Diabetes, Parkinson e Alzheimer

Procura oferecer uma compreensão abrangente sobre as doenças crónicas diabetes, Parkinson e Alzheimer, direcionado para pessoas sem conhecimentos prévios na área. Pretende-se aumentar a consciencialização e o conhecimento sobre estas condições, promovendo a importância do diagnóstico precoce, tratamento adequado e gestão eficaz.
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Duração:

25

horas

Datas previstas

5.ª feira, 18:30-22:30:

17-09-2024

E-learning (videoconferência)

Este curso abrangente sobre Diabetes, Parkinson e Alzheimer cobre uma ampla gama de tópicos relacionados com essas condições. E procura capacitar os participantes para oferecerem suporte básico a indivíduos afetados pela Diabetes, doença de Parkinson ou doença de Alzheimer, enfatizando a importância de cuidados preventivos e estilos de vida saudáveis.

Aprenda sobre as principais diferenças entre diabetes tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional, bem como as suas causas, sintomas e fatores de risco. Compreenda os vários métodos para monitorizar os níveis de glicose no sangue capilar e explore as opções de tratamento. Descubra a importância da dieta e dos exercícios no controlo da diabetes, e fique a conhecer as principais complicações como neuropatia, nefropatia e retinopatia.

Passando para a doença de Parkinson, descubra o que é, os seus sintomas motores e não motores, os métodos de diagnóstico e os tratamentos disponíveis. Perceba como a doença de Parkinson afeta a vida dos pacientes e cuidadores, e aprenda estratégias para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida destas pessoas.

Por último, aprenda sobre a doença de Alzheimer, os seus sintomas, diferenças em relação a outras demências, causas conhecidas, fatores de risco, métodos de diagnóstico e opções de tratamento. Compreenda as necessidades específicas dos indivíduos com Alzheimer e receba orientações sobre como fornecer apoio emocional e físico aos pacientes e aos seus cuidadores.

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Objetivos

Diabetes

  • Explicar a diferença entre diabetes tipo 1, tipo 2 e gestacional.
  • Descrever as causas, sintomas e fatores de risco associados a cada tipo de diabetes.
  • Demonstrar os métodos de monitorização glicemia capilar.
  • Identificar as opções de tratamento, incluindo medicamentos e mudanças no estilo de vida.
  • Promover a importância da dieta e do exercício físico na gestão da diabetes.
  • Enumerar as principais complicações da diabetes, como neuropatia, nefropatia e retinopatia.
  • Discutir estratégias para a prevenção das complicações da diabetes.

Parkinson

  • Explicar o que é a doença de Parkinson e as suas principais características.
  • Descrever os sintomas motores e não motores da doença de Parkinson.
  • Discutir os métodos de diagnóstico da doença de Parkinson.
  • Explorar as opções de tratamento, incluindo medicamentos, fisioterapia e terapias alternativas.
  • Analisar o impacto da doença de Parkinson na vida dos pacientes e cuidadores.
  • Identificar estratégias para a gestão dos sintomas e melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Alzheimer

  • Definir a doença de Alzheimer e os seus principais sintomas.
  • Discutir as diferenças entre Alzheimer e outras formas de demência.
  • Explorar as causas conhecidas e os fatores de risco associados à doença de Alzheimer.
  • Examinar a genética e outros elementos que podem influenciar o desenvolvimento da doença de Alzheimer.
  • Descrever os métodos de diagnóstico da doença de Alzheimer, incluindo testes cognitivos e exames de imagem.
  • Avaliar as opções de tratamento disponíveis, focando em medicamentos e intervenções não farmacológicas.
  • Identificar as necessidades específicas de cuidados para indivíduos com Alzheimer.
  • Fornecer orientações sobre como apoiar emocional e fisicamente os pacientes e seus cuidadores.

Duração

25

horas (aulas teóricas)

Custo

250

Também aceitamos pagamentos com:

Ticket Educação
Ticket Ensino

Pré-requisitos

Mais de 18 anos e o 12.º ano de escolaridade

Público-alvo

Destinado a todos os profissionais que desejam aprofundar os seus conhecimentos e competências nas áreas de ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho, como:

  • trabalhadores que procuram melhorar a sua compreensão e aplicação de práticas de segurança, higiene e saúde no seu ambiente de trabalho;
  • técnicos de segurança no trabalho, responsáveis pela implementação e monitorização de políticas e práticas de segurança no local de trabalho;
  • gestores e supervisores que necessitam de garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para as suas equipas;
  • profissionais de recursos humanos que gerem programas de bem-estar e segurança dos funcionários e que precisam de estar atualizados sobre as normas e práticas vigentes.

Ver programa

Aulas teóricas síncronas: 20 horas
Exercícios assíncronos de avaliação contínua: 5 horas

Ambiente

  • Principais problemas ambientais da atualidade
  • Resíduos:
    • Definição
    • Produção de resíduos
  • Gestão de resíduos:
    • Entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos
    • Estratégias de atuação
    • Boas práticas para o meio ambiente

Segurança, higiene e saúde no trabalho

  • Conceitos básicos relacionados com a SHST
    • Trabalho, saúde, segurança no trabalho, higiene no trabalho, saúde no trabalho, medicina no trabalho, ergonomia, psicossociologia do trabalho, acidente de trabalho, doença profissional, perigo, risco profissional, avaliação de riscos e prevenção
  • Enquadramento legislativo nacional da SHST
    • Obrigações gerais do empregador e do trabalhador
  • Acidentes de trabalho
    • Conceito de acidente de trabalho
    • Causas dos acidentes de trabalho
    • Consequências dos acidentes de trabalho
    • Custos diretos e indiretos dos acidentes de trabalho
  • Doenças profissionais
    • Conceito
    • Principais doenças profissionais
  • Principais riscos profissionais
    • Riscos biológicos
    • Agentes biológicos
    • Vias de entrada no organismo
    • Medidas de prevenção e proteção
    • Riscos Físicos (conceito, efeitos sobre a saúde, medidas de prevenção e proteção);
    • Ambiente térmico
    • Iluminação
    • Radiações (ionizantes e não ionizantes)
    • Ruído
    • Vibrações
    • Riscos químicos
    • Riscos de incêndio ou explosão
    • Riscos elétricos
    • Riscos mecânicos
    • Riscos ergonómicos
    • Riscos psicossociais
  • Sinalização de segurança e saúde
    • Conceito
    • Tipos de sinalização
  • Equipamentos de proteção coletiva e de proteção individual
    • Principais tipos de proteção coletiva e de proteção individual

Avaliação Final – 1 hora

Ver Condições Gerais do Curso

1.1. Definição e alteração de horários, locais e cronograma

A definição dos horários, locais e cronograma dos cursos deverão ser feitos antecipadamente e disponibilizados via web a todos os formandos. Estará salvaguardado que, na definição dos três critérios acima descritos, os mesmos devem ser adequados às especificidades e características de cada curso, bem como ao público-alvo a que se destinam.

A formação poderá vir a ser alterada, podendo a Empower Up, a todo o tempo e nos termos previstos nas Regras de Funcionamento, indicar outro cronograma para a realização da formação. Todos os formandos serão devidamente avisados das potenciais alterações.

As alterações do plano previsto, pelas razões referidas no ponto anterior, não conferem ao formando o direito a qualquer indemnização.

1.2. Interrupções, alterações e possibilidade de repetição de cursos e módulos

Caberá ao Coordenador Pedagógico da Empower Up a interrupção, alteração ou repetição de uma ação de formação ou módulo, bem como a alteração da duração dos módulos e do curso, desde que perfeitamente justificável e comunicada à totalidade dos formandos. Em todas as situações, deverá estar sempre salvaguardado o cumprimento dos objetivos técnico-pedagógicos do curso e as competências a adquirir/desenvolver. Tendo sempre em conta o feedback dos formandos e dos formadores, salvaguardando a aprendizagem dos formandos.

1.3. Cancelamento e adiamento de ações de formação/módulos

A Empower Up pode anular ou adiar qualquer ação programada para a qual o número de inscrições seja insuficiente, ou por qualquer outro motivo de gestão. Esta situação poderá ocorrer até cinco dias úteis antes da data de início da formação.

A Coordenação pode adiar qualquer módulo, quando se verifique uma das seguintes situações:

  • Falta de comparência do formador e não haja possibilidade de substituição;
  • Comparência de apenas 10% do total de formandos na turma.
  • Os formandos serão sempre avisados da decisão tomada.

1.4. Pagamentos, descontos e devoluções

A inscrição dos formandos no curso só é concretizada com o pagamento da inscrição. As propinas de frequência devem ser pagas mensalmente, até ao dia 8 de cada mês, de forma sucessiva.

Em casos excecionais, o pagamento da mensalidade poderá ser efetuado do dia 1 ao dia 30 de cada mês, tendo o formando de avisar a coordenação desta situação.

O pagamento dos cursos poderá sofrer desconto perante algumas situações:

  • A pronto pagamento – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
  • Caso seja o segundo curso que o formando realiza com a Empower Up – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
  • Caso o formando se inscreva em dois cursos em simultâneo – será efetuado um desconto de 10% no somatório dos valores dos dois cursos.

Caso algum formando desista do curso até 10 dias úteis antes da data de início do mesmo, ser-lhe-á devolvido o valor da inscrição. Caso a desistência seja efetuada após essa data, o valor da inscrição não será devolvido.

Os formandos poderão desistir do curso em qualquer momento, após o início da ação de formação, sem terem de continuar a realizar o pagamento das propinas, bastando que informem a Empower Up da sua desistência, por escrito, através de Carta ou Email. Os formandos apenas têm a obrigação de efetuar o pagamento das propinas até ao mês em que comunicam a sua desistência. Qualquer valor pago relativo a propinas de meses posteriores à desistência do curso será devolvido aos formandos.

Formadores

Ana Vieira

Ana Vieira

Formada em Higiene Oral pela Escola Superior de Medicina Dentária de Lisboa e em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde-Sul, exerceu atividade clínica durante vários anos. Tem ministrado formação na área da Clínica Dentária com a Empower Up desde 2016.
Júlia Quintiliano Meireles

Júlia Quintiliano Meireles

Com vasta experiência na área de Auxiliar de Clínica Dentária, nomeadamente em Cirurgia Oral/Implantologia e Endodontia avançada, é mestranda de Medicina Dentária no Instituto Universitário Egas Moniz.
Maria Fernanda Fonseca

Maria Fernanda Fonseca

Formada em Medicina Dentária (Odontologia), com Mestrado Académico em Medicina Dentaria – Área de Estomatologia, e especializações em Prótese Dentária e Implantologia, é formadora no curso de Auxiliar de Clínica Dentária da Empower Up.

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