Se um dos objetivos para este ano passa por abraçar um novo desafio laboral, deve informar-se das áreas onde existirão mais vagas no tecido empresarial português. Ou se a opção for emigrar, depois faremos novo artigo dedicado à temática.
Empresas nas áreas do grande consumo, retalho, desporto e telecomunicações revelam ser aquelas que irão recrutar mais este ano. Produção e vendas são as áreas onde deverão verificar-se mais contratações. Seguem-se a engenharia e os sectores administrativos e de suporte, marketing, IT e telecomunicações. A menor percentagem de novos recrutamentos incidirá nos recursos humanos e área financeira.
O estudo “Work Force + Pay 2016”, lançado pela Korn Ferry/Hay Group, concluiu que 73% das empresas querem contratar em 2016. Cerca de 28% dos gestores inquiridos estimam recrutar mais de 25 pessoas. Quer conhecer mais fatores, nomeadamente salariais? Vamos a isso.
1. Qual vai ser o crescimento dos salários em Portugal?
A mesma fonte aponta para um aumento salarial médio de 1,33%, valor que fica abaixo do ano de 2015 (1,5%).
2. Quais as funções com maior aumento de salário?
Diretores de segunda linha, quadros superiores, gestores intermédios, técnicos qualificados, administrativos e operativos são os que terão maior aumento salarial (1,4%).
3. Quais os setores que pagam salários mais elevados?
Em primeiro lugar, surge a energia. Os números registam um salário médio 21% acima média em Portugal. Segue-se a indústria automóvel e os bens de consumo, com 16% e 7% acima da média, respetivamente.
4. Quais os setores que pagam salários mais baixos?
A distribuição e o retalho são os setores que pagam pior com um salário médio 15% abaixo do rendimento médio no mercado de trabalho português.