Técnico Auxiliar de Farmácia

Uma Técnica ou Técnico Auxiliar de Farmácia são profissionais que prestam apoio na atividade da farmácia. Podem assegurar a execução de todos os atos inerentes às funções de coadjuvação na área farmacêutica, com supervisão do diretor técnico da farmácia. Assim, desempenham tarefas como, entre outras, compras, receção, arrumação, fornecimento e apoio global à atividade.

Os Técnicos Auxiliares de Farmácia pertencem ao quadro não farmacêutico das farmácias, podendo também exercer funções em parafarmácias, ervanárias ou outros locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica. E essas funções devem ser exercidas em conformidade com a regulamentação aplicável e as normas de segurança e saúde em vigor.

Em 2019 existiam cerca de 3000 farmácias em Portugal. E este número tem crescido sempre nos últimos 20 anos. A mesma análise mostra que o consumo de medicamentos mais do que duplicou no mesmo período. Assim, os dados confirmam que o aumento do acesso aos cuidados de saúde, o envelhecimento da população e a inovação na farmacologia são fatores que reforçam a importância da atividade das farmácias.

Além disso, reforçam também a necessidade de qualificação e de atualização de conhecimentos dos seus técnicos.

O curso de Técnico Auxiliar de Farmácia é realizado de acordo com o definido no Catálogo Nacional de Qualificações e no Contrato Coletivo de Trabalho assinado entre a ANF (Associação Nacional de Farmácias) e o Sinprofarm (Sindicato Nacional dos Profissionais de Farmácia), publicado no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE) n.º 48, de 29 de dezembro de 2018.

A qualificação de Técnico/a Auxiliar de Farmácia, com base no referencial de formação definido (nível 4), habilita o formando a exercer funções de coadjuvação na área farmacêutica, nos termos da Deliberação n.º 396/2017 do INFARMED.

Objetivos gerais

Proporcionar o desenvolvimento de competências, atitudes e capacidades adequadas e necessárias à prática da atividade de Técnico Auxiliar de Farmácia.

O curso perspetiva uma valorização profissional, mas também uma valorização pessoal, socioeconómica e cultural, pela aquisição ou atualização de conhecimentos.

Quero saber mais

Quero saber mais…

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Curso que pretendo conhecer melhor

Cidade em que tenho interesse