Formação para Progressão Profissional de Técnicos Auxiliares de Saúde
Duração: 200 horas
Desde 95 €/mês
Datas previstas
2.ª feira, 18:30-22:30:
E-learning (videoconferência),Lisboa
Esgotado
3.ª feira, 18:30-22:30:
E-learning (videoconferência),Lisboa
Este curso para Progressão Profissional de Técnicos Auxiliares de Saúde visa proporcionar uma formação sólida e especializada, que permita aos profissionais desenvolverem competências avançadas no apoio à prestação de cuidados de saúde. Pretende-se aprofundar conhecimentos sobre práticas seguras e humanizadas no cuidado a utentes, alinhando as funções desempenhadas com os padrões de qualidade exigidos em contextos clínicos e sociais.
A formação visa também reforçar a capacidade de trabalhar em equipa, promovendo uma atuação ética, eficiente e centrada nas necessidades dos utentes, ao mesmo tempo que se garante a adesão rigorosa às normas de segurança e prevenção de riscos.
Este curso dá resposta ao referido no Decreto-Lei n.º 120/2023, de 22 de dezembro, que veio criar a Carreira Especial de Técnico Auxiliar de Saúde e a Carreira de Técnico Auxiliar de Saúde.
Formação modular composta por quatro Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD):
- UFCD 6562: Prevenção e controlo da infeção: princípios básicos a considerar na prestação de cuidados de saúde;
- UFCD 6574: Cuidados na higiene, conforto e eliminação;
- UFCD 6571: Técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e transporte;
- UFCD 6575: Cuidados na alimentação e hidratação.
Objetivos
- Apoiar nas necessidades de eliminação, bem como nos cuidados de higiene e conforto dos utentes;
- Auxiliar nos cuidados de eliminação, higiene e conforto, além da realização de tratamentos a feridas e úlceras, garantindo a eliminação adequada de resíduos;
- Assistir na prestação de cuidados a utentes que irão realizar, ou já realizaram, intervenções cirúrgicas;
- Colaborar na preparação dos utentes para a realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica;
- Ajudar nas tarefas de alimentação e hidratação, incluindo a preparação de refeições ligeiras e suplementos alimentares, assim como acompanhar o utente durante as refeições;
- Executar tarefas que exijam ação imediata, alertando o profissional de saúde responsável quando necessário;
- Auxiliar na transferência, posicionamento e transporte de utentes que necessitam de apoio total ou parcial, conforme as orientações do profissional de saúde;
- Apoiar na recolha de amostras biológicas e seu transporte para os serviços apropriados, seguindo as normas e procedimentos estabelecidos;
- Auxiliar nos cuidados post mortem, em conformidade com as normas e orientações dos profissionais de saúde;
- Preparar e executar os procedimentos para a esterilização de material, seguindo as normas específicas para cada área do serviço, incluindo:
- Gerir a entrega e recolha de dispositivos médicos;
- Realizar a receção e descontaminação dos dispositivos médicos;
- Inspecionar dispositivos médicos para garantir sua adequação;
- Preparar e organizar o instrumental cirúrgico;
- Preparar e embalar dispositivos médicos;
- Organizar têxteis e consumíveis;
- Gerir o processo de esterilização e armazenamento de material esterilizado;
- Realizar o reprocessamento de dispositivos médicos, priorizando conforme a urgência e a necessidade das atividades cirúrgicas, tanto urgentes quanto programadas;
- Identificar e reportar quaisquer inconformidades relacionadas com dispositivos médicos, equipamentos ou outras estruturas de apoio;
- Transportar e distribuir oxigénio e materiais esterilizados pelos serviços de assistência médica;
- Realizar a manutenção preventiva e reposição de material e equipamentos, assegurando a manutenção de todos os materiais utilizados nos cuidados aos doentes;
- Colaborar na integração de novos técnicos auxiliares de saúde na unidade ou serviço onde trabalham;
- Participar em programas de formação contínua e colaborar em grupos de trabalho, com enfoque em temas como:
- Prevenção e controle de doenças transmissíveis;
- Participação em programas de vigilância epidemiológica;
- Prevenção e controle de infeções hospitalares;
- Prevenção de danos físicos que possam ocorrer aos doentes durante a assistência de saúde;
- Prevenção de acidentes em serviço.
Duração
200 horas (aulas teóricas)
Custo
95 € de inscrição + 8 mensalidades de 95 €
Também aceitamos pagamentos com:
Pré-requisitos
12.º ano de escolaridade e 18 anos de idade
Público-alvo
Este curso é destinado a todos aqueles que queiram propor-se a exercer a profissão de Técnico Auxiliar de Saúde ou de Auxiliar de Ação Médica.
Ver programa
UFCD 6562: Prevenção e controlo da infeção: princípios básicos a considerar na prestação de cuidados de saúde
- Aulas teóricas síncronas: 28 horas
- Exercícios assíncronos de avaliação contínua: 22 horas
Objetivos
- Identificar noções básicas de microbiologia.
- Identificar os conceitos e princípios associados à epidemiologia da infeção e cadeia epidemiológica.
- Identificar o papel das entidades e dos profissionais intervenientes na prevenção e controlo da infeção: orientações, medidas e recomendações.
- Identificar o enquadramento legal associado ao controlo da infeção.
- Identificar os conceitos de doença, infeção e doença infeciosa.
- Identificar situações de risco potenciadoras da infeção associadas aos diferentes contextos de prestação de cuidados.
- Identificar a tipologia e utilização/funcionalidade dos diferentes equipamentos de proteção individual.
- Identificar as precauções básicas a ter com a limpeza do fardamento, a vacinação e cuidados de higiene pessoal.
- Explicar que o profissional de saúde pode ser um potencial hospedeiro e/ou vetor de infeção.
- Identificar as precauções básicas a ter no transporte de utentes.
- Identificar as precauções básicas a ter no transporte de amostras biológicas.
- Identificar as precauções básicas a ter nos cuidados ao corpo e transporte post-mortem.
- Aplicar as técnicas de higienização das mãos, no âmbito das tarefas associadas à prestação de cuidados diretos, de acordo com orientações, medidas e recomendações da OMS e Programas Nacionais.
- Utilizar e descartar corretamente o equipamento de proteção individual adequado, no âmbito das tarefas associadas à prestação de cuidados diretos, de acordo com orientações, medidas e recomendações da OMS e Programas Nacionais.
- Explicar a importância de se atualizar e adaptar a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias no âmbito das suas atividades.
- Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
- Explicar o dever de agir em função das orientações do profissional de saúde.
- Explicar o impacte das suas ações no bem-estar de terceiros.
- Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
- Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho.
- Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
- Explicar a importância de prever e antecipar riscos.
- Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.
- Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas.
- Explicar a importância de desenvolver uma capacidade de alerta que permita sinalizar situações ou contextos que exijam intervenção.
Conteúdos
- Noções básicas de Microbiologia
- Introdução à microbiologia
- Morfologia e estrutura de microrganismos
- Vírus
- Bactérias
- Fungos
- Parasitas
- Nutrição de microrganismos
- Meios de cultura de microrganismos
- Crescimento microbiano
- Ação de agentes físicos e químicos
- Epidemiologia da infeção – cadeia epidemiológica
- Microrganismos e patogenicidade
- Reservatórios ou fontes dos microrganismos
- Portas de entrada e de saída dos microrganismos
- Vias de transmissão
- Hospedeiro e sua suscetibilidade
- Resistências antimicrobianas
- Princípios da prevenção e controlo da infeção, medidas e recomendações
- Os conceitos de doença, infeção e doença infeciosa
- Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infeção associada aos cuidados de saúde
- O papel das comissões de controlo de infeção nas unidades de saúde
- Enquadramento legal do controlo da infeção
- Conceitos básicos associados à infeção
- Adquirida na comunidade
- Nosocomial
- Infeção Cruzada
- Exposição a risco biológico
- Conceito de agente biológico
- Prevenção na exposição ao risco biológico
- Tuberculose
- Hepatite A, B e C
- HIV
- Potenciais alvos da infeção
- O/A Técnico/a Auxiliar de Saúde como potencial hospedeiro e/ou vetor de infeção
- Situações de risco potenciadoras da infeção
- Os Contextos de prestação de cuidados (institucionalização/comunidade) e especificidades na área da prevenção e controlo da infeção de forma a prevenir a transmissão da infeção (disseminação aérea, por gotícula e por contacto; precauções com o equipamento, transporte e alojamento do utente)
- A prevenção das infeções associadas às unidades/ serviços específicos e recomendações associadas
- O isolamento
- Unidades de utentes imunodeprimidos
- Pediatria
- Unidades de cuidados intensivos
- Blocos operatórios
- Salas de parto
- Laboratórios
- Consultas
- Outras
- A prevenção das infeções associadas à prestação de cuidados específicos e recomendações associadas
- O utente submetido a intervenção invasiva
- O transporte de utentes
- O transporte de amostras biológicas
- Os cuidados ao corpo e transporte post-mortem
- Precauções básicas e o equipamento de proteção individual
- Equipamento de proteção individual (qual, quando e como usar)
- Higiene das mãos (conceito, técnicas, procedimentos)
- Uso adequado e seguro das barreiras protetoras
- Cuidados de higiene pessoal
- Vacinação
- Fardamento
- Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
- Tarefas que, sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão direta
- Tarefas que, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho/a
UFCD 6574: Cuidados na higiene, conforto e eliminação
- Aulas teóricas síncronas: 28 horas
- Exercícios assíncronos de avaliação contínua: 22 horas
Objetivos
- Adquirir noções sobre as necessidades humanas básicas: higiene e conforto, alimentação, hidratação, eliminação.
- Adquirir noções básicas sobre os fatores de promoção e inibição de conforto e desconforto.
- Identificar os aspetos referentes à privacidade, intimidade, sexualidade da pessoa nos cuidados de higiene e eliminação.
- Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um enfermeiro.
- Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do enfermeiro e aquelas que podem ser executadas sozinho.
- Aplicar técnicas de apoio à higiene e conforto, na cama, ao utente que necessita de ajuda parcial, segundo orientação do enfermeiro e mobilizando conhecimentos fundamentais sobre métodos, materiais e equipamentos.
- Aplicar técnicas de apoio à higiene e conforto, na casa de banho, ao utente que necessita de ajuda parcial, segundo orientação do enfermeiro e mobilizando conhecimentos fundamentais sobre métodos, materiais e equipamentos.
- Aplicar técnicas de apoio à higiene e conforto na cama ao utente que necessita de ajuda total, auxiliando o Enfermeiro na prestação de cuidados de higiene e conforto.
- Aplicar técnicas de apoio à eliminação, ao utente que necessita de ajuda parcial, segundo orientação do enfermeiro e utilizando e manuseando adequadamente os dispositivos indicados aos diferentes tipos de eliminação.
- Aplicar técnicas de apoio à eliminação, ao utente que necessita ajuda total, auxiliando o enfermeiro na colocação dos dispositivos indicados aos diferentes tipos de eliminação.
- Aplicar técnicas de substituição de roupa em camas e macas ocupadas, mobilizando conhecimentos fundamentais sobre métodos, materiais e equipamentos.
- Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes.
- Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
- Explicar o dever de agir em função das orientações do enfermeiro.
- Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.
- Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
- Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.
- Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho assim como preservar a sua apresentação pessoal.
- Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
- Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.
- Explicar a importância de prever e antecipar riscos.
- Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.
- Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas.
- Explicar a importância de desenvolver as suas atividades promovendo a humanização do serviço.
- Explicar a importância de desenvolver uma capacidade de alerta que permita sinalizar situações ou contextos que exijam intervenção.
- Explicar a importância de demonstrar compreensão, paciência e sensibilidade na aplicação adequada de técnicas de higiene e conforto e mobilização do utente.
- Explicar a importância de agir em função da capacidade de autonomia do utente, e de valorizar pequenos progressos.
Conteúdos
- Noções gerais sobre necessidades humanas básicas
- Necessidades humanas básicas ao longo do ciclo de vida do Indivíduo o no contínuo saúde/doença
- O contributo do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde, na equipa multidisciplinar, para a satisfação das necessidades humanas básicas do utente: higiene e conforto; alimentação; hidratação; eliminação
- Cuidados de higiene e conforto a utentes que necessitam de ajuda parcial ou total
- A importância da higiene e do conforto para a saúde do utente
- Questões relativas à privacidade, intimidade e sexualidade do utente
- Aspetos a ter em conta na interação
- Os principais fatores ambientais propiciadores de conforto/desconforto para o utente
- Os principais fatores pessoais do utente propiciadores de conforto/desconforto
- A técnica do banho
- Banho na cama
- Banho no chuveiro/banheira
- Banho na cadeira de banho assistido
- Banho na maca banheira
- Técnicas de substituição de Roupas de cama e macas ocupadas
- Técnicas de vestir e despir o utente
- Materiais e equipamentos de higiene e conforto
- Produtos de higiene e conforto: características e sua aplicação
- Outros cuidados básicos de higiene e apresentação
- Cabelo
- Unhas
- Barba
- Higiene oral
- A colaboração em cuidados de higiene a utentes com sistemas de soros, drenagens, tubagens e/ou outros dispositivos
- A Eliminação
- Cuidados a ter no antes e após a eliminação
- Condições ambientais e de privacidade
- A limpeza e higiene parcial dos genitais
- Materiais e técnicas de apoio à eliminação
- Colocação e remoção do urinol
- Com a colaboração do utente
- Auxiliando o enfermeiro
- Colocação e remoção da arrastadeira
- Com a colaboração do utente
- Auxiliando o enfermeiro
- Colocação e substituição de fraldas
- Com a colaboração do utente
- Auxiliando o enfermeiro
- Transferência e posicionamento na cadeira sanitária
- Com a colaboração do utente
- Esvaziamento dos sacos coletores de urina com válvula
- Cuidados de manuseamento
- Outros dispositivos de apoio à eliminação – noções básicas: algalias, sondas vesicais, sondas rectais, sacos de urostomia, sacos de nefrostomia, sacos de colostomia
- Produtos de eliminação vesical e intestinal
- Urina: características, alterações e sinais de alerta
- Fezes: características, alterações e sinais de alerta
- Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
- Tarefas que, sob orientação de um enfermeiro, tem de executar sob sua supervisão direta
- Tarefas que, sob orientação e supervisão de um enfermeiro, pode executar sozinho/a
UFCD 6571: Técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e transporte
- Aulas teóricas síncronas: 28 horas
- Exercícios assíncronos de avaliação contínua: 22 horas
Objetivos
- Identificar a terminologia e os conceitos associados aos diferentes tipos de posicionamentos.
- Identificar os diversos tipos de ajudas técnicas e funcionalidade das mesmas.
- Identificar os diferentes tipos de transferência e princípios associados.
- Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um Profissional de saúde.
- Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do Profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
- Aplicar técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e transporte utilizando diferentes ajudas técnicas, tendo em conta as orientações do profissional de saúde a capacidade do indivíduo e os princípios de ergonomia e riscos associados.
- Explicar a importância de demonstrar compreensão, paciência e sensibilidade na aplicação adequada de técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e transporte.
- Explicar a importância de agir em função da capacidade de autonomia do utente, e de valorizar pequenos progressos.
- Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
- Explicar a importância de se atualizar e adaptar a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias no âmbito das suas atividades.
- Explicar o dever de agir em função das orientações do profissional de saúde.
- Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.
- Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
- Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.
- Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho assim como preservar a sua apresentação pessoal.
- Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
- Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.
- Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes contextos institucionais no âmbito dos cuidados de saúde.
- Explicar a importância de prever e antecipar riscos na aplicação adequada de técnicas nos posicionamentos, mobilização, transferência e transporte.
- Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.
- Explicar a importância da concentração na aplicação adequada de técnicas de nos posicionamentos, mobilização, transferência e transporte.
- Explicar a importância de desenvolver as suas atividades promovendo a humanização do serviço.
- Explicar a importância de desenvolver uma capacidade de alerta que permita sinalizar situações ou contextos que exijam intervenção.
Conteúdos
- A consequência da imobilidade nos sistemas orgânicos
- Técnicas de mobilização
- Os Aspetos gerais a ter em conta na mobilização
- As Ajudas técnicas
- Técnicas de transferência
- Os princípios a aplicarem nas transferências
- Tipos de transferência
- A transferência da cama para a cadeira
- A transferência da cama para a maca
- A transferência do utente com sistemas de soros, drenagens, tubagens ou outros dispositivos
- A transferência de utentes com alterações comportamentais: agitadas ou imobilizadas
- As ajudas técnicas de apoio na transferência e suas funções
- Guindaste
- Tábua de transferência
- Transferes
- Transporte na cama, maca e cadeira de rodas
- Os Posicionamentos
- Conceito
- Princípios básicos
- Tipos de posicionamentos
- Decúbito dorsal
- Decúbito ventral
- Decúbito lateral direito
- Decúbito lateral esquerdo
- Decúbito semi-ventral direito
- Decúbito semi-ventral esquerdo
- Decúbito semi-dorsal direito
- Decúbito semi-dorsal esquerdo
- Técnicas associadas a cada tipo de posicionamento
- A importância dos posicionamentos na prevenção das úlceras
- A ergonomia e a sua aplicação na área dos posicionamentos
- Risco ocupacional para o/a Técnico/a Auxiliar de Saúde na manipulação de cargas
- Os princípios ergonómicos a respeitarem pelos executantes como medidas preventivas de lesão
- Ajudas técnicas de apoio à mobilização e marcha e suas funções
- Andarilho
- Canadianas
- Bengalas e pirâmides
- Muletas axilares
- Cadeira de rodas
- Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
- Tarefas que, sob orientação de um Profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão direta
- Tarefas que, sob orientação e supervisão de um Profissional de saúde, pode executar sozinho/a
UFCD 6575: Cuidados na alimentação e hidratação
- Aulas teóricas síncronas: 28 horas
- Exercícios assíncronos de avaliação contínua: 22 horas
Objetivos
- Identificar as noções básicas associadas aos conceitos de alimentação, nutrição, dietética e hidratação, e respetivas diferenças.
- Identificar as noções básicas da composição dietética dos alimentos e seu valor nutricional.
- Identificar as noções básicas associadas às necessidades alimentares nas diferentes fases da vida.
- Identificar as noções básicas associadas aos diferentes tipos de terapêuticas nutricionais.
- Identificar as vias de alimentação: oral, entérica e parentérica.
- Reconhecer os principais riscos associados à alimentação oral e identifica os sinais de alerta.
- Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.
- Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
- Preparar os alimentos, do utente que necessita de uma alimentação oral, mobilizando conhecimentos fundamentais em qualidade e higiene e segurança alimentar.
- Preparar, acondicionar e conservar alimentos frescos e confecionados, para pequenas refeições e suplementos alimentares, prescritas em plano alimentar/dietético, mobilizando conhecimentos fundamentais de normas de qualidade e higiene alimentar.
- Preparar um tabuleiro de alimentação, segundo plano alimentar/ dietético, prescrito, mobilizando conhecimentos fundamentais de normas de qualidade e higiene alimentar.
- Aplicar técnicas de apoio na alimentação e hidratação oral, ao utente que necessita de cuidados de saúde, mobilizando conhecimentos fundamentais na mobilização e posicionamento do cliente que previnam situações de risco.
- Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes.
- Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
- Explicar o dever de agir em função das orientações do Profissional de saúde.
- Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.
- Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
- Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.
- Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho assim como preservar a sua apresentação pessoal.
- Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
- Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.
- Explicar a importância de prever e antecipar riscos.
- Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.
- Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas
- Explicar a importância de desenvolver as suas atividades promovendo a humanização do serviço.
Conteúdos
- Os conceitos de alimentação, nutrição e dietética
- A classificação dos alimentos
- A composição dietética dos alimentos e seu valor nutricional
- As necessidades nutricionais nas diferentes fases da vida
- A desnutrição
- As terapêuticas nutricionais
- Conceito de dietoterapia
- Plano alimentar
- Dietas terapêuticas
- Dieta progressiva hospitalar
- Dieta diabética
- Dieta para utentes com colesterol
- Dietas para utentes com hiperuricemia e gota
- Dieta hipo-proteica
- Dieta gastroentérica
- Dieta hipocalórica
- A qualidade e a higiene alimentar
- Noções de microbiologia dos alimentos: desenvolvimento de bactérias, leveduras e bolores e seus fatores condicionantes
- Os agentes de contaminação
- As medidas de prevenção e controlo das intoxicações alimentares
- A confeção de pequenas refeições
- Tipologia de refeições ligeiras e suplementos alimentares
- Parametros de aceitação rejeição de matérias-primas alimentares
- Técnicas de preparação e acondicionamento de refeições ligeiras e de suplementos alimentares
- A preparação dos tabuleiros
- A manipulação de alimentos frescos e confecionados
- A conservação de alimentos frescos e confecionados
- A hidratação
- Conceito
- A importância da hidratação
- As restrições hídricas
- A prestação de cuidados na alimentação e hidratação oral do cliente
- Cuidados de higiene parcial antes a após a refeição
- O posicionamento para alimentação/hidratação: à mesa; no cadeirão; na cama
- A apresentação do prato e a preparação dos alimentos (cortar e descascar)
- Técnica de alimentação e hidratação oral
- O risco e as situações de engasgamento
- Conceito de outras vias de alimentação
- Entérica
- Parentérica
- Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
- Tarefas que, sob orientação de um Enfermeiro, tem de executar sob sua supervisão direta
- Tarefas que, sob orientação e supervisão de um Enfermeiro, pode executar sozinho/a
Ver Condições Gerais do Curso
1.1. Definição e alteração de horários, locais e cronograma
A definição dos horários, locais e cronograma dos cursos deverão ser feitos antecipadamente e disponibilizados via web a todos os formandos. Estará salvaguardado que, na definição dos três critérios acima descritos, os mesmos devem ser adequados às especificidades e características de cada curso, bem como ao público-alvo a que se destinam.
A formação poderá vir a ser alterada, podendo a Empower Up, a todo o tempo e nos termos previstos nas Regras de Funcionamento, indicar outro cronograma para a realização da formação. Todos os formandos serão devidamente avisados das potenciais alterações.
As alterações do plano previsto, pelas razões referidas no ponto anterior, não conferem ao formando o direito a qualquer indemnização.
1.2. Interrupções, alterações e possibilidade de repetição de cursos e módulos
Caberá ao Coordenador Pedagógico da Empower Up a interrupção, alteração ou repetição de uma ação de formação ou módulo, bem como a alteração da duração dos módulos e do curso, desde que perfeitamente justificável e comunicada à totalidade dos formandos. Em todas as situações, deverá estar sempre salvaguardado o cumprimento dos objetivos técnico-pedagógicos do curso e as competências a adquirir/desenvolver. Tendo sempre em conta o feedback dos formandos e dos formadores, salvaguardando a aprendizagem dos formandos.
1.3. Cancelamento e adiamento de ações de formação/módulos
A Empower Up pode anular ou adiar qualquer ação programada para a qual o número de inscrições seja insuficiente, ou por qualquer outro motivo de gestão. Esta situação poderá ocorrer até cinco dias úteis antes da data de início da formação.
A Coordenação pode adiar qualquer módulo, quando se verifique uma das seguintes situações:
- Falta de comparência do formador e não haja possibilidade de substituição;
- Comparência de apenas 10% do total de formandos na turma.
- Os formandos serão sempre avisados da decisão tomada.
1.4. Pagamentos, descontos e devoluções
A inscrição dos formandos no curso só é concretizada com o pagamento da inscrição. As propinas de frequência devem ser pagas mensalmente, até ao dia 8 de cada mês, de forma sucessiva.
Em casos excecionais, o pagamento da mensalidade poderá ser efetuado do dia 1 ao dia 30 de cada mês, tendo o formando de avisar a coordenação desta situação.
O pagamento dos cursos poderá sofrer desconto perante algumas situações:
- A pronto pagamento – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
- Caso seja o segundo curso que o formando realiza com a Empower Up – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
- Caso o formando se inscreva em dois cursos em simultâneo – será efetuado um desconto de 10% no somatório dos valores dos dois cursos.
Caso algum formando desista do curso até 10 dias úteis antes da data de início do mesmo, ser-lhe-á devolvido o valor da inscrição. Caso a desistência seja efetuada após essa data, o valor da inscrição não será devolvido.
Os formandos poderão desistir do curso em qualquer momento, após o início da ação de formação, sem terem de continuar a realizar o pagamento das propinas, bastando que informem a Empower Up da sua desistência, por escrito, através de Carta ou Email. Os formandos apenas têm a obrigação de efetuar o pagamento das propinas até ao mês em que comunicam a sua desistência. Qualquer valor pago relativo a propinas de meses posteriores à desistência do curso será devolvido aos formandos.