Técnico de Comunicação e Marketing Digital

Este curso tem como objectivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências técnicas que os tornem capazes de utilizar os meios digitais disponíveis, para o desenvolvimento de estratégias e campanhas de marketing e comunicação digital.
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Duração:

140

horas

Desde

100

€/mês

Datas previstas

2.ª e 4.ª feira, 18:30-22:30:

09-09-2024

E-learning (videoconferência)

Este é o curso de Comunicação e Marketing Digital indicado para quem deseje tornar-se especialista em marketing e dar um impulso à sua carreira. Aprenda com profissionais experientes e domine as estratégias mais eficazes de marketing digital para empresas, agências e outras organizações com presença digital.

As formas de comunicação empresarial quase imediatas, e a presença em plataformas digitais que dão acesso direto ao público-alvo, tornam o mercado de trabalho nesta área necessitado de profissionais bem preparados.

Comunicação e marketing digital englobam um conjunto de ações estratégicas que empresas e empreendedores devem executar para garantirem os objetivos de cada marca. Aprenda como o desenvolvimento e manutenção de sites e landing pages, e-commerce, SEO, campanhas Google Ads e Facebook ads, social media, email marketing, estatísticas, analítica e medição de desempenho estão entre as ferramentas utilizadas em marketing digital, e que aprenderá a utilizar numa estratégia de marketing adaptada ao seu negócio.

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Objetivos

  • Reconhecer a importância da descoberta de produção de imagens na evolução humana.
  • Identificar as técnicas e tecnologias no registo da imagem, desenho (design), fotografia, Imagem em movimento e o audiovisual na história.
  • Reconhecer, interpretar e aplicar os conceitos de design de comunicação.
  • Reconhecer as principais teorias e modelos inerentes ao processo comunicacional.
  • Identificar o processo de comunicação interpessoal e institucional e seus princípios.
  • Definir o conceito de Publicidade, tendo em conta as variáveis e funções inerentes.
  • Elaborar um plano estratégico de comunicação.
  • Identificar os fundamentos do marketing.
  • Descrever o contexto histórico do aparecimento do marketing.
  • Analisar os processos de marketing numa perspetiva operacional e em contexto de mercado.
  • Definir estratégias de segmentação e posicionamento para diferentes públicos e mercados.
  • Identificar e analisar as diferentes variáveis do marketing-mix.
  • Identificar as fases do ciclo de vida do produto.
  • Reconhecer as variáveis que condicionam o comportamento do consumidor.
  • Identificar e analisar os pressupostos para a elaboração de um plano de marketing.
  • Identificar as ferramentas do marketing operacional.
  • Explicar a importância do merchandising como instrumento de apoio à venda e na política de comunicação.
  • Reconhecer, no contexto atual, potencialidades do marketing direto e caracteriza-lo como variável do mix de comunicação.
  • Distinguir o marketing social do comercial.
  • Aplicar os conhecimentos de análise de mercados com vista a segmentar e comercializar os serviços/produtos da empresa.
  • Identificar e analisar os principais comportamentos e atitudes dos consumidores no processo de decisão de compra.
  • Identificar as ferramentas do e-marketing e do e-commerce.
  • Aplicar as ferramentas de gestão da informação e da comunicação, criando uma relação de interatividade, centrada nas necessidades dos consumidores.
  • Reconhecer as especificidades das principais redes sociais.
  • Utilizar tipos de conteúdo e funcionalidades específicos para diferentes objetivos.
  • Medir e analisar uma presença nas diversas redes sociais.
  • Definir planos de ação para otimização contínua.
  • Reconhecer os diferentes formatos de publicidade nas principais redes sociais.
  • Implementar campanhas pagas nas redes sociais para diferentes objetivos.
  • Medir e analisar uma campanha paga nas diversas redes sociais.
  • Definir planos de ação para otimização contínua.
  • Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
  • Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
  • Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
  • Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
  • Elaborar um plano de negócio.

Duração

140

horas

Custo

80

€ de inscrição +

8

mensalidades de

100

Também aceitamos pagamentos com:

Ticket Educação
Ticket Ensino

Pré-requisitos

Mais de 18 anos e 9.º ano de escolaridade

Público-alvo

Este curso é destinado a todos os interessados em adquirir, melhorar ou atualizar os seus conhecimentos e competências técnicas no âmbito do desenvolvimento, gestão e acompanhamento de estratégias e campanhas de marketing com recurso a meios digitais. Os candidatos têm de ter mais de 18 anos e o 9.º Ano de escolaridade como habilitação mínima.

Ver programa

módulo 01 – História da imagem – 4 horas

  • Surgimento das pinturas rupestres
  • História da fotografia
  • História do cinema
  • História do design
  • Aparecimento do multimédia

módulo 02 – A comunicação – 4 horas

  • Processo de comunicação
  • O Processo cíclico da comunicação
  • Conceito de comunicação
  • Modelos comunicacionais
  • Componentes da comunicação
  • Processo de comunicação
  • Fonte-emissor
  • Receptor
  • Mensagem
  • Formulação, codificação e transmissão de mensagem
  • Canal de comunicação
  • Mensagem
  • Repertórios culturais
  • Fontes de ruído no canal de comunicação
  • Interferências mediáticas
  • Recepção, interpretação e descodificação da mensagem
  • Comunicação mediatizada
  • Fonte de informação
  • Suporte de comunicação
  • Apreensão da informação
  • Imagem da comunicação

módulo 03 – Comunicação interpessoal e institucional – princípios e práticas – 4 horas

  • A comunicação
  • Esquema explicativo e suas implicações nas relações interpessoais
  • Ética e deontologia
  • Teorias explicativas do processo de comunicação
  • Hipodérmica – Lasswell, Shannon Weaver
  • Persuasão e efeitos limitados
  • Agenda setting
  • Gatekeeping
  • Newsmaking (Wolf)
  • Culturalista e Escola de Frankfurt
  • Legislação aplicável
  • Panorâmica geral dos direitos de autor e direitos conexos, de imagem
  • Importância da declaração de cedência de direitos
  • Cuidados a ter com a captação de imagens e declarações de terceiros e perspetiva da sua utilização contextualizada

módulo 04 – Plano estratégico de comunicação – 8 horas

  • Introdução à publicidade
  • Noções básicas da ética e deontologia e legislação
  • A publicidade como variável do mix da comunicação
  • Gestão da comunicação – princípios e desenvolvimento do plano de comunicação
  • Papel das agências
  • Do plano de marketing ao plano de comunicação
  • Desenvolvimento do plano de comunicação
  • Análise da situação
  • Definição dos objetivos e posicionamento
  • Seleção do público-alvo
  • Escolha da mensagem
  • Escolha dos canais de comunicação
  • Definição de orçamento
  • Execução do plano
  • Avaliação dos resultados

módulo 05 – Fundamentos do marketing – 8 horas

  • Marketing
  • Fundamentos
  • Filosofia de gestão
  • Contexto histórico
  • Evolução do marketing/Ética e código de conduta
  • Marketing nas empresas e nas organizações não lucrativas
  • Processos de marketing
  • Funções do marketing e do gestor de marketing
  • Marketing estratégico e operacional
  • Centralidade no cliente
  • Conceitos centrais do marketing
  • Micro e macro envolvente
  • Públicos
  • Marketing no contexto de mercado

módulo 6 – Estratégias de marketing – 20 horas

  • Estratégias de marketing de serviços
  • Conteúdos
  • Noções de serviço
  • Definições de serviços
  • Tipos de serviços
  • Características fundamentais dos serviços
  • Diversidade de serviços
  • Classificação de serviços
  • Contexto de desenvolvimento do setor de serviços – o grande consumo e a interação com os serviços
  • A gestão da qualidade em serviços
  • Desenvolvimento de políticas de mix de serviços – política dos 7 P’s
  • Segmentação e posicionamento no marketing de serviços
  • Estratégias;
  • Marketing-mix no produto e no serviço
  • Conteúdos
  • Introdução ao marketing estratégico
  • Definição de marketing-mix
  • A venda como elemento do marketing-mix
  • Política dos 4 P’s
  • Política de produto
  • Política de preço
  • Política de distribuição
  • Política de comunicação
  • Introdução à política dos 7 P’s
  • Introdução à política dos 8 P’s
  • Ciclo de vida do produto
  • Lançamento
  • Crescimento
  • Maturação
  • Declínio
  • Comportamento do consumidor: fatores de influência, processo de decisão
  • Gestão operacional de marketing
  • Conteúdos
  • Marketing operacional
  • Ferramentas
  • Merchandising
  • Marketing direto
  • Gestão e avaliação da força de vendas
  • Importância na política de comunicação
  • Marketing social versus comercial
  • Plano de marketing
  • Conteúdos
  • Plano de marketing – necessidades e princípios
  • Principais necessidades de um plano de marketing
  • Avaliar a situação do mercado e do meio
  • Avaliar a competitividade da empresa e seus princípios
  • Planificar os objetivos e meios e adaptação das ações de desenvolvimento e das ações correctivas
  • Operacionalização do plano de marketing
  • Etapas do desenvolvimento do plano operacional de marketing
  • Etapa 1 – análise da situação interna e externa
  • Situação do negócio
  • Actuação da empresa
  • Análise da concorrência
  • Análise SWOT

módulo 07 – Mercado – 8 horas

  • Comercialização e segmentação
  • Etapas da comercialização
  • Fase de produção
  • Fase de vendas
  • Fase de marketing
  • Noção de concorrência
  • Concorrência e suas implicações
  • Dinâmica e segmentação de mercados
  • Ciclo de vida de um mercado
  • Fase de lançamento
  • Fase de crescimento
  • Fase de maturação
  • Fase de declínio
  • Comportamento do consumidor
  • Conteúdos
  • Caraterísticas, comportamentos e atitudes dos consumidores
  • Variáveis explicativas
  • Análise do processo de tomada de decisão
  • Intervenientes no processo de decisão de compra
  • Riscos ponderados
  • Critérios de avaliação do serviço
  • Tipologia de clientes

módulo 08 – Marketing digital – 16 horas

  • Internet e os canais de distribuição
  • Business to business – B2B
  • Business to consumer – B2C
  • One to one – O2O
  • Business to administration – B2A
  • Portais/ sites/motores de busca/ centro comerciais virtuais/ lojas virtuais
  • O papel do website no marketing digital
  • Desenvolvimento e manutenção de páginas web
  • Arquitetura de informação
  • Usabilidade
  • Planeamento de um Web Site
  • E-commerce
  • Tecnologias de informação e a relação com o cliente
  • A tecnologia ao serviço do marketing e da comunicação
  • O novo consumidor digital
  • Mensagens e formatos de comunicação digital com o cliente
  • E-consumidor
  • Características
  • Tendências de consumo
  • Hábitos de consumo nas plataformas digitais
  • Processos de decisão de compra
  • Satisfação dos e-consumidores
  • E-marketing
  • Conceito e evolução
  • Fundamentos do e-marketing
  • Vantagens da interne t para os consumidores
  • Internet e o desenvolvimento de novas aplicações do marketing
  • Customer relationship management (CRM)
  • E-commerce
  • Conceito
  • Motivações para a adesão ao e-commerce
  • Fatores de sucesso
  • O digital no Mundo e em Portugal;
  • Estratégia de Marketing Digital
  • Introdução à Estratégia de Marketing Digital
  • Como ir dos objectivos à escolha das plataformas
  • Exercício prático.

módulo 09 – Websites – 4 horas

  • O papel do website nas empresas
  • Website como loja online: o que ter em consideração

 módulo 10 – Google Ads – 8 horas

  • Como criar campanhas de anúncios em Google e o que ter em consideração
  • Diferentes formatos de media digital existentes, como os comprar e quando os usar
  • Google Search vs. Display
  • Outros formatos: Google Shopping e Youtube Ads

módulo 11 – Email Marketing & CRM – 8 horas

  • Importância do E-mail Marketing: das boas segmentações às boas medições
  • De que se trata CRM (Customer Relationship Management) e a importância para as empresas
  • O e-mail enquanto ferramenta de retenção de clientes e repetição de compra
  • O que ter em consideração
  • Estrutura de um bom e-mail
  • RGPD (Regulamento Geral de Protecção de Dados)
  • Ferramentas úteis

módulo 12 – Redes Sociais – 12 horas

  • Principais redes sociais em Portugal
  • Princípios básicos de gestão de redes sociais
  • Personalização das páginas: o que ter em consideração
  • Conteúdo: como fazer bom conteúdo e adaptar a cada plataforma
  • Como ir dos objectivos aos conteúdos
  • Gestão da presença empresarial nas redes sociais
  • Conteúdos
  • Tipos de presença e funcionalidades específicas
  • Tipologias de conteúdos
  • Métricas e reporting
  • Exemplos e análise de casos
  • Instagram marketing
  • Exemplos e análise de casos
  • LinkedIn marketing
  • Exemplos e análise de casos
  • Youtube marketing
  • Exemplos e análise de casos
  • Outras redes sociais
  • Gestão de sinergias entre diferentes redes sociais
  • Publicidade nas redes sociais
  • Alcance orgânico VS alcance pago
  • Tipos de objetivos
  • Segmentação de campanhas
  • Medição, análise e otimização de campanhas pagas
  • Ferramentas úteis
  • Facebook e Instagram Ads
  • Formatos existentes e mais relevantes em cada rede social
  • Facebook & Instagram ADs: Promoted Posts vs. Plataforma de self-service
  • Como fazer campanhas e o que ter em consideração
  • Critérios de segmentação, modelos de pagamento e locais de publicação
  • Como estruturar uma campanha
  • O que ter em consideração na análise
  • O papel dos digital influencers no mundo digital
  • Como escrever para a Internet.

módulo 13 – Web Analytics – 8 horas

  • Google Analytics: A plataforma e principais métricas
  • Análises mais relevantes de acordo com os objectivos dos participantes
  • O que é possível medir-se e o que se deve medir
  • Como estruturar um relatório

módulo 14 – Plano de negócio – criação de micronegócios – 12 horas

  • Planeamento e organização do trabalho
  • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
  • Atitude, trabalho e orientação para os resultados
  • Conceito de plano de ação e de negócio
  • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
  • Análise de experiências de negócio
  • Negócios de sucesso
  • Insucesso nos negócios
  • Análise SWOT do negócio
  • Pontos fortes e fracos
  • Oportunidades e ameaças ou riscos
  • Segmentação do mercado
  • Abordagem e estudo do mercado
  • Mercado concorrencial
  • Estratégias de penetração no mercado
  • Perspetivas futuras de mercado
  • Plano de ação
  • Elaboração do plano individual de ação
  • Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
  • Processo de angariação de clientes e negociação contratual
  • Estratégia empresarial
  • Análise, formulação e posicionamento estratégico
  • Formulação estratégica
  • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
  • Negócios de base tecnológica | Start-up
  • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
  • Estratégias de internacionalização
  • Qualidade e inovação na empresa
  • Plano de negócio
  • Principais características de um plano de negócio
  • Objetivos
  • Mercado, interno e externo, e política comercial
  • Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
  • Etapas e atividades
  • Recursos humanos
  • Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
  • Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo
  • Elaboração do plano de ação
  • Elaboração do plano de marketing
  • Desvios ao plano
  • Avaliação do potencial de rendimento do negócio
  • Elaboração do plano de aquisições e orçamento
  • Definição da necessidade de empréstimo financeiro
  • Acompanhamento do plano de negócio
  • Negociação com os financiadores

AVALIAÇÃO SUMATIVA ESCRITA – 16 horas

Ver Condições Gerais do Curso

1.1. Definição e alteração de horários, locais e cronograma

A definição dos horários, locais e cronograma dos cursos deverão ser feitos antecipadamente e disponibilizados via web a todos os formandos. Estará salvaguardado que, na definição dos três critérios acima descritos, os mesmos devem ser adequados às especificidades e características de cada curso, bem como ao público-alvo a que se destinam.

A formação poderá vir a ser alterada, podendo a Empower Up, a todo o tempo e nos termos previstos nas Regras de Funcionamento, indicar outro cronograma para a realização da formação. Todos os formandos serão devidamente avisados das potenciais alterações.

As alterações do plano previsto, pelas razões referidas no ponto anterior, não conferem ao formando o direito a qualquer indemnização.

1.2. Interrupções, alterações e possibilidade de repetição de cursos e módulos

Caberá ao Coordenador Pedagógico da Empower Up a interrupção, alteração ou repetição de uma ação de formação ou módulo, bem como a alteração da duração dos módulos e do curso, desde que perfeitamente justificável e comunicada à totalidade dos formandos. Em todas as situações, deverá estar sempre salvaguardado o cumprimento dos objetivos técnico-pedagógicos do curso e as competências a adquirir/desenvolver. Tendo sempre em conta o feedback dos formandos e dos formadores, salvaguardando a aprendizagem dos formandos.

1.3. Cancelamento e adiamento de ações de formação/módulos

A Empower Up pode anular ou adiar qualquer ação programada para a qual o número de inscrições seja insuficiente, ou por qualquer outro motivo de gestão. Esta situação poderá ocorrer até cinco dias úteis antes da data de início da formação.

A Coordenação pode adiar qualquer módulo, quando se verifique uma das seguintes situações:

  • Falta de comparência do formador e não haja possibilidade de substituição;
  • Comparência de apenas 10% do total de formandos na turma.
  • Os formandos serão sempre avisados da decisão tomada.

1.4. Pagamentos, descontos e devoluções

A inscrição dos formandos no curso só é concretizada com o pagamento da inscrição. As propinas de frequência devem ser pagas mensalmente, até ao dia 8 de cada mês, de forma sucessiva.

Em casos excecionais, o pagamento da mensalidade poderá ser efetuado do dia 1 ao dia 30 de cada mês, tendo o formando de avisar a coordenação desta situação.

O pagamento dos cursos poderá sofrer desconto perante algumas situações:

  • A pronto pagamento – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
  • Caso seja o segundo curso que o formando realiza com a Empower Up – será efetuado um desconto de 10% no valor total do curso.
  • Caso o formando se inscreva em dois cursos em simultâneo – será efetuado um desconto de 10% no somatório dos valores dos dois cursos.

Caso algum formando desista do curso até 10 dias úteis antes da data de início do mesmo, ser-lhe-á devolvido o valor da inscrição. Caso a desistência seja efetuada após essa data, o valor da inscrição não será devolvido.

Os formandos poderão desistir do curso em qualquer momento, após o início da ação de formação, sem terem de continuar a realizar o pagamento das propinas, bastando que informem a Empower Up da sua desistência, por escrito, através de Carta ou Email. Os formandos apenas têm a obrigação de efetuar o pagamento das propinas até ao mês em que comunicam a sua desistência. Qualquer valor pago relativo a propinas de meses posteriores à desistência do curso será devolvido aos formandos.

Formadores

Vanda Taveira

Vanda Taveira

Licenciada em Relações Públicas e Publicidade, tem uma experiência de mais de 20 anos a trabalhar com marcas e pessoas, nas áreas de publicidade, marketing, comercial, comunicação, eventos, formação e desenvolvimento humano.
Vera Gaspar

Vera Gaspar

Formadora certificada, licenciada na área da Educação, com Pós‑Graduação em Ciências Empresariais. É formada em Liderança e Coordenação de Equipas; Comunicação Interpessoal e Institucional; Inteligência Emocional; Gestão de Stress; PNL. Empresária e empreendedora.

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