Técnico de Comunicação e Marketing Digital
Extra ao CNQ
Duração: 140 horas
Desde 150 €/mês
Datas previstas
3.ª e 5.ª feira, 18:30-22:30:
E-learning (videoconferência)
Este é o curso de Comunicação e Marketing Digital indicado para quem deseje tornar-se especialista em marketing e dar um impulso à sua carreira. Aprenda com profissionais experientes e domine as estratégias mais eficazes de marketing digital para empresas, agências e outras organizações com presença digital.
As formas de comunicação empresarial quase imediatas, e a presença em plataformas digitais que dão acesso direto ao público-alvo, tornam o mercado de trabalho nesta área necessitado de profissionais bem preparados.
Comunicação e marketing digital englobam um conjunto de ações estratégicas que empresas e empreendedores devem executar para garantirem os objetivos de cada marca. Aprenda como o desenvolvimento e manutenção de sites e landing pages, e-commerce, SEO, campanhas Google Ads e Facebook ads, social media, email marketing, estatísticas, analítica e medição de desempenho estão entre as ferramentas utilizadas em marketing digital, e que aprenderá a utilizar numa estratégia de marketing adaptada ao seu negócio.
Ver mais +Objetivos
- Reconhecer a importância da descoberta de produção de imagens na evolução humana.
- Identificar as técnicas e tecnologias no registo da imagem, desenho (design), fotografia, Imagem em movimento e o audiovisual na história.
- Reconhecer, interpretar e aplicar os conceitos de design de comunicação.
- Reconhecer as principais teorias e modelos inerentes ao processo comunicacional.
- Identificar o processo de comunicação interpessoal e institucional e seus princípios.
- Definir o conceito de Publicidade, tendo em conta as variáveis e funções inerentes.
- Elaborar um plano estratégico de comunicação.
- Identificar os fundamentos do marketing.
- Descrever o contexto histórico do aparecimento do marketing.
- Analisar os processos de marketing numa perspetiva operacional e em contexto de mercado.
- Definir estratégias de segmentação e posicionamento para diferentes públicos e mercados.
- Identificar e analisar as diferentes variáveis do marketing-mix.
- Identificar as fases do ciclo de vida do produto.
- Reconhecer as variáveis que condicionam o comportamento do consumidor.
- Identificar e analisar os pressupostos para a elaboração de um plano de marketing.
- Identificar as ferramentas do marketing operacional.
- Explicar a importância do merchandising como instrumento de apoio à venda e na política de comunicação.
- Reconhecer, no contexto atual, potencialidades do marketing direto e caracteriza-lo como variável do mix de comunicação.
- Distinguir o marketing social do comercial.
- Aplicar os conhecimentos de análise de mercados com vista a segmentar e comercializar os serviços/produtos da empresa.
- Identificar e analisar os principais comportamentos e atitudes dos consumidores no processo de decisão de compra.
- Identificar as ferramentas do e-marketing e do e-commerce.
- Aplicar as ferramentas de gestão da informação e da comunicação, criando uma relação de interatividade, centrada nas necessidades dos consumidores.
- Reconhecer as especificidades das principais redes sociais.
- Utilizar tipos de conteúdo e funcionalidades específicos para diferentes objetivos.
- Medir e analisar uma presença nas diversas redes sociais.
- Definir planos de ação para otimização contínua.
- Reconhecer os diferentes formatos de publicidade nas principais redes sociais.
- Implementar campanhas pagas nas redes sociais para diferentes objetivos.
- Medir e analisar uma campanha paga nas diversas redes sociais.
- Definir planos de ação para otimização contínua.
- Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
- Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
- Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
- Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
- Elaborar um plano de negócio.
Duração
140 horas
Custo
130 € de inscrição + 5 mensalidades de 150 €
Também aceitamos pagamentos com:
Pré-requisitos
Mais de 18 anos e 9.º ano de escolaridade
Público-alvo
Este curso é destinado a todos os interessados em adquirir, melhorar ou atualizar os seus conhecimentos e competências técnicas no âmbito do desenvolvimento, gestão e acompanhamento de estratégias e campanhas de marketing com recurso a meios digitais. Os candidatos têm de ter mais de 18 anos e o 9.º Ano de escolaridade como habilitação mínima.
Ver programa
módulo 01 – História da imagem – 4 horas
- Surgimento das pinturas rupestres
- História da fotografia
- História do cinema
- História do design
- Aparecimento do multimédia
módulo 02 – A comunicação – 4 horas
- Processo de comunicação
- O Processo cíclico da comunicação
- Conceito de comunicação
- Modelos comunicacionais
- Componentes da comunicação
- Processo de comunicação
- Fonte-emissor
- Receptor
- Mensagem
- Formulação, codificação e transmissão de mensagem
- Canal de comunicação
- Mensagem
- Repertórios culturais
- Fontes de ruído no canal de comunicação
- Interferências mediáticas
- Recepção, interpretação e descodificação da mensagem
- Comunicação mediatizada
- Fonte de informação
- Suporte de comunicação
- Apreensão da informação
- Imagem da comunicação
módulo 03 – Comunicação interpessoal e institucional – princípios e práticas – 4 horas
- A comunicação
- Esquema explicativo e suas implicações nas relações interpessoais
- Ética e deontologia
- Teorias explicativas do processo de comunicação
- Hipodérmica – Lasswell, Shannon Weaver
- Persuasão e efeitos limitados
- Agenda setting
- Gatekeeping
- Newsmaking (Wolf)
- Culturalista e Escola de Frankfurt
- Legislação aplicável
- Panorâmica geral dos direitos de autor e direitos conexos, de imagem
- Importância da declaração de cedência de direitos
- Cuidados a ter com a captação de imagens e declarações de terceiros e perspetiva da sua utilização contextualizada
módulo 04 – Plano estratégico de comunicação – 8 horas
- Introdução à publicidade
- Noções básicas da ética e deontologia e legislação
- A publicidade como variável do mix da comunicação
- Gestão da comunicação – princípios e desenvolvimento do plano de comunicação
- Papel das agências
- Do plano de marketing ao plano de comunicação
- Desenvolvimento do plano de comunicação
- Análise da situação
- Definição dos objetivos e posicionamento
- Seleção do público-alvo
- Escolha da mensagem
- Escolha dos canais de comunicação
- Definição de orçamento
- Execução do plano
- Avaliação dos resultados
módulo 05 – Fundamentos do marketing – 8 horas
- Marketing
- Fundamentos
- Filosofia de gestão
- Contexto histórico
- Evolução do marketing/Ética e código de conduta
- Marketing nas empresas e nas organizações não lucrativas
- Processos de marketing
- Funções do marketing e do gestor de marketing
- Marketing estratégico e operacional
- Centralidade no cliente
- Conceitos centrais do marketing
- Micro e macro envolvente
- Públicos
- Marketing no contexto de mercado
módulo 6 – Estratégias de marketing – 20 horas
- Estratégias de marketing de serviços
- Conteúdos
- Noções de serviço
- Definições de serviços
- Tipos de serviços
- Características fundamentais dos serviços
- Diversidade de serviços
- Classificação de serviços
- Contexto de desenvolvimento do setor de serviços – o grande consumo e a interação com os serviços
- A gestão da qualidade em serviços
- Desenvolvimento de políticas de mix de serviços – política dos 7 P’s
- Segmentação e posicionamento no marketing de serviços
- Estratégias;
- Marketing-mix no produto e no serviço
- Conteúdos
- Introdução ao marketing estratégico
- Definição de marketing-mix
- A venda como elemento do marketing-mix
- Política dos 4 P’s
- Política de produto
- Política de preço
- Política de distribuição
- Política de comunicação
- Introdução à política dos 7 P’s
- Introdução à política dos 8 P’s
- Ciclo de vida do produto
- Lançamento
- Crescimento
- Maturação
- Declínio
- Comportamento do consumidor: fatores de influência, processo de decisão
- Gestão operacional de marketing
- Conteúdos
- Marketing operacional
- Ferramentas
- Merchandising
- Marketing direto
- Gestão e avaliação da força de vendas
- Importância na política de comunicação
- Marketing social versus comercial
- Plano de marketing
- Conteúdos
- Plano de marketing – necessidades e princípios
- Principais necessidades de um plano de marketing
- Avaliar a situação do mercado e do meio
- Avaliar a competitividade da empresa e seus princípios
- Planificar os objetivos e meios e adaptação das ações de desenvolvimento e das ações correctivas
- Operacionalização do plano de marketing
- Etapas do desenvolvimento do plano operacional de marketing
- Etapa 1 – análise da situação interna e externa
- Situação do negócio
- Actuação da empresa
- Análise da concorrência
- Análise SWOT
módulo 07 – Mercado – 8 horas
- Comercialização e segmentação
- Etapas da comercialização
- Fase de produção
- Fase de vendas
- Fase de marketing
- Noção de concorrência
- Concorrência e suas implicações
- Dinâmica e segmentação de mercados
- Ciclo de vida de um mercado
- Fase de lançamento
- Fase de crescimento
- Fase de maturação
- Fase de declínio
- Comportamento do consumidor
- Conteúdos
- Caraterísticas, comportamentos e atitudes dos consumidores
- Variáveis explicativas
- Análise do processo de tomada de decisão
- Intervenientes no processo de decisão de compra
- Riscos ponderados
- Critérios de avaliação do serviço
- Tipologia de clientes
módulo 08 – Marketing digital – 16 horas
- Internet e os canais de distribuição
- Business to business – B2B
- Business to consumer – B2C
- One to one – O2O
- Business to administration – B2A
- Portais/ sites/motores de busca/ centro comerciais virtuais/ lojas virtuais
- O papel do website no marketing digital
- Desenvolvimento e manutenção de páginas web
- Arquitetura de informação
- Usabilidade
- Planeamento de um Web Site
- E-commerce
- Tecnologias de informação e a relação com o cliente
- A tecnologia ao serviço do marketing e da comunicação
- O novo consumidor digital
- Mensagens e formatos de comunicação digital com o cliente
- E-consumidor
- Características
- Tendências de consumo
- Hábitos de consumo nas plataformas digitais
- Processos de decisão de compra
- Satisfação dos e-consumidores
- E-marketing
- Conceito e evolução
- Fundamentos do e-marketing
- Vantagens da interne t para os consumidores
- Internet e o desenvolvimento de novas aplicações do marketing
- Customer relationship management (CRM)
- E-commerce
- Conceito
- Motivações para a adesão ao e-commerce
- Fatores de sucesso
- O digital no Mundo e em Portugal;
- Estratégia de Marketing Digital
- Introdução à Estratégia de Marketing Digital
- Como ir dos objectivos à escolha das plataformas
- Exercício prático.
módulo 09 – Websites – 4 horas
- O papel do website nas empresas
- Website como loja online: o que ter em consideração
módulo 10 – Google Ads – 8 horas
- Como criar campanhas de anúncios em Google e o que ter em consideração
- Diferentes formatos de media digital existentes, como os comprar e quando os usar
- Google Search vs. Display
- Outros formatos: Google Shopping e Youtube Ads
módulo 11 – Email Marketing & CRM – 8 horas
- Importância do E-mail Marketing: das boas segmentações às boas medições
- De que se trata CRM (Customer Relationship Management) e a importância para as empresas
- O e-mail enquanto ferramenta de retenção de clientes e repetição de compra
- O que ter em consideração
- Estrutura de um bom e-mail
- RGPD (Regulamento Geral de Protecção de Dados)
- Ferramentas úteis
módulo 12 – Redes Sociais – 12 horas
- Principais redes sociais em Portugal
- Princípios básicos de gestão de redes sociais
- Personalização das páginas: o que ter em consideração
- Conteúdo: como fazer bom conteúdo e adaptar a cada plataforma
- Como ir dos objectivos aos conteúdos
- Gestão da presença empresarial nas redes sociais
- Conteúdos
- Tipos de presença e funcionalidades específicas
- Tipologias de conteúdos
- Métricas e reporting
- Exemplos e análise de casos
- Instagram marketing
- Exemplos e análise de casos
- LinkedIn marketing
- Exemplos e análise de casos
- Youtube marketing
- Exemplos e análise de casos
- Outras redes sociais
- Gestão de sinergias entre diferentes redes sociais
- Publicidade nas redes sociais
- Alcance orgânico VS alcance pago
- Tipos de objetivos
- Segmentação de campanhas
- Medição, análise e otimização de campanhas pagas
- Ferramentas úteis
- Facebook e Instagram Ads
- Formatos existentes e mais relevantes em cada rede social
- Facebook & Instagram ADs: Promoted Posts vs. Plataforma de self-service
- Como fazer campanhas e o que ter em consideração
- Critérios de segmentação, modelos de pagamento e locais de publicação
- Como estruturar uma campanha
- O que ter em consideração na análise
- O papel dos digital influencers no mundo digital
- Como escrever para a Internet.
módulo 13 – Web Analytics – 8 horas
- Google Analytics: A plataforma e principais métricas
- Análises mais relevantes de acordo com os objectivos dos participantes
- O que é possível medir-se e o que se deve medir
- Como estruturar um relatório
módulo 14 – Plano de negócio – criação de micronegócios – 12 horas
- Planeamento e organização do trabalho
- Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
- Atitude, trabalho e orientação para os resultados
- Conceito de plano de ação e de negócio
- Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
- Análise de experiências de negócio
- Negócios de sucesso
- Insucesso nos negócios
- Análise SWOT do negócio
- Pontos fortes e fracos
- Oportunidades e ameaças ou riscos
- Segmentação do mercado
- Abordagem e estudo do mercado
- Mercado concorrencial
- Estratégias de penetração no mercado
- Perspetivas futuras de mercado
- Plano de ação
- Elaboração do plano individual de ação
- Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
- Processo de angariação de clientes e negociação contratual
- Estratégia empresarial
- Análise, formulação e posicionamento estratégico
- Formulação estratégica
- Planeamento, implementação e controlo de estratégias
- Negócios de base tecnológica | Start-up
- Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
- Estratégias de internacionalização
- Qualidade e inovação na empresa
- Plano de negócio
- Principais características de um plano de negócio
- Objetivos
- Mercado, interno e externo, e política comercial
- Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
- Etapas e atividades
- Recursos humanos
- Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
- Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo
- Elaboração do plano de ação
- Elaboração do plano de marketing
- Desvios ao plano
- Avaliação do potencial de rendimento do negócio
- Elaboração do plano de aquisições e orçamento
- Definição da necessidade de empréstimo financeiro
- Acompanhamento do plano de negócio
- Negociação com os financiadores
AVALIAÇÃO SUMATIVA ESCRITA – 16 horas
Ver Condições Gerais do Curso
1.1. Definição e alteração de horários, locais e cronograma
A definição dos horários, locais e cronograma dos cursos deverão ser feitos antecipadamente e disponibilizados via web a todos os formandos. Estará salvaguardado que, na definição dos três critérios acima descritos, os mesmos devem ser adequados às especificidades e características de cada curso, bem como ao público-alvo a que se destinam.
A formação poderá vir a ser alterada, podendo a Empower Up, a todo o tempo e nos termos previstos nas Regras de Funcionamento, indicar outro cronograma para a realização da formação. Todos os formandos serão devidamente avisados das potenciais alterações.
As alterações do plano previsto, pelas razões referidas no ponto anterior, não conferem ao formando o direito a qualquer indemnização.
1.2. Interrupções, alterações e possibilidade de repetição de cursos e módulos
Caberá ao Coordenador Pedagógico da Empower Up a interrupção, alteração ou repetição de uma ação de formação ou módulo, bem como a alteração da duração dos módulos e do curso, desde que perfeitamente justificável e comunicada à totalidade dos formandos. Em todas as situações, deverá estar sempre salvaguardado o cumprimento dos objetivos técnico-pedagógicos do curso e as competências a adquirir/desenvolver. Tendo sempre em conta o feedback dos formandos e dos formadores, salvaguardando a aprendizagem dos formandos.
1.3. Cancelamento e adiamento de ações de formação/módulos
A Empower Up pode anular ou adiar qualquer ação programada para a qual o número de inscrições seja insuficiente, ou por qualquer outro motivo de gestão. Esta situação poderá ocorrer até cinco dias úteis antes da data de início da formação.
A Coordenação pode adiar qualquer módulo, quando se verifique uma das seguintes situações:
- Falta de comparência do formador e não haja possibilidade de substituição;
- Comparência de apenas 10% do total de formandos na turma.
- Os formandos serão sempre avisados da decisão tomada.
1.4. Pagamentos, descontos e devoluções
A inscrição dos formandos no curso só é concretizada com o pagamento da inscrição. As propinas de frequência devem ser pagas mensalmente, até ao dia 8 de cada mês, de forma sucessiva.
Em casos excecionais, o pagamento da mensalidade poderá ser efetuado do dia 1 ao dia 30 de cada mês, tendo o formando de avisar a coordenação desta situação.
O pagamento dos cursos poderá sofrer desconto perante algumas situações:
- A pronto pagamento – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
- Caso seja o segundo curso que o formando realiza com a Empower Up – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
- Caso o formando se inscreva em dois cursos em simultâneo – será efetuado um desconto de 10% no somatório dos valores dos dois cursos.
Caso algum formando desista do curso até 10 dias úteis antes da data de início do mesmo, ser-lhe-á devolvido o valor da inscrição. Caso a desistência seja efetuada após essa data, o valor da inscrição não será devolvido.
Os formandos poderão desistir do curso em qualquer momento, após o início da ação de formação, sem terem de continuar a realizar o pagamento das propinas, bastando que informem a Empower Up da sua desistência, por escrito, através de Carta ou Email. Os formandos apenas têm a obrigação de efetuar o pagamento das propinas até ao mês em que comunicam a sua desistência. Qualquer valor pago relativo a propinas de meses posteriores à desistência do curso será devolvido aos formandos.