Programa de testagem gratuita envolve farmácias no esforço nacional contra a COVID-19

Na sequência de parcerias estabelecidas entre as Farmácias Portuguesas, as Câmaras Municipais de Lisboa, Oeiras, Lagoa, Odivelas e ainda com a Região Autónoma da Madeira, passou a ser possível fazer o teste rápido de antigénio nas farmácias aderentes de forma gratuita.

Em Lisboa, o Plano Municipal de Testagem COVID 19, deixou de estar limitado a dois testes mensais por morador, passando a oferecer um número de testes ilimitados, gratuitos, mesmo para não residentes.

Com os números de infeções a crescer na região, o município vai disponibilizar agora testes a todos os moradores e não moradores, trabalhadores do comércio, restauração e hotelaria, de equipamentos culturais, comerciantes das feiras e mercados de Lisboa, através de um sistema de testagem que permite monitorizar o desconfinamento e a transmissão do vírus na comunidade. Quem trabalhar ou estudar em Lisboa, por exemplo, poderá assim agendar a realização de testes gratuitos nas cerca de 110 farmácias aderentes.

O anúncio por parte do Governo de novas medidas para a Área Metropolitana de Lisboa, a 24 de junho, coincidiu com um novo recorde diário de testagem nas farmácias da capital. Ao todo foram realizados 5000 testes à COVID-19 nas cerca de 110 farmácias ao abrigo do protocolo de testagem da Câmara Municipal.

O que acontece depois de fazer o teste?

A farmácia está ligada ao sistema de informação do SNS, e os resultados ficam automaticamente registados, passando a estar acessíveis às equipas de saúde pública.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Farmacêuticos, Luis Lourenço, explicou que há vários sistemas de apoio à comparticipação dos testes, como os acordos com algumas autarquias, bem como testes que não são comparticipados.

“Há farmácias que estão em concelhos onde há um acordo com as câmaras municipais e os utentes não pagam. (…) Mas, em rigor, há várias possibilidades de fazer testes nas farmácias comunitárias”, disse o responsável, aconselhando as pessoas a solicitarem informação sobre qual o regime usado em cada farmácia, sempre que pedem a marcação do teste.

O mesmo responsável revelou que, devido à pressão sobre os recursos das farmácias comunitárias, a Ordem dos Farmacêuticos vai reativar a Bolsa de Voluntários para apoiarem farmácias e laboratórios de análises face ao aumento dos testes de rastreio da COVID-19.

  • Frequentei o curso de Auxilar de Veterinária e não poderia estar mais satisfeita. Desde a... ler mais

    Leonor Candeias Avatar Leonor
    21 de Junho, 2025

    Uma experiencia muito positiva, acompanhamento desde o inicio ao fim, sempre disponiveis. Equipa impecavel!!

    Inês Coelho Avatar Inês
    20 de Junho, 2025

    Quero agradecer a toda a equipa Empower pelo seu empenho nesta formação. Sempre muito prestáveis... ler mais

    Rita PinhoMelo Avatar Rita
    20 de Junho, 2025
  • Gostei muito da formação. Para mim foi muito útil para revivar alguns assuntos já esquecidos e... ler mais

    Sandra Ramos Avatar Sandra
    18 de Junho, 2025

    Grande Satisfação! Sempre bem atendida do início ao final do curso, já tinha sido indicação... ler mais

    Dayse Chiappetta Avatar Dayse
    25 de Maio, 2025

    Tirei o curso de Auxiliar de Veterinária na Empower e foi, sem dúvida, uma das... ler mais

    Daniela Luz Avatar Daniela
    25 de Maio, 2025
  • Fiz o meu curso de auxiliar veterinária aqui e não poderia estar mais feliz por... ler mais

    iara paula Avatar iara
    25 de Abril, 2025

    Formação muito útil para acrescentar conhecimentos úteis ao desempenho profissional. Formador Pedro 5***** muito acessível... ler mais

    interfer brico Avatar interfer
    25 de Abril, 2025

    Excelente apoio e atenção para com o cliente, abertura e disponibilidade para concretizar conhecimentos e... ler mais

    Matilde de Oliveira Avatar Matilde
    25 de Abril, 2025
Empower-Up
4.8
Baseado em 81 avaliações
powered by Google