Este curso tem como objetivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam perceber a importância da higiene oral e a ligação entre a dieta alimentar e a saúde oral do indivíduo.
Objetivos Específicos
No final deste curso os participantes deverão:
- Reconhecer a importância da dieta alimentar na saúde geral e oral do indivíduo.
- Reconhecer a importância da prevenção em higiene oral.
- Identificar as principais doenças da boca e dentes.
- Reconhecer a importância da higiene oral na prevenção dos problemas orais.
- Identificar os programas de saúde pública e a sua importância no seio da comunidade.
- Requisitos mínimos: Mais de 18 anos e o 9.º ano de escolaridade
- Duração: 20 horas
- Custo: 50€ de inscrição + 1 mensalidades de 100€
- Horário em e-learning: 2.ª feira, 18:30-22:30
-
módulo 01 – Dieta alimentar – 2 HORAS
- Evolução do regime alimentar humano;
- Implicações do regime alimentar no estado de saúde;
- Comportamento alimentar e alguns dos erros mais comuns.
módulo 02 – Nutrição – 2 HORAS
- Conceitos de nutrição, alimento, nutriente e caloria;
- Classificação dos nutrientes;
- Metabolismo basal:
- Cálculos das necessidades calóricas.
módulo 03 – alimentação e consequências na saúde oral – 8 HORAS
- Relação entre a alimentação e a saúde oral;
- Noções de patologias dentárias e medicina oral:
- Cárie dentária;
- Traumatismos dentários;
- Desgastes dentários;
- Agenesias dentárias;
- Medidas de prevenção:
- Flúor, selantes, dieta alimentar, escovagem e fio dentário.
módulo 04 – programas de saúde pública – 4 HORAS
- Índices de higiene oral e registos;
- Programas de saúde oral a nível comunitário;
- Índices utilizados na Comunidade;
- Papel da Direção Geral de Saúde na importância dos programas preventivos de saúde oral.
AVALIAÇÃO SUMATIVA ESCRITA – 4 HORAS
-
1.1. Definição e alteração de horários, locais e cronograma
A definição dos horários, locais e cronograma dos cursos deverão ser feitos antecipadamente e disponibilizados via web e em formato papel a todos os formandos. Estará salvaguardado que, na definição dos três critérios acima descritos, os mesmos devem ser adequados às especificidades e características de cada curso, bem como ao público-alvo a que se destinam.
A formação poderá vir a ser alterada, podendo a Empower Up, a todo o tempo e nos termos previstos nas Regras de Funcionamento, indicar outro cronograma para a realização da formação. Todos os formandos serão devidamente avisados das potenciais alterações.
As alterações do plano previsto, pelas razões referidas no ponto anterior, não conferem ao formando o direito a qualquer indemnização.
1.2. Interrupções, alterações e possibilidade de repetição de cursos e módulos
Caberá ao Coordenador Pedagógico da Empower Up a interrupção, alteração ou repetição de uma ação de formação ou módulo, bem como a alteração da duração dos módulos e do curso, desde que perfeitamente justificável e comunicada à totalidade dos formandos. Em todas as situações, deverá estar sempre salvaguardado o cumprimento dos objetivos técnico-pedagógicos do curso e as competências a adquirir/desenvolver. Tendo sempre em conta o feedback dos formandos e dos formadores, salvaguardando a aprendizagem dos formandos.
Caso um curso seja interrompido, os formandos que o estão a frequentar terão direito à restituição de todos os pagamentos que tenham efetuado à Empower Up.
1.3. Cancelamento e adiamento de ações de formação/módulos
A Empower Up pode anular ou adiar qualquer ação programada para a qual o número de inscrições seja insuficiente, ou por qualquer outro motivo de gestão, procedendo ao reembolso dos respetivos pagamentos quando ocorridos, e sempre que devidos. Esta situação poderá ocorrer até cinco dias úteis antes da data de início da formação.
A Coordenação pode adiar qualquer módulo, quando se verifique uma das seguintes situações:
- Falta de comparência do formador e não haja possibilidade de substituição;
- Comparência de apenas 10% do total de formandos na turma.
- Os formandos serão sempre avisados da decisão tomada.
1.4. Pagamentos, descontos e devoluções
A inscrição dos formandos no curso só é concretizada com o pagamento da inscrição. As propinas de frequência devem ser pagas mensalmente, até ao dia 8 de cada mês, de forma sucessiva.
Em casos excecionais, o pagamento da mensalidade poderá ser efetuado do dia 1 ao dia 30 de cada mês, tendo o formando de avisar a coordenação desta situação.
O pagamento dos cursos poderá sofrer desconto perante algumas situações:
- A pronto pagamento – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
- Caso seja o segundo curso que o formando realiza com a Empower Up – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
- Caso o formando se inscreva em dois cursos em simultâneo – será efetuado um desconto de 10% no somatório dos valores dos dois cursos.
Caso algum formando desista do curso até 5 dias úteis antes da data de início do mesmo, ser-lhe-á devolvido o valor da inscrição. Caso a desistência seja efetuada após essa data, o valor da inscrição não será devolvido.
Os formandos poderão desistir do curso em qualquer momento sem terem de continuar a realizar o pagamento das propinas, bastando que informem a Empower Up da sua desistência, por escrito, através de Carta, Email ou da Folha de Desistência. Os formandos apenas têm a obrigação de efetuar o pagamento das propinas até ao mês em que comunicam a sua desistência. Qualquer valor pago relativo a propinas de meses posteriores à desistência do curso será devolvido aos formandos.
-
A Empower Up emite dois tipos de certificados:
- Certificado de frequência de formação profissional, quando não existe uma componente de avaliação de aprendizagem, com a caracterização do tema abordado na formação. Ou quando o formando não completa o curso na sua totalidade, não realizando a componente prática do curso, mas frequentou com aproveitamento a componente teórica do mesmo e a sua situação se encontra regularizada com a Empower.
- Certificado de formação profissional, quando existe componente de avaliação de aprendizagem extensa e detalhada (aplicado aos cursos), de acordo com o respectivo regulamento do curso. Quando se prevê a avaliação das aprendizagens, é emitido um certificado, a cada um dos formandos aprovados, no qual é indicada a classificação final obtida no respectivo curso.
Os certificados de frequência e de formação profissional, que se destinam a certificar a frequência ou a conclusão com aproveitamento de uma ação de formação certificada não inserida no CNQ, serão emitidos de acordo com o Portaria n.º 747/2010 de 8 de Julho, através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO). Os certificados de frequência e de formação profissional, que se destinam a certificar a frequência ou a conclusão com aproveitamento de uma ação de formação não certificada, serão emitidos de acordo com o Decreto-Lei 95/92, em modelo próprio da entidade.
Após o final do processo formativo,no prazo máximo de 3 semanas, e mediante situação do formando regularizada a nível administrativo e contabilístico, os certificados são enviados via CTT ou entregues presencialmente na Empower. Em caso de extravio ou problema com o certificado original, o formando pode requerer uma 2.ª via do mesmo. Contudo, reserva-se a possibilidade de maior demora no envio de novo certificado.