Programa de testagem gratuita envolve farmácias no esforço nacional contra a COVID-19

Na sequência de parcerias estabelecidas entre as Farmácias Portuguesas, as Câmaras Municipais de Lisboa, Oeiras, Lagoa, Odivelas e ainda com a Região Autónoma da Madeira, passou a ser possível fazer o teste rápido de antigénio nas farmácias aderentes de forma gratuita.

Em Lisboa, o Plano Municipal de Testagem COVID 19, deixou de estar limitado a dois testes mensais por morador, passando a oferecer um número de testes ilimitados, gratuitos, mesmo para não residentes.

Com os números de infeções a crescer na região, o município vai disponibilizar agora testes a todos os moradores e não moradores, trabalhadores do comércio, restauração e hotelaria, de equipamentos culturais, comerciantes das feiras e mercados de Lisboa, através de um sistema de testagem que permite monitorizar o desconfinamento e a transmissão do vírus na comunidade. Quem trabalhar ou estudar em Lisboa, por exemplo, poderá assim agendar a realização de testes gratuitos nas cerca de 110 farmácias aderentes.

O anúncio por parte do Governo de novas medidas para a Área Metropolitana de Lisboa, a 24 de junho, coincidiu com um novo recorde diário de testagem nas farmácias da capital. Ao todo foram realizados 5000 testes à COVID-19 nas cerca de 110 farmácias ao abrigo do protocolo de testagem da Câmara Municipal.

O que acontece depois de fazer o teste?

A farmácia está ligada ao sistema de informação do SNS, e os resultados ficam automaticamente registados, passando a estar acessíveis às equipas de saúde pública.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Farmacêuticos, Luis Lourenço, explicou que há vários sistemas de apoio à comparticipação dos testes, como os acordos com algumas autarquias, bem como testes que não são comparticipados.

“Há farmácias que estão em concelhos onde há um acordo com as câmaras municipais e os utentes não pagam. (…) Mas, em rigor, há várias possibilidades de fazer testes nas farmácias comunitárias”, disse o responsável, aconselhando as pessoas a solicitarem informação sobre qual o regime usado em cada farmácia, sempre que pedem a marcação do teste.

O mesmo responsável revelou que, devido à pressão sobre os recursos das farmácias comunitárias, a Ordem dos Farmacêuticos vai reativar a Bolsa de Voluntários para apoiarem farmácias e laboratórios de análises face ao aumento dos testes de rastreio da COVID-19.

Cursos com estágio incluído

Acesso a Bolsa de Emprego

  • Excelente experiência com a empower.up! Frequentei o curso de Primeiros Socorros Psicológicos e recomendo a... ler mais

    Filipa Clemente Avatar Filipa
    23 de Dezembro, 2025

    Terminei agora o curso de auxiliar de veterinária Curso excelente, muito bem organizado e com... ler mais

    Luana Alexandra Avatar Luana
    23 de Dezembro, 2025

    Fiz a formação de técnica auxiliar de farmácia e fiquei bastante satisfeita. Tive professores excelentes,... ler mais

    Ema Martins Avatar Ema
    22 de Dezembro, 2025
  • Nem sei por onde começar.... No início tinha as minhas dúvidas sobre a veracidade da entidade... ler mais

    Josias Andrade Avatar Josias
    19 de Dezembro, 2025

    Absolutamente incríveis! Já fiz duas formações com a Empower e desde o primeiro dia que... ler mais

    Eduarda Rebelo Avatar Eduarda
    12 de Dezembro, 2025

    Equipa pontual e sempre disponível para ajudar com varias formas didáticas de aprendizagem.

    Sara Moreira Avatar Sara
    12 de Dezembro, 2025
  • Ótima Escola de Formação,excelentes formadores uma grande equipa.Obrigada por tudo.Muito Sucesso

    Ana Ramos Avatar Ana
    12 de Dezembro, 2025

    Fiz o curso técnico auxiliar de saúde correu tudo bem. Os colaboradores sempre presentes para... ler mais

    Gilda sabonete Sabonete Avatar Gilda
    10 de Dezembro, 2025

    Óptima entidade formadora! Horários flexíveis, equipa bastante atenciosa, super organizada e sempre disposta a auxiliar... ler mais

    Ana Nicole Costa Avatar Ana
    10 de Dezembro, 2025
Empower-Up
4.8
Baseado em 105 avaliações
powered by Google