Técnico de Comunicação e Marketing Digital

Formação certificada não inserida no CNQ (Outra Formação Profissional)

Este curso tem como objetivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências técnicas que os tornem capazes de utilizar os meios digitais disponíveis, para o desenvolvimento de estratégias e campanhas de marketing e comunicação digital.
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Duração: 140 horas

Desde 150 €/mês

Datas previstas

3.ª e 5.ª feira, 18:30-22:30:

08-04-2025

E-learning (videoconferência)

Este é o curso de Comunicação e Marketing Digital indicado para quem deseje tornar-se especialista em marketing e dar um impulso à sua carreira. Aprenda com profissionais experientes e domine as estratégias mais eficazes de marketing digital para empresas, agências e outras organizações com presença digital.

As formas de comunicação empresarial quase imediatas, e a presença em plataformas digitais que dão acesso direto ao público-alvo, tornam o mercado de trabalho nesta área necessitado de profissionais bem preparados.

Comunicação e marketing digital englobam um conjunto de ações estratégicas que empresas e empreendedores devem executar para garantirem os objetivos de cada marca. Aprenda como o desenvolvimento e manutenção de sites e landing pages, e-commerce, SEO, campanhas Google Ads e Facebook ads, social media, email marketing, estatísticas, analítica e medição de desempenho estão entre as ferramentas utilizadas em marketing digital, e que aprenderá a utilizar numa estratégia de marketing adaptada ao seu negócio.

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Objetivos

  • Reconhecer a importância da descoberta de produção de imagens na evolução humana.
  • Identificar as técnicas e tecnologias no registo da imagem, desenho (design), fotografia, Imagem em movimento e o audiovisual na história.
  • Reconhecer, interpretar e aplicar os conceitos de design de comunicação.
  • Reconhecer as principais teorias e modelos inerentes ao processo comunicacional.
  • Identificar o processo de comunicação interpessoal e institucional e seus princípios.
  • Definir o conceito de Publicidade, tendo em conta as variáveis e funções inerentes.
  • Elaborar um plano estratégico de comunicação.
  • Identificar os fundamentos do marketing.
  • Descrever o contexto histórico do aparecimento do marketing.
  • Analisar os processos de marketing numa perspetiva operacional e em contexto de mercado.
  • Definir estratégias de segmentação e posicionamento para diferentes públicos e mercados.
  • Identificar e analisar as diferentes variáveis do marketing-mix.
  • Identificar as fases do ciclo de vida do produto.
  • Reconhecer as variáveis que condicionam o comportamento do consumidor.
  • Identificar e analisar os pressupostos para a elaboração de um plano de marketing.
  • Identificar as ferramentas do marketing operacional.
  • Explicar a importância do merchandising como instrumento de apoio à venda e na política de comunicação.
  • Reconhecer, no contexto atual, potencialidades do marketing direto e caracteriza-lo como variável do mix de comunicação.
  • Distinguir o marketing social do comercial.
  • Aplicar os conhecimentos de análise de mercados com vista a segmentar e comercializar os serviços/produtos da empresa.
  • Identificar e analisar os principais comportamentos e atitudes dos consumidores no processo de decisão de compra.
  • Identificar as ferramentas do e-marketing e do e-commerce.
  • Aplicar as ferramentas de gestão da informação e da comunicação, criando uma relação de interatividade, centrada nas necessidades dos consumidores.
  • Reconhecer as especificidades das principais redes sociais.
  • Utilizar tipos de conteúdo e funcionalidades específicos para diferentes objetivos.
  • Medir e analisar uma presença nas diversas redes sociais.
  • Definir planos de ação para otimização contínua.
  • Reconhecer os diferentes formatos de publicidade nas principais redes sociais.
  • Implementar campanhas pagas nas redes sociais para diferentes objetivos.
  • Medir e analisar uma campanha paga nas diversas redes sociais.
  • Definir planos de ação para otimização contínua.
  • Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
  • Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
  • Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
  • Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
  • Elaborar um plano de negócio.

Duração

140 horas

Custo

130 € de inscrição + 5 mensalidades de 150 €

Também aceitamos pagamentos com:

Ticket Educação
Ticket Ensino

Pré-requisitos

9.º ano de escolaridade

Público-alvo

Este curso é destinado a todos os interessados em adquirir, melhorar ou atualizar os seus conhecimentos e competências técnicas no âmbito do desenvolvimento, gestão e acompanhamento de estratégias e campanhas de marketing com recurso a meios digitais. Os candidatos têm de ter mais de 18 anos e o 9.º Ano de escolaridade como habilitação mínima.

Ver programa

módulo 01 – História da imagem – 4 horas

  • Surgimento das pinturas rupestres
  • História da fotografia
  • História do cinema
  • História do design
  • Aparecimento do multimédia

módulo 02 – A comunicação – 4 horas

  • Processo de comunicação
  • O Processo cíclico da comunicação
  • Conceito de comunicação
  • Modelos comunicacionais
  • Componentes da comunicação
  • Processo de comunicação
  • Fonte-emissor
  • Receptor
  • Mensagem
  • Formulação, codificação e transmissão de mensagem
  • Canal de comunicação
  • Mensagem
  • Repertórios culturais
  • Fontes de ruído no canal de comunicação
  • Interferências mediáticas
  • Recepção, interpretação e descodificação da mensagem
  • Comunicação mediatizada
  • Fonte de informação
  • Suporte de comunicação
  • Apreensão da informação
  • Imagem da comunicação

módulo 03 – Comunicação interpessoal e institucional – princípios e práticas – 4 horas

  • A comunicação
  • Esquema explicativo e suas implicações nas relações interpessoais
  • Ética e deontologia
  • Teorias explicativas do processo de comunicação
  • Hipodérmica – Lasswell, Shannon Weaver
  • Persuasão e efeitos limitados
  • Agenda setting
  • Gatekeeping
  • Newsmaking (Wolf)
  • Culturalista e Escola de Frankfurt
  • Legislação aplicável
  • Panorâmica geral dos direitos de autor e direitos conexos, de imagem
  • Importância da declaração de cedência de direitos
  • Cuidados a ter com a captação de imagens e declarações de terceiros e perspetiva da sua utilização contextualizada

módulo 04 – Plano estratégico de comunicação – 8 horas

  • Introdução à publicidade
  • Noções básicas da ética e deontologia e legislação
  • A publicidade como variável do mix da comunicação
  • Gestão da comunicação – princípios e desenvolvimento do plano de comunicação
  • Papel das agências
  • Do plano de marketing ao plano de comunicação
  • Desenvolvimento do plano de comunicação
  • Análise da situação
  • Definição dos objetivos e posicionamento
  • Seleção do público-alvo
  • Escolha da mensagem
  • Escolha dos canais de comunicação
  • Definição de orçamento
  • Execução do plano
  • Avaliação dos resultados

módulo 05 – Fundamentos do marketing – 8 horas

  • Marketing
  • Fundamentos
  • Filosofia de gestão
  • Contexto histórico
  • Evolução do marketing/Ética e código de conduta
  • Marketing nas empresas e nas organizações não lucrativas
  • Processos de marketing
  • Funções do marketing e do gestor de marketing
  • Marketing estratégico e operacional
  • Centralidade no cliente
  • Conceitos centrais do marketing
  • Micro e macro envolvente
  • Públicos
  • Marketing no contexto de mercado

módulo 6 – Estratégias de marketing – 20 horas

  • Estratégias de marketing de serviços
  • Conteúdos
  • Noções de serviço
  • Definições de serviços
  • Tipos de serviços
  • Características fundamentais dos serviços
  • Diversidade de serviços
  • Classificação de serviços
  • Contexto de desenvolvimento do setor de serviços – o grande consumo e a interação com os serviços
  • A gestão da qualidade em serviços
  • Desenvolvimento de políticas de mix de serviços – política dos 7 P’s
  • Segmentação e posicionamento no marketing de serviços
  • Estratégias;
  • Marketing-mix no produto e no serviço
  • Conteúdos
  • Introdução ao marketing estratégico
  • Definição de marketing-mix
  • A venda como elemento do marketing-mix
  • Política dos 4 P’s
  • Política de produto
  • Política de preço
  • Política de distribuição
  • Política de comunicação
  • Introdução à política dos 7 P’s
  • Introdução à política dos 8 P’s
  • Ciclo de vida do produto
  • Lançamento
  • Crescimento
  • Maturação
  • Declínio
  • Comportamento do consumidor: fatores de influência, processo de decisão
  • Gestão operacional de marketing
  • Conteúdos
  • Marketing operacional
  • Ferramentas
  • Merchandising
  • Marketing direto
  • Gestão e avaliação da força de vendas
  • Importância na política de comunicação
  • Marketing social versus comercial
  • Plano de marketing
  • Conteúdos
  • Plano de marketing – necessidades e princípios
  • Principais necessidades de um plano de marketing
  • Avaliar a situação do mercado e do meio
  • Avaliar a competitividade da empresa e seus princípios
  • Planificar os objetivos e meios e adaptação das ações de desenvolvimento e das ações correctivas
  • Operacionalização do plano de marketing
  • Etapas do desenvolvimento do plano operacional de marketing
  • Etapa 1 – análise da situação interna e externa
  • Situação do negócio
  • Actuação da empresa
  • Análise da concorrência
  • Análise SWOT

módulo 07 – Mercado – 8 horas

  • Comercialização e segmentação
  • Etapas da comercialização
  • Fase de produção
  • Fase de vendas
  • Fase de marketing
  • Noção de concorrência
  • Concorrência e suas implicações
  • Dinâmica e segmentação de mercados
  • Ciclo de vida de um mercado
  • Fase de lançamento
  • Fase de crescimento
  • Fase de maturação
  • Fase de declínio
  • Comportamento do consumidor
  • Conteúdos
  • Caraterísticas, comportamentos e atitudes dos consumidores
  • Variáveis explicativas
  • Análise do processo de tomada de decisão
  • Intervenientes no processo de decisão de compra
  • Riscos ponderados
  • Critérios de avaliação do serviço
  • Tipologia de clientes

módulo 08 – Marketing digital – 16 horas

  • Internet e os canais de distribuição
  • Business to business – B2B
  • Business to consumer – B2C
  • One to one – O2O
  • Business to administration – B2A
  • Portais/ sites/motores de busca/ centro comerciais virtuais/ lojas virtuais
  • O papel do website no marketing digital
  • Desenvolvimento e manutenção de páginas web
  • Arquitetura de informação
  • Usabilidade
  • Planeamento de um Web Site
  • E-commerce
  • Tecnologias de informação e a relação com o cliente
  • A tecnologia ao serviço do marketing e da comunicação
  • O novo consumidor digital
  • Mensagens e formatos de comunicação digital com o cliente
  • E-consumidor
  • Características
  • Tendências de consumo
  • Hábitos de consumo nas plataformas digitais
  • Processos de decisão de compra
  • Satisfação dos e-consumidores
  • E-marketing
  • Conceito e evolução
  • Fundamentos do e-marketing
  • Vantagens da interne t para os consumidores
  • Internet e o desenvolvimento de novas aplicações do marketing
  • Customer relationship management (CRM)
  • E-commerce
  • Conceito
  • Motivações para a adesão ao e-commerce
  • Fatores de sucesso
  • O digital no Mundo e em Portugal;
  • Estratégia de Marketing Digital
  • Introdução à Estratégia de Marketing Digital
  • Como ir dos objectivos à escolha das plataformas
  • Exercício prático.

módulo 09 – Websites – 4 horas

  • O papel do website nas empresas
  • Website como loja online: o que ter em consideração

 módulo 10 – Google Ads – 8 horas

  • Como criar campanhas de anúncios em Google e o que ter em consideração
  • Diferentes formatos de media digital existentes, como os comprar e quando os usar
  • Google Search vs. Display
  • Outros formatos: Google Shopping e Youtube Ads

módulo 11 – Email Marketing & CRM – 8 horas

  • Importância do E-mail Marketing: das boas segmentações às boas medições
  • De que se trata CRM (Customer Relationship Management) e a importância para as empresas
  • O e-mail enquanto ferramenta de retenção de clientes e repetição de compra
  • O que ter em consideração
  • Estrutura de um bom e-mail
  • RGPD (Regulamento Geral de Protecção de Dados)
  • Ferramentas úteis

módulo 12 – Redes Sociais – 12 horas

  • Principais redes sociais em Portugal
  • Princípios básicos de gestão de redes sociais
  • Personalização das páginas: o que ter em consideração
  • Conteúdo: como fazer bom conteúdo e adaptar a cada plataforma
  • Como ir dos objectivos aos conteúdos
  • Gestão da presença empresarial nas redes sociais
  • Conteúdos
  • Tipos de presença e funcionalidades específicas
  • Tipologias de conteúdos
  • Métricas e reporting
  • Exemplos e análise de casos
  • Instagram marketing
  • Exemplos e análise de casos
  • LinkedIn marketing
  • Exemplos e análise de casos
  • Youtube marketing
  • Exemplos e análise de casos
  • Outras redes sociais
  • Gestão de sinergias entre diferentes redes sociais
  • Publicidade nas redes sociais
  • Alcance orgânico VS alcance pago
  • Tipos de objetivos
  • Segmentação de campanhas
  • Medição, análise e otimização de campanhas pagas
  • Ferramentas úteis
  • Facebook e Instagram Ads
  • Formatos existentes e mais relevantes em cada rede social
  • Facebook & Instagram ADs: Promoted Posts vs. Plataforma de self-service
  • Como fazer campanhas e o que ter em consideração
  • Critérios de segmentação, modelos de pagamento e locais de publicação
  • Como estruturar uma campanha
  • O que ter em consideração na análise
  • O papel dos digital influencers no mundo digital
  • Como escrever para a Internet

módulo 13 – Inteligência Artificial – 4 horas

  • Introdução à Inteligência Artificial: conceitos básicos e impacto em diversas indústrias
  • Aplicações da IA em marketing digital: uso de IA para automação de processos e personalização de conteúdos
  • Ferramentas de IA no marketing digital: como utilizar o ChatGPT e outras ferramentas de IA para melhorar campanhas e atendimento ao cliente
  • Ética e implicações da IA: desafios, responsabilidades e o impacto no mercado de trabalho.

módulo 14 – Plano de negócio – criação de micronegócios – 12 horas

  • Planeamento e organização do trabalho
  • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
  • Atitude, trabalho e orientação para os resultados
  • Conceito de plano de ação e de negócio
  • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
  • Análise de experiências de negócio
  • Negócios de sucesso
  • Insucesso nos negócios
  • Análise SWOT do negócio
  • Pontos fortes e fracos
  • Oportunidades e ameaças ou riscos
  • Segmentação do mercado
  • Abordagem e estudo do mercado
  • Mercado concorrencial
  • Estratégias de penetração no mercado
  • Perspetivas futuras de mercado
  • Plano de ação
  • Elaboração do plano individual de ação
  • Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
  • Processo de angariação de clientes e negociação contratual
  • Estratégia empresarial
  • Análise, formulação e posicionamento estratégico
  • Formulação estratégica
  • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
  • Negócios de base tecnológica | Start-up
  • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
  • Estratégias de internacionalização
  • Qualidade e inovação na empresa
  • Plano de negócio
  • Principais características de um plano de negócio
  • Objetivos
  • Mercado, interno e externo, e política comercial
  • Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
  • Etapas e atividades
  • Recursos humanos
  • Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
  • Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo
  • Elaboração do plano de ação
  • Elaboração do plano de marketing
  • Desvios ao plano
  • Avaliação do potencial de rendimento do negócio
  • Elaboração do plano de aquisições e orçamento
  • Definição da necessidade de empréstimo financeiro
  • Acompanhamento do plano de negócio
  • Negociação com os financiadores

Avaliação sumativa escrita – 16 horas

Mentoria individual – 4 horas

Ver Condições Gerais do Curso

1.1. Definição e alteração de horários, locais e cronograma

A definição dos horários, locais e cronograma dos cursos deverão ser feitos antecipadamente e disponibilizados via web a todos os formandos. Estará salvaguardado que, na definição dos três critérios acima descritos, os mesmos devem ser adequados às especificidades e características de cada curso, bem como ao público-alvo a que se destinam.

A formação poderá vir a ser alterada, podendo a Empower Up, a todo o tempo e nos termos previstos nas Regras de Funcionamento, indicar outro cronograma para a realização da formação. Todos os formandos serão devidamente avisados das potenciais alterações.

As alterações do plano previsto, pelas razões referidas no ponto anterior, não conferem ao formando o direito a qualquer indemnização.

1.2. Interrupções, alterações e possibilidade de repetição de cursos e módulos

Caberá ao Coordenador Pedagógico da Empower Up a interrupção, alteração ou repetição de uma ação de formação ou módulo, bem como a alteração da duração dos módulos e do curso, desde que perfeitamente justificável e comunicada à totalidade dos formandos. Em todas as situações, deverá estar sempre salvaguardado o cumprimento dos objetivos técnico-pedagógicos do curso e as competências a adquirir/desenvolver. Tendo sempre em conta o feedback dos formandos e dos formadores, salvaguardando a aprendizagem dos formandos.

1.3. Cancelamento e adiamento de ações de formação/módulos

A Empower Up pode anular ou adiar qualquer ação programada para a qual o número de inscrições seja insuficiente, ou por qualquer outro motivo de gestão. Esta situação poderá ocorrer até cinco dias úteis antes da data de início da formação.

A Coordenação pode adiar qualquer módulo, quando se verifique uma das seguintes situações:

  • Falta de comparência do formador e não haja possibilidade de substituição;
  • Comparência de apenas 10% do total de formandos na turma.
  • Os formandos serão sempre avisados da decisão tomada.

1.4. Pagamentos, descontos e devoluções

A inscrição dos formandos no curso só é concretizada com o pagamento da inscrição. As propinas de frequência devem ser pagas mensalmente, até ao dia 8 de cada mês, de forma sucessiva.

Em casos excecionais, o pagamento da mensalidade poderá ser efetuado do dia 1 ao dia 30 de cada mês, tendo o formando de avisar a coordenação desta situação.

O pagamento dos cursos poderá sofrer desconto perante algumas situações:

  • A pronto pagamento – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
  • Caso seja o segundo curso que o formando realiza com a Empower Up – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
  • Caso o formando se inscreva em dois cursos em simultâneo – será efetuado um desconto de 10% no somatório dos valores dos dois cursos.

Caso algum formando desista do curso até 10 dias úteis antes da data de início do mesmo, ser-lhe-á devolvido o valor da inscrição. Caso a desistência seja efetuada após essa data, o valor da inscrição não será devolvido.

Os formandos poderão desistir do curso em qualquer momento, após o início da ação de formação, sem terem de continuar a realizar o pagamento das propinas, bastando que informem a Empower Up da sua desistência, por escrito, através de Carta ou Email. Os formandos apenas têm a obrigação de efetuar o pagamento das propinas até ao mês em que comunicam a sua desistência. Qualquer valor pago relativo a propinas de meses posteriores à desistência do curso será devolvido aos formandos.

Formadores

Ana Cláudia Costa de Araújo

Ana Cláudia Costa de Araújo

Doutora em Comunicação pela Universidad Complutense de Madrid, mestre em Engenharia de Produção (UFRN) e licenciada em Publicidade (UFRN). Com mais de 14 anos de carreira, foi investigadora em projetos de inovação, saúde e criatividade. Especializada na área da gestão de marketing digital, gestão de projetos, análise de dados e redes sociais, com experiência em agências de marketing, entidades públicas e consultorias empresariais.

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