A Saúde no Idoso e o Aconselhamento na Farmácia
UFCD 10173
Duração: 25 horas
Datas previstas
2.ª feira, 19:00-22:00:
E-learning (videoconferência)
Este curso oferece ferramentas práticas e teóricas para que os técnicos auxiliares de farmácia possam prestar um atendimento focado em promover um envelhecimento saudável e ativo, com ênfase na prevenção de doenças e na minimização dos seus impactos.
Além disso, contribui para que aconselhamento na farmácia possa ser mais adequado relativamente ao uso de medicamentos e produtos geriátricos.
O intuito desta formação é contribuir para melhorar a qualidade de vida dos idosos e apoiar um envelhecimento digno e saudável. Como:
- Identificando as alterações anatómicas, fisiológicas e psicológicas associadas ao envelhecimento.
- Identificando as principais patologias do idoso e as necessidades de prevenção para minimizar o seu impacto.
- Reconhecendo o papel do profissional de saúde como promotor de um envelhecimento saudável e ativo.
- Aconselhando a utilização de medicamentos e produtos geriátricos nas patologias e sintomas associados ao envelhecimento.
Este curso irá proporcionar aos participantes os conhecimentos necessários para prestar cuidados eficazes e adequados à população idosa, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida.
Ver mais +Objetivos
Capacitar profissionais de saúde para compreenderem as alterações associadas ao envelhecimento, identificarem as principais patologias do idoso, promoverem um envelhecimento saudável e ativo, e aconselharem adequadamente a utilização de medicamentos e produtos geriátricos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população idosa.
Duração
25 horas (aulas teóricas)
Custo
95 € de inscrição + 1 mensalidade de 95 €
Pré-requisitos
Mais de 18 anos e 12.º ano de escolaridade
Público-alvo
Técnicos Auxiliares de Farmácia e outros profissionais de farmácia, incluindo farmacêuticos, que tenham interesse em aprofundar os seus conhecimentos sobre o envelhecimento, as principais patologias associadas ao idoso e o respetivo aconselhamento em contexto farmacêutico.
Pré-requisitos
Mais de 18 anos e 12.º ano de escolaridade
Ver programa
- Doenças reumáticas
- Doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral
- Cancro
- Doenças degenerativas do sistema nervoso central (SNC)
- Doenças neurológicas
- Doenças psiquiátricas
- Perturbações do sono
- Patologias génito-urinárias
- Patologias auditivas
- Saúde oral no idoso
Biologia da idade – o envelhecimento celular, dos tecidos e dos órgãos
Higiene e conforto no idoso
A nutrição no idoso e a sua associação a determinadas patologias
Prevenção e tratamento das patologias mais comuns no idoso
Ajudas técnicas em geriatria
Estratégias de marketing no cliente geriátrico
Perguntas a colocar ao utente
Encaminhamento para o médico
Aconselhamento de medicamentos e produtos geriátricos
Ver Condições Gerais do Curso
1.1. Definição e alteração de horários, locais e cronograma
A definição dos horários, locais e cronograma dos cursos deverão ser feitos antecipadamente e disponibilizados via web a todos os formandos. Estará salvaguardado que, na definição dos três critérios acima descritos, os mesmos devem ser adequados às especificidades e características de cada curso, bem como ao público-alvo a que se destinam.
A formação poderá vir a ser alterada, podendo a Empower Up, a todo o tempo e nos termos previstos nas Regras de Funcionamento, indicar outro cronograma para a realização da formação. Todos os formandos serão devidamente avisados das potenciais alterações.
As alterações do plano previsto, pelas razões referidas no ponto anterior, não conferem ao formando o direito a qualquer indemnização.
1.2. Interrupções, alterações e possibilidade de repetição de cursos e módulos
Caberá ao Coordenador Pedagógico da Empower Up a interrupção, alteração ou repetição de uma ação de formação ou módulo, bem como a alteração da duração dos módulos e do curso, desde que perfeitamente justificável e comunicada à totalidade dos formandos. Em todas as situações, deverá estar sempre salvaguardado o cumprimento dos objetivos técnico-pedagógicos do curso e as competências a adquirir/desenvolver. Tendo sempre em conta o feedback dos formandos e dos formadores, salvaguardando a aprendizagem dos formandos.
1.3. Cancelamento e adiamento de ações de formação/módulos
A Empower Up pode anular ou adiar qualquer ação programada para a qual o número de inscrições seja insuficiente, ou por qualquer outro motivo de gestão. Esta situação poderá ocorrer até cinco dias úteis antes da data de início da formação.
A Coordenação pode adiar qualquer módulo, quando se verifique uma das seguintes situações:
- Falta de comparência do formador e não haja possibilidade de substituição;
- Comparência de apenas 10% do total de formandos na turma.
- Os formandos serão sempre avisados da decisão tomada.
1.4. Pagamentos, descontos e devoluções
A inscrição dos formandos no curso só é concretizada com o pagamento da inscrição. As propinas de frequência devem ser pagas mensalmente, até ao dia 8 de cada mês, de forma sucessiva.
Em casos excecionais, o pagamento da mensalidade poderá ser efetuado do dia 1 ao dia 30 de cada mês, tendo o formando de avisar a coordenação desta situação.
O pagamento dos cursos poderá sofrer desconto perante algumas situações:
- A pronto pagamento – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
- Caso seja o segundo curso que o formando realiza com a Empower Up – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
- Caso o formando se inscreva em dois cursos em simultâneo – será efetuado um desconto de 10% no somatório dos valores dos dois cursos.
Caso algum formando desista do curso até 10 dias úteis antes da data de início do mesmo, ser-lhe-á devolvido o valor da inscrição. Caso a desistência seja efetuada após essa data, o valor da inscrição não será devolvido.
Os formandos poderão desistir do curso em qualquer momento, após o início da ação de formação, sem terem de continuar a realizar o pagamento das propinas, bastando que informem a Empower Up da sua desistência, por escrito, através de Carta ou Email. Os formandos apenas têm a obrigação de efetuar o pagamento das propinas até ao mês em que comunicam a sua desistência. Qualquer valor pago relativo a propinas de meses posteriores à desistência do curso será devolvido aos formandos.