Este curso tem como objectivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências técnicas que os tornem capazes de utilizar os meios digitais disponíveis, para o desenvolvimento de estratégias e campanhas de marketing e comunicação digital.
No final deste curso os participantes deverão:
- Reconhecer a importância da descoberta de produção de imagens na evolução humana.
- Identificar as técnicas e tecnologias no registo da imagem, desenho (design), fotografia, Imagem em movimento e o audiovisual na história.
- Reconhecer, interpretar e aplicar os conceitos de design de comunicação.
- Reconhecer as principais teorias e modelos inerentes ao processo comunicacional.
- Identificar o processo de comunicação interpessoal e institucional e seus princípios.
- Definir o conceito de Publicidade, tendo em conta as variáveis e funções inerentes.
- Elaborar um plano estratégico de comunicação.
- Identificar os fundamentos do marketing.
- Descrever o contexto histórico do aparecimento do marketing.
- Analisar os processos de marketing numa perspetiva operacional e em contexto de mercado.
- Definir estratégias de segmentação e posicionamento para diferentes públicos e mercados.
- Identificar e analisar as diferentes variáveis do marketing-mix.
- Identificar as fases do ciclo de vida do produto.
- Reconhecer as variáveis que condicionam o comportamento do consumidor.
- Identificar e analisar os pressupostos para a elaboração de um plano de marketing.
- Identificar as ferramentas do marketing operacional.
- Explicar a importância do merchandising como instrumento de apoio à venda e na política de comunicação.
- Reconhecer, no contexto atual, potencialidades do marketing direto e caracteriza-lo como variável do mix de comunicação.
- Distinguir o marketing social do comercial.
- Aplicar os conhecimentos de análise de mercados com vista a segmentar e comercializar os serviços/produtos da empresa.
- Identificar e analisar os principais comportamentos e atitudes dos consumidores no processo de decisão de compra.
- Identificar as ferramentas do e-marketing e do e-commerce.
- Aplicar as ferramentas de gestão da informação e da comunicação, criando uma relação de interatividade, centrada nas necessidades dos consumidores.
- Reconhecer as especificidades das principais redes sociais.
- Utilizar tipos de conteúdo e funcionalidades específicos para diferentes objetivos.
- Medir e analisar uma presença nas diversas redes sociais.
- Definir planos de ação para otimização contínua.
- Reconhecer os diferentes formatos de publicidade nas principais redes sociais.
- Implementar campanhas pagas nas redes sociais para diferentes objetivos.
- Medir e analisar uma campanha paga nas diversas redes sociais.
- Definir planos de ação para otimização contínua.
- Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
- Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
- Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
- Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
- Elaborar um plano de negócio.