A secretária de Estado da Administração Pública, Inês Ramires, apresentou às estruturas sindicais, a 31 de janeiro de 2023, as prioridades para as carreiras não revistas e assegurou que a carreira especial de Técnico Auxiliar de Saúde será criada em 2023.
A proposta do Governo prevê a revisão de um conjunto alargado de carreiras que ficaram por rever desde 2008, ano em que houve uma reforma na administração pública que alterou vínculos, carreiras e remunerações no Estado.
No âmbito desta discussão, uma das prioridades será a criação da carreira especial de técnico auxiliar de saúde, que ocorrerá em 2023, garantiu a secretária de Estado da Administração Pública, em declarações aos jornalistas.
O Ministério da Saúde já tinha recebido as três estruturas sindicais representativas dos trabalhadores da saúde em dezembro de 2022, dando então início ao processo de criação da carreira de técnico auxiliar de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e Entidades com Fins Públicos, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais e o Sindicato Independente dos Técnicos Auxiliares de Saúde foram nessa altura recebidos pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, numa reunião em que estiveram também presentes representantes das áreas governativas da Administração Pública e das Finanças.