dever de agir em função das orientações do profissional de saúde.
  • Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.
  • Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
  • Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.
  • Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho assim como preservar a sua apresentação pessoal.
  • Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
  • Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.
  • Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes contextos institucionais no âmbito dos cuidados de saúde.
  • Explicar a importância de prever e antecipar riscos na aplicação adequada de técnicas nos posicionamentos, mobilização, transferência e transporte.
  • Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.
  • Explicar a importância da concentração na aplicação adequada de técnicas de nos posicionamentos, mobilização, transferência e transporte.
  • Explicar a importância de desenvolver as suas atividades promovendo a humanização do serviço.
  • Explicar a importância de desenvolver uma capacidade de alerta que permita sinalizar situações ou contextos que exijam intervenção.

Conteúdos

  • A consequência da imobilidade nos sistemas orgânicos
  • Técnicas de mobilização
    • Os Aspetos gerais a ter em conta na mobilização
    • As Ajudas técnicas
  • Técnicas de transferência
    • Os princípios a aplicarem nas transferências
    • Tipos de transferência
      • A transferência da cama para a cadeira
      • A transferência da cama para a maca
    • A transferência do utente com sistemas de soros, drenagens, tubagens ou outros dispositivos
    • A transferência de utentes com alterações comportamentais: agitadas ou imobilizadas
    • As ajudas técnicas de apoio na transferência e suas funções
      • Guindaste
      • Tábua de transferência
      • Transferes
  • Transporte na cama, maca e cadeira de rodas
  • Os Posicionamentos
    • Conceito
    • Princípios básicos
    • Tipos de posicionamentos
      • Decúbito dorsal
      • Decúbito ventral
      • Decúbito lateral direito
      • Decúbito lateral esquerdo
      • Decúbito semi-ventral direito
      • Decúbito semi-ventral esquerdo
      • Decúbito semi-dorsal direito
      • Decúbito semi-dorsal esquerdo
    • Técnicas associadas a cada tipo de posicionamento
    • A importância dos posicionamentos na prevenção das úlceras
  • A ergonomia e a sua aplicação na área dos posicionamentos
    • Risco ocupacional para o/a Técnico/a Auxiliar de Saúde na manipulação de cargas
    • Os princípios ergonómicos a respeitarem pelos executantes como medidas preventivas de lesão
  • Ajudas técnicas de apoio à mobilização e marcha e suas funções
    • Andarilho
    • Canadianas
    • Bengalas e pirâmides
    • Muletas axilares
    • Cadeira de rodas
  • Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
    • Tarefas que, sob orientação de um Profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão direta
    • Tarefas que, sob orientação e supervisão de um Profissional de saúde, pode executar sozinho/a

UFCD 6575: Cuidados na alimentação e hidratação

  • Aulas teóricas síncronas: 28 horas
  • Exercícios assíncronos de avaliação contínua: 22 horas

Objetivos

  • Identificar as noções básicas associadas aos conceitos de alimentação, nutrição, dietética e hidratação, e respetivas diferenças.
  • Identificar as noções básicas da composição dietética dos alimentos e seu valor nutricional.
  • Identificar as noções básicas associadas às necessidades alimentares nas diferentes fases da vida.
  • Identificar as noções básicas associadas aos diferentes tipos de terapêuticas nutricionais.
  • Identificar as vias de alimentação: oral, entérica e parentérica.
  • Reconhecer os principais riscos associados à alimentação oral e identifica os sinais de alerta.
  • Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.
  • Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
  • Preparar os alimentos, do utente que necessita de uma alimentação oral, mobilizando conhecimentos fundamentais em qualidade e higiene e segurança alimentar.
  • Preparar, acondicionar e conservar alimentos frescos e confecionados, para pequenas refeições e suplementos alimentares, prescritas em plano alimentar/dietético, mobilizando conhecimentos fundamentais de normas de qualidade e higiene alimentar.
  • Preparar um tabuleiro de alimentação, segundo plano alimentar/ dietético, prescrito, mobilizando conhecimentos fundamentais de normas de qualidade e higiene alimentar.
  • Aplicar técnicas de apoio na alimentação e hidratação oral, ao utente que necessita de cuidados de saúde, mobilizando conhecimentos fundamentais na mobilização e posicionamento do cliente que previnam situações de risco.
  • Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes.
  • Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
  • Explicar o dever de agir em função das orientações do Profissional de saúde.
  • Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.
  • Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
  • Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.
  • Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho assim como preservar a sua apresentação pessoal.
  • Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
  • Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.
  • Explicar a importância de prever e antecipar riscos.
  • Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.
  • Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas
  • Explicar a importância de desenvolver as suas atividades promovendo a humanização do serviço.

Conteúdos

  • Os conceitos de alimentação, nutrição e dietética
  • A classificação dos alimentos
    • A composição dietética dos alimentos e seu valor nutricional
  • As necessidades nutricionais nas diferentes fases da vida
  • A desnutrição
  • As terapêuticas nutricionais
    • Conceito de dietoterapia
    • Plano alimentar
    • Dietas terapêuticas
      • Dieta progressiva hospitalar
      • Dieta diabética
      • Dieta para utentes com colesterol
      • Dietas para utentes com hiperuricemia e gota
      • Dieta hipo-proteica
      • Dieta gastroentérica
      • Dieta hipocalórica
  • A qualidade e a higiene alimentar
    • Noções de microbiologia dos alimentos: desenvolvimento de bactérias, leveduras e bolores e seus fatores condicionantes
    • Os agentes de contaminação
    • As medidas de prevenção e controlo das intoxicações alimentares
  • A confeção de pequenas refeições
    • Tipologia de refeições ligeiras e suplementos alimentares
    • Parametros de aceitação rejeição de matérias-primas alimentares
    • Técnicas de preparação e acondicionamento de refeições ligeiras e de suplementos alimentares
    • A preparação dos tabuleiros
    • A manipulação de alimentos frescos e confecionados
    • A conservação de alimentos frescos e confecionados
  • A hidratação
    • Conceito
    • A importância da hidratação
    • As restrições hídricas
  • A prestação de cuidados na alimentação e hidratação oral do cliente
    • Cuidados de higiene parcial antes a após a refeição
    • O posicionamento para alimentação/hidratação: à mesa; no cadeirão; na cama
    • A apresentação do prato e a preparação dos alimentos (cortar e descascar)
    • Técnica de alimentação e hidratação oral
      • O risco e as situações de engasgamento
  • Conceito de outras vias de alimentação
    • Entérica
    • Parentérica
  • Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
    • Tarefas que, sob orientação de um Enfermeiro, tem de executar sob sua supervisão direta
    • Tarefas que, sob orientação e supervisão de um Enfermeiro, pode executar sozinho/a

Ver Condições Gerais do Curso

1.1. Definição e alteração de horários, locais e cronograma

A definição dos horários, locais e cronograma dos cursos deverão ser feitos antecipadamente e disponibilizados via web a todos os formandos. Estará salvaguardado que, na definição dos três critérios acima descritos, os mesmos devem ser adequados às especificidades e características de cada curso, bem como ao público-alvo a que se destinam.

A formação poderá vir a ser alterada, podendo a Empower Up, a todo o tempo e nos termos previstos nas Regras de Funcionamento, indicar outro cronograma para a realização da formação. Todos os formandos serão devidamente avisados das potenciais alterações.

As alterações do plano previsto, pelas razões referidas no ponto anterior, não conferem ao formando o direito a qualquer indemnização.

1.2. Interrupções, alterações e possibilidade de repetição de cursos e módulos

Caberá ao Coordenador Pedagógico da Empower Up a interrupção, alteração ou repetição de uma ação de formação ou módulo, bem como a alteração da duração dos módulos e do curso, desde que perfeitamente justificável e comunicada à totalidade dos formandos. Em todas as situações, deverá estar sempre salvaguardado o cumprimento dos objetivos técnico-pedagógicos do curso e as competências a adquirir/desenvolver. Tendo sempre em conta o feedback dos formandos e dos formadores, salvaguardando a aprendizagem dos formandos.

1.3. Cancelamento e adiamento de ações de formação/módulos

A Empower Up pode anular ou adiar qualquer ação programada para a qual o número de inscrições seja insuficiente, ou por qualquer outro motivo de gestão. Esta situação poderá ocorrer até cinco dias úteis antes da data de início da formação.

A Coordenação pode adiar qualquer módulo, quando se verifique uma das seguintes situações:

  • Falta de comparência do formador e não haja possibilidade de substituição;
  • Comparência de apenas 10% do total de formandos na turma.
  • Os formandos serão sempre avisados da decisão tomada.

1.4. Pagamentos, descontos e devoluções

A inscrição dos formandos no curso só é concretizada com o pagamento da inscrição. As propinas de frequência devem ser pagas mensalmente, até ao dia 8 de cada mês, de forma sucessiva.

Em casos excecionais, o pagamento da mensalidade poderá ser efetuado do dia 1 ao dia 30 de cada mês, tendo o formando de avisar a coordenação desta situação.

O pagamento dos cursos poderá sofrer desconto perante algumas situações:

  • A pronto pagamento – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
  • Caso seja o segundo curso que o formando realiza com a Empower Up – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
  • Caso o formando se inscreva em dois cursos em simultâneo – será efetuado um desconto de 10% no somatório dos valores dos dois cursos.

Caso algum formando desista do curso até 10 dias úteis antes da data de início do mesmo, ser-lhe-á devolvido o valor da inscrição. Caso a desistência seja efetuada após essa data, o valor da inscrição não será devolvido.

Os formandos poderão desistir do curso em qualquer momento, após o início da ação de formação, sem terem de continuar a realizar o pagamento das propinas, bastando que informem a Empower Up da sua desistência, por escrito, através de Carta ou Email. Os formandos apenas têm a obrigação de efetuar o pagamento das propinas até ao mês em que comunicam a sua desistência. Qualquer valor pago relativo a propinas de meses posteriores à desistência do curso será devolvido aos formandos.

Formadores

Joel Coutinho

Joel Coutinho

É Engenheiro Biomédico, com experiência profissional na indústria farmacêutica e na indústria alimentar. É ainda Técnico Superior de higiene e segurança no trabalho e formador certificado CCP.
Larissa Seabra

Larissa Seabra

Formada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Mestre em Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho pelo ISEC-Lisboa, e Pós‑Graduada em Enfermagem do Trabalho, pelo Centro Universitário Uninovafapi. É formadora na Empower-Up desde 2019.
Maria José Santos

Maria José Santos

Formada em Psicologia pela Universidade Lusófona, e em Medicina Legal e Ciência Forenses, pelo INML, tem formação pós-graduada em Psicologia do Comportamento, Administração Escolar, e em Recursos Humanos. Tem ainda formação Especializada em Educação Especial e Inclusão (LAHNSR).
Miguel Papança

Miguel Papança

Mestre em Ciências Farmacêuticas (FFUC), pós-graduado em Direito da Farmácia e do Medicamento (FDUC), e em Marketing Farmacêutico (ISCTE), tem Especialização em Administração Hospitalar (ENSP) e é doutorando em Saúde Pública, especialidade em Administração, Políticas e Gestão da Saúde (ENSP).
Paula Martins

Paula Martins

Licenciada em Fotografia, e mestranda na mesma área, fez formação de Pós‑Graduação em Gestão e Administração de Escolas. Além de formadora, desenvolveu atividade profissional em Gestão e Marketing Empresarial, Atendimento e Gestão de Conflitos e Jornalismo.

Fique a saber mais sobre os nossos cursos

Preencha todos os campos do formulário e envie‑nos. Entraremos em contacto, sem compromisso, para esclarecer todas as suas dúvidas.

Nome

E-mail

Telefone

Quero informações sobre…

Cidade em que tenho interesse


Parcerias