Semana dos Auxiliares de Veterinária reconhece contributo de técnicos para a saúde animal

Comemorada pela primeira vez em 1993, a Semana Nacional de Técnicos Auxiliares de Veterinária acontece anualmente na terceira semana de outubro. Para ajudar ao reconhecimento dos auxiliares de veterinária nos EUA, a AVMA, Associação Americana de Medicina Veterinária, criou uma campanha nas redes sociais, para informar as pessoas sobre a importância do trabalho dos técnicos auxiliares de veterinária.

Durante a National Veterinary Technician Week, de 17 a 23 de outubro, a AVMA homenageia estes membros da equipa de saúde veterinária, e partilha recursos com veterinários para valorizar os conhecimentos de técnicos auxiliares de veterinária credenciados.

“A Semana Nacional do Técnico Veterinário destaca a importância destes membros da equipa veterinária, imprescindíveis no trabalho clínico, fazendo de tudo, desde responder às dúvidas dos clientes e proporcionar tranquilidade aos donos de animais de estimação mais ansiosos, até auxiliar na colheita de sangue, na colocação de cateteres, nas limpezas dentais, no apoio durante a cirurgia e na contenção de animais agressivos”, refere o Dr. Jose Arce, presidente da AVMA. “Estamos orgulhosos de reconhecer e homenagear o papel inestimável que estes profissionais dedicados desempenham nas equipas de saúde.”

Semana Nacional dos Técnicos Auxiliares de Veterinária

Comemoração alerta para a saúde individual dos técnicos

O tema da Semana Nacional de Técnicos Veterinários deste ano concentra-se no autocuidado dentro da profissão.

“Os auxiliares de veterinária e os seus colegas tiveram um trabalho duro nos últimos 18 meses, com uma carga de trabalho e um nível de pressão nunca antes sentido”, refere Ed Carlson, presidente da Associação Nacional de Técnicos Veterinários da América (NAVTA). “É extremamente relevante que a NAVTA destaque a importância do autocuidado e de um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.”

Atividade de auxiliares de veterinária

Durante a pandemia, a medicina veterinária foi considerada um serviço essencial e os técnicos veterinários foram fundamentais para as equipas de saúde veterinária. No entanto, ainda existem oportunidades para que as equipas veterinárias melhorem a produtividade e a satisfação das equipas, utilizando melhor os técnicos veterinários, especialmente em situações em que os consultórios veterinários enfrentam desafios de capacidade operacional.

De acordo com o Relatório AVMA 2021 sobre a Situação Económica da Profissão Veterinária, há uma ligação clara entre o crescimento das clínicas e consultórios e a utilização de técnicos auxiliares de veterinária. E também entre a satisfação no trabalho dos técnicos e o uso das capacidades e conhecimentos adquiridos durante a formação.

Reconhecer as capacidades dos auxiliares de veterinária garante qualidade nos serviços, eficiência na execução de tarefas e otimiza o fluxo de trabalho e a produtividade.

Os técnicos auxiliares de veterinária têm formação avançada e certificada, que garantem que estejam atualizados sobre os avanços médicos mais recentes e equipados para dar aos seus pacientes animais – de todas as espécies – o melhor atendimento possível. Trabalham em estreita colaboração com clientes, pacientes, gestores clínicos, outros auxiliares e veterinários para ajudar a disponibilizar um nível de cuidados e de conforto que os veterinários não teriam capacidade de prover sem o seu apoio. Embora desafiador o suficiente em circunstâncias normais, as capacidades dos auxiliares de veterinária foram postas à prova durante a pandemia.

Formamos profissionais desde 2007.

Quero saber mais

Quero saber mais…

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Curso que pretendo conhecer melhor

Cidade em que tenho interesse